Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > O que Páscoa tem a ver com chocolate?

Os ovos de chocolate foram uma criação francesa para substituir os ovos de galinha cozidos e decorados.

O que Páscoa tem a ver com chocolate? Muitas pessoas, em algum momento de suas vidas, já fizeram essa pergunta. Nessa matérias iremos esclarecer a dúvida e explicar qual a relação que existe entre os ovos, o chocolate e a tradição de celebrar a páscoa com esse tipo de presente.

O que Páscoa tem a ver com chocolate (Foto: M de Mulher/Abril)

O que Páscoa tem a ver com chocolate (Foto: M de Mulher/Abril)

O que Páscoa tem a ver com chocolate?

Todos sabem que a Páscoa (que nesse ano será celebrada no dia 27 de março) comemora o renascimento, a ressurreição de Jesus Cristo. Porém, o coelho foi associado a festa, já que é símbolo de fertilidade. Antigamente, e em alguns países, os ovos eram de galinha, cozidos e decorados para fazerem parte da celebração da Páscoa. No entanto, o mais comum são os ovos de chocolate e por isso tantas pessoas se perguntam o que Páscoa tem a ver com chocolate?

Leia mais informações sobre: Símbolos Da Páscoa E Seus Significados

A história do ovo de chocolate

Crianças adoram a data (Foto: M de Mulher/Abril)

Crianças adoram a data (Foto: M de Mulher/Abril)

Mas o que a Páscoa tem a ver com o chocolate? Qual o sentido de presentear as pessoas com esse “mimo” se, na verdade, o símbolo da Páscoa é o coelho e este animal não bota ovo, muito menos de chocolate? Essas questões despertam a curiosidade das pessoas, inclusive dos adultos.

Acontece que o ovo, assim como o coelho, simboliza a fertilidade. Porém, a tradição de se comer ovos de Páscoa de chocolate, nasceu no século XVIII, para substituir os ovos pintados, que na época, eram o presente de celebração da Páscoa.

Chocolate era e é um dos produtos mais consumidos no mundo

O chocolate já era uma iguaria muito apreciada nesse período, mas os franceses tiveram a brilhante ideia de moldá-lo em formato oval, em vez das tradicionais barras.  Com a nova apresentação dessa delícia, não foi difícil cair no gosto da população. Atualmente, no mês da Páscoa, as pessoas correm aos supermercados para garantir os seus ovos de chocolate. Quem mais gosta dessa tradição são as crianças, que saboreiam esse doce.

Dá para entrar na brincadeira (Foto: M de Mulher/Abril)

Dá para entrar na brincadeira (Foto: M de Mulher/Abril)

Com o passar do tempo, as pessoas adquiriram o hábito de se presentear com ovos de chocolate na páscoa Esse novo costume impulsionou o comércio e se transformou em uma ótima oportunidade de negócio.

Leia mais informações sobre: A Páscoa e a Origem dos seus símbolos

Origem da Páscoa

Símbolo mexe muito com as crianças (Foto: M de Mulher/Abril)

Símbolo mexe muito com as crianças (Foto: M de Mulher/Abril)

A comemoração da Páscoa teria surgido durante o Pessah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. A palavra Páscoa vem do nome em hebraico da festa judaica a qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir. A data é fixada no primeiro domingo depois da Lua Cheia. Para ser mais fácil de calcular é só nos basearmos na terça-feira de Carnaval que ocorre em exatos 47 dias antes da Páscoa. Logo, em 2016, a data será comemorada no dia 27 de março.

Agora você entendeu o que a Páscoa tem a ver com o chocolate e como surgiu essa tradição deliciosa que se mantém firme há muitos anos. Aproveite para reunir a família e celebrar o renascimento, renovando as forças para o restante do ano.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL