Menu

Notícias

Atualizado em 12 de junho de 2011, às 8:30 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > O que são Pessoas Andrógenas

Androgena 1 243x300 O que são Pessoas Andrógenas

Você já ouviu falar nesta palavra, ANDRÓGENA? É meio estranha né… E se já ouviu você sabe o qual é o seu significado de pessoas andrógenas? Imagine então PESSOA ANDRÓGENA, muito mais estranho… Então vamos agora desmistificar esse termo pouco conhecido. Diz-se do fator que ocasiona ou estimula os caracteres masculinos – são hormônios e outros fatores que causam a aparência masculina como barba, tórax largo, costas largas, quadril estreito, distribuição de pêlos pubianos, etc. Não deve confundir com andrógino.

Já o andrógino é aquele (a) que tem características físicas e, em aditivo, as comportamentais de ambos os sexos. Assim sendo, torna-se difícil definir a que gênero pertence uma pessoa andrógina apenas por sua aparência, ou seja, você não sabe se é homem ou mulher.

Vamos começar pelo seu conceito, uma pessoa andrógina é aquela que têm características físicas (externas) ou comportamentais tanto do sexo feminino quanto do sexo masculino (andros = masculino; gimnos = feminino). A androginia não deve ser confundida com o hermafroditismo, em que o indivíduo, hermafrodita, apresenta anomalias do desenvolvimento embrionário, resultando na formação tanto de ovários quanto de testículos, então não se relaciona com sexo em si, sim com características.

Androgena 2 225x300 O que são Pessoas Andrógenas

Então nada de confundir ANDROGENA com ANDROGINA, perceba que somente uma única letra é diferencia na escrita um nome do outro, mas que seus significados são completamente diferentes. Estas pessoas algumas vezes sofrem bastante preconceito, afinal pode ser homem e ser chamado de mulher, ou vice versa.

Andróginos que esmera por sua androginia em geral usam de adereços femininos, no caso de homens, ou masculinos, no caso de mulheres, para destacar a dualidade. Assim, tende-se a pressuposição que os andróginos sejam constantemente homossexuais ou bissexuais, o que não é verdade, uma vez que a androginia ou é um caráter do comportamento e da aparência individual de uma pessoa ou mesmo sua condição sexual psicológica, nada tendo a ver com a orientação sexual, ou seja, a atração erótica por determinado parceiro. Desse modo, pessoas andróginas podem se identificar como homossexuais, heterossexuais, bissexuais, assexuais, ou, ainda, pansexuais.

Na psicologia, esse termo também é empregado para se mencionar a um transtorno de identidade de gênero, no qual o indivíduo não se conhece como homem nem como mulher, mas como o conjunto dos dois. Vale advertir que a androginia, no caso em questão, não está, necessariamente, relacionada ao hermafroditismo e tampouco ao contexto utilizado nesta produção.

Então agora que já foi explicado um pouco mais sobre estas pessoas diferentes no visual, você já sabe que estas pessoas não são gays e não devem ser confundidas em nada com as possíveis relações homoafetivas que escolham seguir. Certamente que por serem pessoas andrógenas tão diferentes em seu visual  e em seu jeito de ser. Por isso, vamos ter respeito a diversidades e diferentes modos de enxergar e viver a realidade.

Androgena 3 291x300 O que são Pessoas Andrógenas