O Que é uma Máquina Virtual?

PUBLICIDADE

Computadores podem emular outros sistemas operacionais como se fossem um programa qualquer.

Segundo sua definição, uma máquina virtual é um segundo sistema operacional executado por meio de software a partir de máquina hospedeira (sistema principal). Ou seja, um computador dedica parte de seus recursos para emular um segundo computador, como se fosse uma janela qualquer da sua Área de trabalho.

Pode-se inclusive utilizar diferentes sistemas (Windows, Linux etc) sem a necessidade de um dual-boot (instalar dois sistemas diferentes em um mesmo computador). O ambiente virtual funciona como um sistema independente, permitindo que você instale programas, utilize recursos de internet e até os drives do computador físico. Caso a integridade do sistema emulado seja comprometida por algum processo malicioso, a máquina “real” permanecerá intacta.

PUBLICIDADE

Dessa forma, a máquina virtual é um excelente ambiente para o teste de programas que coloquem em risco o computador. Também é uma medida bastante eficiente para aumentar a compatibilidade da máquina para programas nativos de outros sistemas operacionais. Por outro lado, como a máquina virtual funciona a partir de outro sistema, ela jamais terá a mesma eficiência que o computador hospedeiro e pode exigir um hardware de peso.

Para rodar uma máquina virtual, você só precisa de um programa para a virtualização, como o Microsoft Virtual PC ou o VirtualBox. Também é preciso contar com um disco de instalação do sistema operacional que você pretende emular. Vale lembrar que, desde que seu computador tenha os recursos para tal, não há limite para o número de máquinas virtuais que você utiliza.

Baixar o Virtual PC.

Baixar o Virtual Box.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.