Search

O que é ritalina? Medicamento para Défict de atenção

Google plus

Você sabe o que é ritalina? Medicamento para Défict de atenção, a ritalina é um medicamento, metilfenidato, um estimulante do grupo dos anfetamínicos. Ele geralmente é indicado para o tratamento do défict de atenção com hiperatividade em crianças e depressão no idoso. Apesar de ser eficaz, há muito preconceito contra essa droga, mesmo por parte de médicos.

O que é ritalina? Medicamento para Défict de atenção

Essa substância é muitas vezes usada de forma ilegal por proporcionarem estados alterados de consciência. A sua eficácia e segurança médica quando usadas corretamente estão mais do que comprovadas. Depois que sua eficácia foi comprovada, fazendo com que crianças hiperativas conseguissem ter atenção em suas atividades, ela se expandiu e se tornou conhecida entre os concurseiros. Esse fato transformou esse medicamento como um dos mais vendidos ilegalmente, sendo comercializadas em salas de bate-papos. Essas vendas clandestinas colocaram a Ritalina no rol da ilegalidade.

A dose do medicamento pode ser usada em crianças a partir dos seis anos de idade e varia entre 2,5 mg por dia, que pode ser aumentada ao máximo de 60 mg por dia. A dose, de acordo com o peso da criança é de 2 mg /Kg de peso. As doses devem ser tomadas principalmente de manhã e na hora do almoço, para não prejudicar o sono. Quando esse medicamento é usado a fins de melhorar o desempenho acadêmico não haverá necessidade de tomar a medicação nos fins de semana e nas férias.

O uso da Ritalina deve ser apenas para crianças acima de 6 anos, visto que abaixo dessa idade não existe comprovações sobre sua eficácia. O uso errado desse medicamento pode acarretar em uma dependência.

Esse medicamento pode causar dependência nos usuários sem transtorno de hiperatividade, os estudos nessa área mostram que dificilmente uma criança que tenha feito uso prolongado se tornará dependente. Os idosos que não tolerarem os efeitos colaterais dos antidepressivos podem se beneficiar da ritalina.

Veja a contra indicação da Ritalina para os pacientes que devem evitar o uso desse medicamente, afim de evitar qualquer problema maior causado pelas suas substâncias:

  • hipersensibilidade ao metilfenidato ou a qualquer excipiente
  • ansiedade
  • tensão
  • agitação
  • hipertireoidismo
  • arritmia cardíaca
  • angina do peito grav
  • glaucoma
  • feocromocitoma
  • no diagnóstico de tiques motores ou tiques em irmãos
  • diagnóstico ou história familiar de síndrome de Tourette

Existem vários distúrbios e efeitos colaterais que a Ritalina pode causar, algumas delas mais comuns e com a gravidade em cada quadro, veja abaixo:

Distúrbios do sangue e sistema linfático, Distúrbios do sistema imunológico, Distúrbios do metabolismo e nutrição, Distúrbios psiquiátricos, Distúrbios do sistema nervoso, Distúrbios visuais, Distúrbios cardíacos, Distúrbios gastrintestinais, Distúrbios hepatobiliares, Distúrbios da pele e tecidos subcutâneos, Distúrbios dos tecidos musculoesqueléticos e conectivos, Distúrbios gerais.


Google plus


Este artigo possui 11 comentários

  1. Antônio Parente
    Publicado em 09/06/2009 às 9:40 AM [+]

    Gostaria de adquirir uma caixa do medicamento Ritalina.
    Como devo proceder?
    Aguardo resposta por email

    Parente

  2. Oscar Costa
    Publicado em 22/07/2009 às 12:51 PM [+]

    Como adquirir uma caixa de Ritalina.

  3. veronica pereira alves
    Publicado em 27/07/2010 às 3:24 PM [+]

    meu filho estava tomando ritalina e foi muito bom pra ele levei em outro neuro falou que ele não podia tomar ritalina ir passo pra ele amitripitilina o que devo fazer

  4. gleison
    Publicado em 04/02/2011 às 5:19 PM [+]

    Tenho deficte de atenção e me frusto com facilidade e
    por causa disso tenho uma vida muito dificil, um adulto de 23 anos também pode usar ritalina? como posso adquirir este medicamento e qual é o custo?

  5. Henrique lopes
    Publicado em 24/03/2011 às 10:23 PM [+]

    Tenho TDAH e tá complicada a situação de pagar consulta pra comprar remédio. Uso Ritalina de 10mg e gostaria de saber como faço para adquirí-la?

  6. selma
    Publicado em 28/04/2011 às 3:19 PM [+]

    minha filha tem 9 anos e esta tomando ritalina.sua melhora em estudos e comportamento é visivel por todos,notas e convivencia com amigos e em casa mesmo passou a ser totalmente diferente a vejo mais calma e segura pois antes da medicação estava agressiva e nau conseguia se concentrar nos estudos, nau quereria ir a escola e estava se afastando de todos. no inicio tive medo do medicamento por ser tarja preta e tudo mais, mais hoje me arrependo por todo o tempo que ela sofreu sem ajuda de 1 profissional.a medicaçao nau causa dependencia pois ela nau toma a medicação finais de semanas e feriados e seu comportamento é o mesmo. estou muito feliz como mãe por ela e por ter quebrado o preconceito da medicação.

  7. Marcelo
    Publicado em 03/08/2011 às 11:33 AM [+]

    Ola, eu já tomo ritalina ha algum tempo, e minha receita expirou, não gostaria de pagar outra consulta só por causa da receita, como proceder para comprar sem receita ?

  8. roselly
    Publicado em 19/02/2013 às 11:27 PM [+]

    levei meu filho no psiquiatra pois percebi que ele estava muito agressivo, e não estava desenvolvendo na escola, o médico passou ritalina, um comprimido de manhã e outro na hora do almoço, já faz 3 dias que estou dando o medicamento e já vi uma mudança não muito mais já é o começo….meu filho tem 8 anos e tem défct de atenção e hiperatividade….

  9. glayce
    Publicado em 19/03/2013 às 7:12 PM [+]

    gostaria de fazer uso deste medicamento pois tenho muita dificuldade pra estudar tenho muita vontade a tento mas penso em varias coisas a o mesmo tempo.Penso que mim ajudem pois estou no primeiro período do curso de bacharel em nutrição.

  10. claudio alexandre müller
    Publicado em 05/04/2013 às 1:44 AM [+]

    eu faso uso de ritalina a 8 anos 3 comprimiddos ao dia mas o problema q ocorre bastante é de eu precizar o remedio as vezes por ñ ter a receita em mão e dai passo mal,o problema da receita quando acontese por motivos o medico ñ tinha o reseituario,perda de consulta,as vezes canselamentos da consulta por emergencia do medico etc,teria alguma norma de direito algo do genero q daria para fazer quando me deparo na falta do farmaco e entro em desespero passo mal uma vez me ajuelhei na farmacia aqui quase chorrando pedindo para q me vendesse o remedio para trazer a reseita uns dias depois q seria o dia da consulta

  11. Karla
    Publicado em 06/04/2013 às 2:16 AM [+]

    Ola Claudio Realmente este medicamento só vende com receita Medica , na maioria das vezes na receita o medico libera comprar duas caixas do medicamento
    seria uma solução . Obrigada .

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top