O tapete certo para cada piso

PUBLICIDADE
O tapete precisa se adaptar às necessidades do piso de cada ambiente.

Na hora de escolher o tapete, um critério que precisa ser levado em conta é o tipo de piso que predomina no ambiente. Assim, o morador vai escolher uma peça que valorize a estética do revestimento, ou seja, estabeleça harmonia e equilíbrio.

Existe sim um tapete certo para cada piso, sendo que a escolha leva em consideração a combinação das cores e os materiais com o qual o revestimento horizontal é feito. Certas peças desvalorizam o piso e até mesmo podem prejudicar o dia-a-dia dos moradores dentro da casa.

Compatibilidade entre tapete e piso

Os pisos mais sofisticados e nobres, como mármore, granito e madeira, são compatíveis com tapetes confeccionados com tecidos mais delicados. As peças rústicas são recomendadas para um acabamento com azulejos e lajotas. Com relação a materiais, os cuidados precisam ser ainda maiores na hora de escolher um tapete para vestir o piso de porcelanato, que possui uma superfície lisa e necessita de uma borracha antiderrapante embaixo do tecido.

PUBLICIDADE
A função do tapete é de proteger o piso, principalmente os mais sensíveis.

O tapete é viável porque contribui com a proteção do piso, principalmente quando o revestimento é feito com materiais que podem riscar com facilidade, como é o caso dos laminados e assoalhos.O têxtil também assume caráter fundamental para aquecer a área revestida por um piso frio, como por exemplo, o porcelanato.

No caso de um revestimento mais sobrecarregado, é recomendado adotar um tapete liso. Para que o efeito decorativo seja ainda melhor, vale a pena avaliar se a cor da peça combina com a tonalidade do piso.

Sobre a escolha do tapete

O tapete contribui com a alma da decoração, sendo capaz de valorizar um determinado estilo e tornar o ambiente mais aconchegante. Porém, antes de escolher a peça ideal, é necessário considerar vários fatores para optar pelo modelo certo e valorizar a estética residencial.

Ao assumir caráter estético e funcional, o tapete se revela muito mais do que um recurso bonito para decorar. Quando bem empregado na decoração, ele melhora a sensação térmica, proporciona conforto, delimita o espaço e isola os ruídos que podem interferir na tranquilidade dos moradores.

PUBLICIDADE
O tapete colorido alegra a decoração do ambiente.

Não são todos os cômodos que combinam com tapetes, afinal, ele é dispensável em áreas como lavabo e sala de jantar. No entanto, a presença da peça é fundamental para compor a decoração do quarto ou da sala de jantar. A proporção de cada espaço deve ser considerada na escolha do tapete, desta forma não causa prejuízos na circulação dos moradores.

Outros fatores merecem atenção para determinar o tapete mais adequado, como é o caso do formato, cores, material, padronagem e o estilo seguido pela peça. A influência do espaço também é muito clara, afinal, o modelo de tapete se distingue de um cômodo para o outro ou em contato com superfícies diferentes.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.