O que é edema cerebral

PUBLICIDADE
Quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento, melhor o prognóstico.

O edema cerebral é resultado do aumento de líquidos no meio intra e extracelular, ou seja, dentro e por entre as células que compõem o sistema nervoso central. O problema pode surgir em uma região delimitada ou pode ocorrer em todo cérebro, o diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para diminuir o risco de sequelas, melhorando o prognóstico.

Principais causas do problema

A principal causa desse mal são os tumores, acidente vascular cerebral, traumatismo craniano com ruptura de vasos, diminuição da concentração sanguínea de sódio, isquemia (diminuição da oferta de sangue), abcessos, meningite, encefalite, hipóxia (diminuição da oferta de oxigênio) e problemas relacionados à locais de grande altitude (edema cerebral de altitude).

Os diferentes tipos de edema

Existem quatro diferentes tipos de edema cerebral:

PUBLICIDADE
  • Citotóxico

É quando o líquido que está presente entre as células passa a invadir as mesmas. Ocorre devido uma alteração metabólica, com consequente retenção de sódio e água. É um quadro bastante frequente em situações de hipotermia severa (temperatura corporal menor que 34°), intoxicação por medicamentos e também pode ser observado no início de isquemia cerebral, infarto agudo do miocárdio e alguns tumores. É o tipo menos comum.

  • Vasogênico

Ocorre quando o líquido presente dentro dos vasos migra para o espaço intercelular, como uma consequência do aumento da permeabilidade vascular. Pode acompanhar situações de traumatismo, acidente vascular cerebral, hematomas, situações tardias de isquemias cerebral, tumores, inflamações e também devido a encefalopatia hipertensiva. É o mais comum.

  • Intersticial

Há passagem do líquido cefalorraquidiano para o espaço entre as células nervosas. Esse tipo de edema acontece devido uma falha na regulação do líquor, um líquido pobre em proteínas. Ocorre na hidrocefalia.

  • Hiperêmico

É o resultado do aumento da quantidade de sangue, que acaba se concentrando em certos locais, ou como resultado da diminuição do retorno venoso. Pode ser encontrado antes de um quadro isquêmico ou inflamatório.

PUBLICIDADE
O traumatismo craniano devido a acidente automobilístico é uma das principais causas de edema cerebral.

Quadro clínico

Qualquer tipo de edema resulta no aumento da pressão intracraniana, surgindo sintomas como cefaleia em holocraniana, vômitos em jato (não precedidos por náuseas), edema pupilar (como resultado do aumento da pressão nas mediações do nervo óptico), confusão mental, coma, crises convulsivas, diminuição ou perda da força muscular.

Tratamento

O tratamento exige um profissional experiente o assunto e que saiba avaliar bem a situação. O uso de medicação como os diuréticos, pode ajudar a diminuir a quantidade de líquidos no organismo, diminuindo o edema.

PUBLICIDADE

Esse problema é grave e, quanto mais cedo as primeiras medidas forem tomadas, melhor será o prognóstico. Vale lembrar que o edema cerebral também pode ser consequência de outra doença, em algumas situações, e de nada adianta administrar remédios que visam controlar apenas o inchaço, sem que o problema de base seja resolvido.

O edema cerebral ganhou repercussão nacional após acidente do cantor Pedro.

Leia também:

2 Comentários

  • minha filha de seis anos faleceu com sintomas de diaréia vomito febre dor de cabeça e crise convulsiva diagnostico do laudo edema cerebral e aumento do baço nao tem a causa da morte isso a tres anos minha filha tinha arritmia cardiaca havia feito cirugia de CIV a nos anos e meio gostaria muito que me desce algumas sugestoes que levou a causa da morte de minha filha

  • tenho um filho ke vai fazer 2 meses passou da hora de nascer ele ficou sem oxigenio ele tem edema cerebral com sequela peco muito a deus todos os dias ele tem 17 dias ke esta em casa comigo amo muito ele e nos vamos ajuda lo a vence se deus kizer luciene

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.