O que pode ser deduzido no imposto de renda

PUBLICIDADE

A Receita Federal abriu o período para fazer a declaração do imposto de renda 2013. Os contribuintes deverão declarar os rendimentos até o dia 30 de abril. Caso o prazo não seja respeitado, será cobrada uma multa sob o valor do documento.

O imposto de renda deve ser pago até o dia 30 de abril. (Foto:Divulgação)

A declaração de IR pode ser realizada através da internet, bastando preencher as informações solicitadas pelo programa gerador da Receita e, em seguida, enviar o documento. O contribuinte deve tomar muito cuidado ao preencher os dados solicitados pelo sistema, afinal, qualquer erro de preenchimento ou omissão de informações pode fazer o nome cair na malha fina.

Saiba mais: Novas regras de imposto de renda 2013

PUBLICIDADE

Deduções na declaração de IR 2013

Ao apresentar a declaração completa de imposto de renda, o cidadão tem direito às deduções. Isto significa que algumas de suas despesas podem ser abatidas no valor do IRPF 2013, seja no pagamento mensal ou anual.

Para ter direito as deduções e obter vantagens financeiras, o contribuinte deve guardar os comprovantes das suas despesas por no mínimo cinco anos, a partir do ano seguinte a entrega da declaração. Os gastos dedutíveis de 2013, por exemplo, devem ter os comprovantes guardados até 2019.

As deduções são despesas podem ser abatidas no valor do IRPF 2013. (Foto:Divulgação)

O contribuinte que não tem muitas despesas dedutíveis deve optar pela entrega da declaração de IR simplificada, que possui um desconto único de 20%.

Quais são os gastos dedutíveis

Educação
As despesas com ensino profissionalizante, fundamental, médio, superior ou pós-graduação podem ser abatidos no imposto de renda, desde que respeite o limite de 3.091,35 reais por contribuinte ou dependente. A lista de gastos dedutíveis não inclui material escolar e nem atividades extracurriculares, como curso de idiomas.

PUBLICIDADE

Saúde
O contribuinte pode abater todas as despesas médicas no imposto de renda, como os gastos com cirurgias, internações, terapias e próteses.

Todas as despesas médicas podem ser abatidas. (Foto:Divulgação)

Previdência
Através da dedução, o contribuinte pode reduzir toda a contribuição destinada ao INSS. O dinheiro gasto com previdência privada também pode ser abatido, desde que o limite de 12% da renda tributável seja respeitado.

INSS da empregada doméstica
Os patrões que pagam os direitos da empregada doméstica com carteira assinada, como INSS e décimo terceiro, podem abater o gasto no valor do IR. O limite é de 985,96 reais e não pode ultrapassar 6% do imposto.

Doações
Os gastos do contribuinte com doações para fundos de amparo às crianças e adolescentes são dedutíveis. O limite global é de 6%.

Aposentados
Os aposentados com mais de 65 anos podem abater 1.773,54 reais por mês do cálculo da renda tributável. O limite de abatimento por ano é de 21.282,43 reais.

PUBLICIDADE

Pensão judicial
Todas as contribuições estabelecidas judicialmente são dedutíveis.

Gastos com trabalho
Os gastos do profissional autônomo com o trabalho são dedutíveis, como as despesas com aluguel do escritório, água, luz e telefone.

Veja também: Como doar o seu imposto de renda

Leia também:

1 comentário

  • meu nome e david moro em ocara bom bem eu fui a propelado por uma pessoa inprudente que mim a pro pelou i mim deixou no local em tao minha vida a parte da quele momento nao e mais a mesma em tao eu pesso a voce que esta lendo essa sms eu pesso uma perna mecanica pois a minha foi anputada totalmente em tao eu nao posso com prar uma eu pesso a voce que esta lendo esta sms que deus a bencoe cada um de voces que ler esta sms mim a jude por favor eu pessor eu tenho um irmao que esta em fortaleza no hospital do cancer pesso a deus que ele possar sair delar logo pra mim ver andar de novo que esssi ano de 2013 possar ser muito mais melhor pra cada um de voces

    mim a jude a realizar meu sonhor

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.