Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Educação > Objetivo do TCC: 10 Dicas para escrever corretamente

Objetivo do TCC: 10 Dicas para escrever corretamente

Você sabe qual o real Objetivo do TCC? Siga nossas dicas para se dar bem no temido trabalho de conclusão de curso e veja 10 dicas para escrever corretamente, de maneira simples e bem eficiente.

Objetivo do TCC: 10 Dicas para escrever corretamente. (Imagem: Divulgação)

Objetivo do TCC

 O TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, que é um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior. Ele é elaborado em forma de dissertação, visando a iniciação e envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.

O TCC é visto por muitos estudantes como um pesadelo que lhe persegue na fase acadêmica, onde na verdade não deveria ser. Tendo um pouco mais de dedicação e escolhendo um bom tema e, principalmente, sobre o assunto que gosta, deve ser visto como o grande momento de defender umas das maiores felicidades que você mesmo buscou adquirir.

Separamos algumas dicas importantes para você

O importante é manter a calma e se preparar bem para produzir um excelente trabalho. (Imagem: Divulgação)

Dica 1 – Tente escrever de maneira clara

Essa é a primeira e principal dica. Inicialmente, o objetivo de qualquer trabalho de cunho científico é transmitir informações relevantes, livre de ambiguidades, e sem enrolar o leitor. A linguagem acadêmica é formal, não erudita. Algumas pessoas com tendência a rebuscar as frases podem pensar que estão escrevendo bonito, quando na realidade estão sendo confusas.

Dica 2 – Defina uma forma de escrever e uma estrutura de seu trabalho para seguir uma linha de raciocínio

Antes de começar a digitar qualquer coisa, compre uma cerveja, desligue seu celular (essa é uma tarefa difícil.) e estruture todo o seu trabalho em uma folha simples de papel. Defina onde cada informação deve constar. Mostre para o seu orientador, para garantir que seu planejamento está bom e aí sim arregace as mangas e comece a digitar furiosamente.

Dica 3 – Utilize dados reais como gráficos

Todos os avaliadores adoram ver gráficos em trabalhos de conclusão de curso.

Mas não invente moda. Faça gráficos simples, daqueles feitos no Excel.

O TCC deve ser elaborado com muitos critérios e dados que sustentem a ideia inicial. (Imagem: Divulgação)

Dica 4 – Use apenas imagens relevantes ao conteúdo do seu trabalho

Usar delas para dar volume ao seu trabalho pode não ser uma boa estratégia. As figuras que ilustrem ou exemplifiquem o que está sendo escrito de forma a melhorar a compreensão são sempre bem vindas. Faça um teste crítico a si próprio: essa imagem é realmente necessária ao entendimento desse texto? Essa imagem está mostrando seu ponto-chave? Pronto.

Dica 5 – Não fique enrolando

Essa é clássica. Popularmente conhecida como “encher de linguiça”,  escrever coisas apenas para dar volume, redundâncias e até abusar das técnicas de trabalho de falar bonito e muito sem falar nada são eternas rivais que perdem para os avaliadores. Não adianta. Um trabalho de 45 páginas, conciso e bem redigido, será certamente melhor avaliado do que um trabalho de 120 páginas, sobre o mesmo conteúdo, cheio de floreios.

Dica 6 – Apresente algo inovador

Não existe uma boa pesquisa sem algo novo ou relevante. “Os pesquisadores têm dificuldade de aceitar que o tema da sua pesquisa não apresenta uma novidade”, conta Volpato. Segundo ele, após ler sobre o que já foi desenvolvido dentro do tema, é necessário encontrar uma nova abordagem. Uma pesquisa muito repetitiva não pode apresentar grandes contribuições científicas.

Com essas dicas você poderá produzir um ótimo TCC para fechar a graduação com chave de ouro. (Imagem: Divulgação)

Dica 7 – Siga sempre uma lógica

Não perca o fio de meada. Na hora de escrever é preciso observar se as ideias da pesquisa não estão se contradizendo. De acordo com o pesquisador, muitas pessoas acabam cometendo erros nesse item. Introdução, desenvolvimento e conclusão devem estar muito bem alinhados e relacionados.

Todas as partes devem apresentar coerência e lógica. Releia o texto e veja se ele consegue manter uma unidade. Não use freses sem sentido.

Dica 8 – Não esconda, compartilhe

Isso é algo que acontece muito. Principalmente se os resultados esperados não foram obtidos. Após concluir um artigo é importante tentar a sua publicação em revistas de divulgação científica. Segundo o professor Volpato, a divulgação da pesquisa é tão importante quando a redação.

É a partir da publicação que você poderá compartilhar o seu conhecimento com outros pesquisadores. Além disso, também terá a oportunidade de submeter o seu trabalho para avaliação de outros especialistas.

Antes de enviar um artigo para análise, observe atentamente o formato exigido em cada publicação. Algumas revistas têm normas específicas que devem ser seguidas, incluindo padronização de estilo, quantidade de caracteres e outras referências.

Dica 9 – Pense que o avaliador tem um nível de conhecimento grande

Sendo assim, não tente burlar os resultados pois acha que não foram satisfatórios.

Dica 10 – Acompanhe os resultados da banca para sempre melhorar

Mesmo após divulgar a seu TCC, tente observar a repercussão do seu trabalho no mundo científico. Observe as contribuições acadêmicas da sua pesquisa.

Esperamos que nossas dicas ajudem nesse momento.

Recomendado para você
Educação

TCC na Área de Saúde: 10 ideias de temas para você apresentar

Educação

Como fazer Cartão Material Escolar 2017

Educação

10 possíveis temas de redação para o Enem 2017

Educação

Enade 2017: Provas, Datas, Quem precisa fazer

Comentários