Menu

Brasil

Atualizado em 29 de março de 2008, às 11:11 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo

prouni O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo

Estão sobrando cerca de 36.312 bolsas de estudo para o Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Governo federal, segundo informações da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SeSu/MEC).Estas bolsas que não foram preenchidas irão para a seleção de vagas remanescentes que será feita pelas instituições.

Conforme a SeSu, sobraram mais bolsas parciais do que integrais. Foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria que trata do uso das vagas do programa que não foram preenchidas. Os benefícios das bolsas de estudos poderão ser oferecidas a estudantes que passarem por processo seletivo das instituições já para este semestre letivo ou para alunos veteranos com bom desempenho acadêmico.

Os benefícios também poderão ser oferecidos pelas instituições de ensino superior no processo seletivo do meio do ano.

Segundo o MEC, os estudantes e professores da rede pública de ensino, matriculados em licenciatura, normal superior e pedagogia e os alunos de qualquer curso autodeclarados indígenas tem prioridades em relação as bolsas estudo.

O que é e como funciona o ProUni:

O ProUni é um programa do Governo federal que oferece bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas. E as instituições que participam do programa tem isenção de alguns tributos.

Para conseguir bolsa integral o estudante tem que ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial, que significa 50% da mensalidade, o estudante tem que ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Também são oferecidas bolsas de 25% pelo o ProUni para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos para cursos com mensalidade de até R$ 200.

Para participar do ProUni é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais). Esses resultados do Enem serão utilizados como critério para a distribuição das bolsas de estudos. Os estudantes que obtiverem melhores notas no exame têm maiores chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão.

Conteúdo avaliado com média: