Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > O que Fazer Quando a Criança está com Febre

O que Fazer Quando a Criança está com Febre

Por Redacao

O que fazer quando a criança está com febre? Devo me preocupar? Quais medidas devem ser tomadas para aliviar esse sintoma? – Essas são apenas algumas das tantas dúvidas que os pais possuem, quando um filho adoece.

O que fazer quando a criança está com febre. (Foto: Divulgação)

A febre tem duas funções importantes: avisar que algo não vai bem e contribuir para a dinâmica do sistema imunológico, porque ativa os anticorpos na defesa do organismo.

Mas, esse sinal de alerta é interpretado pelos pais na maioria das vezes como inimigo e não aliado no restabelecimento da saúde. A ideia de que atacando a febre controla-se o problema, além do medo da convulsão, fazem com que os pais ajam de maneira errada com o sintoma. Contribuindo para o atraso do diagnóstico.

Leia mais: Febre infantil: como tratar?

O que fazer quando a criança está com febre?

Causas da febre infantil

A febre é um sintoma que pode acompanhar tanto doenças que não são muito graves como aquelas que são. “Entre as doenças virais que podem se manifestar com a febre, estão: o resfriado comum, a gripe e as diarreias. São manifestações de curta duração e pequena gravidade se abordadas adequadamente. A maioria de cura espontânea”, segundo o diretor médico do Prontobaby – Hospital da Criança, o pediatra Guilherme Sargentelli, do Rio de Janeiro.

A febre pode indicar que algo não vai bem no organismo da criança. (Foto: Divulgação)

Outras doenças que são consideradas mais graves, como é o caso da meningite e da dengue, também podem ter a febre como um dos seus primeiros sintomas. Se a alta temperatura corporal persistir, é necessário procurar um médico para obter um diagnóstico mais preciso.

Segundo o médico citado acima, atitudes como deixar a criança muito tempo no sol, ou agasalhar demais o bebê, pode resultar em um estado febril. “Nestes casos, basta tirar o excesso de roupa da criança e deixá-la abrigada do sol para que se restabeleça a temperatura normal”, orienta.

Veja também: Entenda a diferença da Dengue e Febre Chikungunya

 E a convulsão febril?

Coordenadora da emergência do Prontobaby – Hospital da Criança, a pediatra Carla Reis Lucas diz que o medo de convulsão causada pela febre alta é exagerado. “Ao contrário do que os pais pensam, a causa não é apenas temperatura alta, mas sim a velocidade com que ela se eleva”, diz a médica.

Segundo o pediatra Guilherme Sargentelli, a convulsão febril acomete apenas de 2% a 5% das crianças de 5 meses a 5 anos de idades. “É uma doença benigna, que não deixa sequela”, tranquiliza.

O que fazer no caso de febre?

Um banho pode ser uma ótima opção para baixar a febre. (Foto: Divulgação)

Você não sabe o que fazer quando a criança está com febre? Então confira a seguir as nossas dicas:

Dê um banho na criança

São indicados para baixar a febre banhos com água na temperatura ambiente. Pois, facilitam a troca de calor contribuindo para a queda da temperatura. Deixe a criança na banheira por cerca de 10 minutos.

Faça compressas de água

As compressas de água fria, aplicadas na cabeça, axilas e virilha também pode ser de grande ajuda.

Deixe o ambiente arejado

Procure deixar o ambiente arejado, evitando-se, a exposição desnecessária ao frio.

Uso de medicamentos

Qualquer medicamento deve ser utilizado com orientação médica. Peça para que o médico receite um remédio antitérmico, cuja função é reduzir a temperatura para 36,5º C.

Estimule a boa alimentação

Procure fazer a criança se alimentar, mas não a force, pois pode resultar em vômitos e mal-estar. Também é fundamental beber água para o corpo ficar hidratado.

Não mante a criança para a escola

Quando a criança está com febre não devem ser encaminhadas aos berçários, creches e escolas. Isto evitará a transmissão de doença contagiosa ainda não diagnosticada e é um sinal de respeito ao próximo.

