Especiais

O que significa a Semana Santa

No calendário cristão, a Semana Santa é marcada pela ressurreição de Jesus Cristo. No dia 25 de março, sexta-feira, será feriado nacional por ser marcado pela Paixão de Cristo. Mas o que significa a semana santa? Durante os dias que antecedem essa data da crucificação de Jesus algumas celebrações são realizadas por todo o mundo. A chamada Semana Santa termina no domingo de Páscoa, data em que os religiosos e tementes a Deus acreditam que Jesus ressuscitou. Nesse dia (8 de abril), as pessoas trocam ovos de chocolate como forma de relembrar a fertilidade e o nascimento em boa parte do mundo.

O que significa a Semana Santa (Foto: Veja/Abril)
O que significa a Semana Santa (Foto: Veja/Abril)

O que significa a Semana Santa

Em alguns países, que gostam de comemorar a data com mais tradicionalismo e que buscam entender o que significa a semana santa, a troca de ovos de galinha é comum. Eles são pintados com e decorados antes da troca acontecer. No Brasil, a maior parte da população se declara Católico, e faz parte da tradição pascal, na Semana Santa, assistir e participar de encenações da Paixão de Cristo. Entenda como é lembrada a Semana Santa pelos católicos.

Leia mais informações sobre: Pacotes Para Semana Santa 2016

Começo da semana santa

Semana tem tudo a ver com Jesus Cristo  (Foto: Veja/Abril)
Semana tem tudo a ver com Jesus Cristo (Foto: Veja/Abril)

Jesus Cristo chegou a Jerusalém em um domingo, montado em um jumento. Ele foi recebido por centenas de pessoas com ramos de oliveiras nas mãos. Geralmente, o domingo começa com uma procissão de fiéis, cantando hinos e carregando ramos. Quando chegam na igreja, uma missa é celebrada com leitura de trechos bíblicos sobre o sacrifício de Jesus Cristo.

Durante esses três dias são ministradas missas, onde os fiéis pedem a Deus bons frutos na vida pessoal e religiosa e são lidos trechos bíblicos referente a salvação.

Quinta-feira Santa

Durante à noite, a Igreja celebra a última ceia de Jesus Cristo, que aconteceu com os 12 discípulos antes da crucificação. Na ocasião Jesus vai instituir o sacramento de seu corpo e de seu sangue, que é a Eucaristia, que acontece durante as missas. Em seguida, acontecerá a missa de lava pés, onde 12 pessoas serão escolhidas para representar os discípulos de Jesus. Esse gesto representada a humildade.

Sexta-feira da Paixão

Antes da Semana Santa temos a quaresma  (Foto: Veja/Abril)
Antes da Semana Santa temos a quaresma (Foto: Veja/Abril)

Os fiéis se reúnem para lembrar a trajetória de Jesus durante a sua crucificação. Durante a cerimônia são lidas passagens bíblicas do Antigo e do Novo Testamento, que contam os sacrifícios que Cristo. A encenação da morte de Jesus é realizada e em alguns casos é realizada a procissão que relembra o enterro de Jesus Cristo.

Sábado Santo

Nessa data não há missas, é um momento de luto, de silêncio e orações. Durante a noite acontece uma celebração pascal, onde o padre abençoa o fogo que acenderá uma grande vela denominada Círio Pascal. A igreja se apaga e o padre abençoa a vela com orações e entra no local.

Leia mais informações sobre: Como é celebrada a Semana Santa pelo mundo

Domingo de Páscoa

Igreja Católico faz os ritos da semana santa  (Foto: Veja/Abril)
Igreja Católico faz os ritos da semana santa (Foto: Veja/Abril)

Por fim, no domingo de Páscoa, quando se completa a quaresma (os 40 dias de preparação dos católicos para a ressurreição de Jesus Cristo, onde muitos fazem penitências, como a privação de carnes, por exemplo), o fim da Semana Santa é celebrado com hinos e missas.

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *