Menu

Saúde

Atualizado em 20 de julho de 2009, às 18:49 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > O Que É Hipotensão?

hipotenso O Que É Hipotensão?

Algumas pessoas sofrem com a queda da pressão arterial, ou seja, pressão baixa, ou hipotensão.
A hipotensão ocorre quando há alterações no organismo devido alguns problemas de saúde ou não.

A pressão arterial é a força do sangue contra as paredes das artérias, que é bombeado pelo coração. A sua medida é feita de acordo com sua função sistólica e diastólica. A pressão arterial sistólica é aquela quando o coração bate, bombeando o sangue. Pressão arterial diastólica é aquela quando o coração está em descanso, entre as batidas. A hipotensão pode ser definida como pressão mais baixa que 90/60 mmHg.

Quando a pressão pode ficar baixa?

A pressão pode cair quando a pessoa dorme e subir quando acorda, também pode subir quando a pessoa está excitada, nervosa ou ativa. O corpo é muito sensível às mudanças na pressão arterial. O corpo possui células especiais nas artérias que podem captar se a pressão começa a subir ou cair. Quando isso acontece, as células acionam o corpo para trazer a pressão de volta ao normal. Geralmente, a hipotensão acontece porque o corpo não consegue trazer a pressão de volta ao normal, ou não faz isso rápido o suficiente.

Outras pessoas podem ficar permanentemente como a pressão baixa e não sentir nada. Porém, em outras situações, podem baixar a pressão abaixo do normal. Por isso, há uma preocupação quanto a hipotensão, se apresentarem sinais e sintomas, como tontura, desmaio ou, em casos extremos, choque.

Comumente, existem alguns tipos de hipotensão, como no caso de pessoas que sempre têm pressão baixa e sofrem de hipotensão assintomática crônica. Elas não apresentam sinais e sintomas e não precisam de tratamento. Mas, outros tipos de hipotensão ocorrem somente as vezes, quando a pressão cai muito e subitamente. Os sintomas e efeitos variam de moderados a severos. Os três principais tipos de pressão baixa são: hipotensão ortostática, hipotensão neuralmente mediada e hipotensão severa ligada a choque.

Cada uma dessas, só podem ser diagnosticadas pelo médico, que fará exames adequados e poderá, assim indicar o melhor tratamento.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.