Assista ao vídeo abaixo e aprenda um pouco mais sobre a febre infantil:

O que fazer durante a convulsão febril?

Se a febre persistir, procure um médico. (Foto: Divulgação)

• É necessário que se tenha calma para que se possa ajudar;

• Deixar a criança é a deitada é importante, pois ajuda e evitar quedas e traumas;

• Mantenha os braços e pernas da criança livres;

• Afrouxe as roupas apertadas e proteja a cabeça da criança com a mão, roupa ou travesseiro;

• Esteja atento a todos os detalhes durante a crise, para que possa relatá-los ao médico;

• Procure um médico de imediato para investigação das possíveis causas da convulsão;

• Não dê banho nem use compressas com álcool para tentar baixar a febre durante a convulsão;

• Não tente medicar a criança neste momento, o que poderá resultar em engasgos ou ferimentos.

Saiba mais: Dicas Caseiras para Combater Febre Alta

Agora que você já sabe o que fazer quando a criança está com febre, coloque as nossas dicas em prática. Lembre-se também de ter um bom termômetro por perto, para verificar se a febre realmente baixou depois de todos os cuidados.

 

Recomendado para você
Bem Estar

Anemia durante gestação: como tratar

Bem Estar

Pílula do Dia Seguinte – Nomes, Preços

Bem Estar

Tendência moda plus size verão 2018

Bem Estar

Jardins para casas pequenas: dicas

Comentários
  1. Eduarda disse:

    Eu quero saber como fazer para acabar a febre de adutos
    ex:da remedio , passar um pano quente , etc.

  2. Carla disse:

    eu ja tive uma convulsao febril quando tinha 8 anos e cheguei a ter 43 graus de febre e fiquei desmaiada a parte da manha toda e voltei a ter uma crise e so acordei ja eram 20 horas é normal??

  3. Marcos Gomes disse:

    Meu sobrinho de 2 anos sofreu um ataque de convulsão, devido a febre, porém sua febre foi na cabeça e não percebemos, seu corpo estava em estado febril abaixo dos 28º graus,a febre em sua cabeça causou uma síncope, o que pode ter causado isso? desde já agradeço a atenção dada.
    Marcos

  4. ROSELI DE REZENDE COSTA disse:

    meu marido esta com febre ja faz quatro dias ja tomou diversas injeçoes na veia,como dipirona bezetacil e outras,mas a febre nen pensou em abaixar, ele esta vomitando agua pura porque nao consegue comer e ja fez exame de sangue e nao deu nada nem uma bacteria nem virus ,tambem tirou radiografia mas deu pneumunia o que sera que ele tem?

  5. Juliana Barboza disse:

    Minhas filhas dão febre por qualquer coisinha, e a s febres são muito altas ( sempre passando de 39 graus ). O pior é que não abaixam facilmente e voltam a subir muito rapidamente.Fico muito preocupada com isso. O que devo fazer? Em que espaço de tempo posso dar o medicamento contra febre?Elas têm 10 e 3 anos de idade.
    Obs: sempre dou medicamento com orientação médica por isso gostaria de uns truques para ajudar a controlar as febres nos intervalos.

  6. vanessa barbosa disse:

    oi minha filha tem 2 anos e 2 meses ela ta com muita febre.nao come e nem quer nada,estar um pouco abatida ,um pouco palida dou o medicamento q o pediatra dela sempre passa mais a febre nao passa.oq faco tenho medo de dar convusao desde ja agradeco a atencao.VANESSA BARBOSA.

  7. Márcia Pires disse:

    Meu filho teve a primeira convulsão com 1 ano agora tem 3 anos e 4 meses e já teve 6 crises, fez vários exames, até ressonancia e não deu nada, todas as crises são com febre que sobe rápido e demora muito para baixar, os médicos dizem que é normal, sérá que é mesmo?

  8. carlos alexandre disse:

    Gostaria de saber quais as concequencias de um banho no momento de uma convulçao frebil em uma criança com menos de 5 anos de idade?

