O que significa a Semana Santa

PUBLICIDADE

No calendário cristão, a Semana Santa é marcada pela ressurreição de Jesus Cristo. No dia 25 de março, sexta-feira, será feriado nacional por ser marcado pela Paixão de Cristo. Mas o que significa a semana santa? Durante os dias que antecedem essa data da crucificação de Jesus algumas celebrações são realizadas por todo o mundo. A chamada Semana Santa termina no domingo de Páscoa, data em que os religiosos e tementes a Deus acreditam que Jesus ressuscitou. Nesse dia (8 de abril), as pessoas trocam ovos de chocolate como forma de relembrar a fertilidade e o nascimento em boa parte do mundo.

O que significa a Semana Santa (Foto: Veja/Abril)
O que significa a Semana Santa (Foto: Veja/Abril)

O que significa a Semana Santa

Em alguns países, que gostam de comemorar a data com mais tradicionalismo e que buscam entender o que significa a semana santa, a troca de ovos de galinha é comum. Eles são pintados com e decorados antes da troca acontecer. No Brasil, a maior parte da população se declara Católico, e faz parte da tradição pascal, na Semana Santa, assistir e participar de encenações da Paixão de Cristo. Entenda como é lembrada a Semana Santa pelos católicos.

Leia mais informações sobre: Pacotes Para Semana Santa 2016

PUBLICIDADE

Começo da semana santa

Semana tem tudo a ver com Jesus Cristo  (Foto: Veja/Abril)
Semana tem tudo a ver com Jesus Cristo (Foto: Veja/Abril)

Jesus Cristo chegou a Jerusalém em um domingo, montado em um jumento. Ele foi recebido por centenas de pessoas com ramos de oliveiras nas mãos. Geralmente, o domingo começa com uma procissão de fiéis, cantando hinos e carregando ramos. Quando chegam na igreja, uma missa é celebrada com leitura de trechos bíblicos sobre o sacrifício de Jesus Cristo.

Durante esses três dias são ministradas missas, onde os fiéis pedem a Deus bons frutos na vida pessoal e religiosa e são lidos trechos bíblicos referente a salvação.

Quinta-feira Santa

Durante à noite, a Igreja celebra a última ceia de Jesus Cristo, que aconteceu com os 12 discípulos antes da crucificação. Na ocasião Jesus vai instituir o sacramento de seu corpo e de seu sangue, que é a Eucaristia, que acontece durante as missas. Em seguida, acontecerá a missa de lava pés, onde 12 pessoas serão escolhidas para representar os discípulos de Jesus. Esse gesto representada a humildade.

Sexta-feira da Paixão

Antes da Semana Santa temos a quaresma  (Foto: Veja/Abril)
Antes da Semana Santa temos a quaresma (Foto: Veja/Abril)

Os fiéis se reúnem para lembrar a trajetória de Jesus durante a sua crucificação. Durante a cerimônia são lidas passagens bíblicas do Antigo e do Novo Testamento, que contam os sacrifícios que Cristo. A encenação da morte de Jesus é realizada e em alguns casos é realizada a procissão que relembra o enterro de Jesus Cristo.

PUBLICIDADE

Sábado Santo

Nessa data não há missas, é um momento de luto, de silêncio e orações. Durante a noite acontece uma celebração pascal, onde o padre abençoa o fogo que acenderá uma grande vela denominada Círio Pascal. A igreja se apaga e o padre abençoa a vela com orações e entra no local.

Leia mais informações sobre: Como é celebrada a Semana Santa pelo mundo

PUBLICIDADE

Domingo de Páscoa

Igreja Católico faz os ritos da semana santa  (Foto: Veja/Abril)
Igreja Católico faz os ritos da semana santa (Foto: Veja/Abril)

Por fim, no domingo de Páscoa, quando se completa a quaresma (os 40 dias de preparação dos católicos para a ressurreição de Jesus Cristo, onde muitos fazem penitências, como a privação de carnes, por exemplo), o fim da Semana Santa é celebrado com hinos e missas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.