  9. washungton disse:

    essa pesquisa foi muito importante para mim, pois febre realmente complica.

  10. Marcelo disse:

    gostei muito desse site pois foi graças a ele q consigui baixar a febre da minha namorada muito bom bom mesmo muito obrigada… =p

  11. amanda disse:

    meu irmão tem 5 meses…oque posso fazer para abaixar a febre dele?? pois ja demos remedios e não faz efeito,compressas resolvem?

  12. amanda disse:

    muito obrigada pelos conselho…logo,logo ele estara melhor se deus quiser..

    grata Amanda…..

  13. Suelen disse:

    Ola,
    Meu bebe tem 1 ano e 9 meses, ele ja teve 3 convulssoes devido a febre. mas estou muito preocupada…o medico disse que é normal. Mas como Mãe nao fico tranquila..Será que é normal mesmo? pode ter alguma sequela?
    Obrigada

  14. regi disse:

    meu filho de 5 anos esta com febre e vomito e muito dor na barriga oqui eu fasso para ajudar ele …n sei oqui fazer ja dei soro casseiro n adiantou nada ,,nao sei mais oqui fazer…me ajudar..obrigada…

  15. fabiana disse:

    adorei esse site mto bom, pois conseguir grande ajuda!!!!!!!!!! parabéns!

  16. Helise disse:

    Minha filha teve convulsão aos 2 anos devido à febre alta que vem sendo recorrente e a velocidade com que a mesma sobe. O conselho que dou devido a minha pratica é: quando verificar que a criança esta com febre a partir de 37.8 e aumentando rapidamente medicar com o remédio que o pediatra receitar. No caso da minha filha eu dou novalgina infantil solução a cada 6 hs e qdo está muito forte eu revezo com o dalsy a cada 3hs. Se a febre chega a 38.8 eu sempre coloco no banho na temperatura de morna a fria. Deve-se molhar primeiro os pulsos, a nuca e a parte de trás dos joelhos para o corpo acostumar. O banho tem que ser na banheira, de aproximadamente 30 minutos e tem que molhar a cabeça senão a temperatura volta a subir. Caso a temperatura passe de 39 aconselho dar o banho antes do remédio . Além disso, é necessário monitorar a temperatura todo o tempo e nunca deixar passar de 39.3. Como a febre é um sintoma, deve-se procurar o médico para descobrir a causa.

  17. thais disse:

    Oi minha filha teve febre de 38,2 as 20:00 mediquei mas porem as 24:00 a febre dela voltou com 39,2 o q faço nesse caso

  18. sayonara araujo disse:

    tenho um filho com paralesia cerebral, ele sempre tem febre devido a imunidade baixa sempre fico louca quando tem febre ele fica com as unhas roxa. fiquei bastante orientada. obrigada.

  19. Giovanna disse:

    Obrigada Drs.

  20. Queli cristina disse:

    A minha filha depois de um dia de muita bricadeira .chegou em casa reclamando de dor nas pernas, e quando eu fui ver ela estava com febre.O que sera que aconteceu.Obrigada

  21. MTJac disse:

    Queli, tem que levar ao médico nestes casos.

  22. Renilton disse:

    Obrigado seores pois sou pai pela primeira ves isso mem ajudou muito

  23. rosane disse:

    meu bebe de 2 ano , passou odia bem ,agora esta com febre !! oqe devo fazer?

  24. MTJac disse:

    Olá Rosane,

    Siga as orientações mencionadas no texto ou leve imediatamente seu filho ao pronto socorro.

    Att,

  25. osvaldo disse:

    me ajuda por favor minha netinha esta com a garganta inflamada e agora esta com febre ela tem cinco aninhos me ajuda por favor

  26. geiciane disse:

    eu sou medica de bonecas e não sei disso!!!!!!!!!

  27. José Marques disse:

    Muito bom isso tranquiliza agente e orienta no que fazer.

  28. elinaldo disse:

    muito bom gostei!!!!!!!!

  29. karla disse:

    e bom tomar chá de hortelã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *