Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo

Saiba tudo sobre o Prouni, como funciona o programa e como conseguir uma bolsa de estudo.

O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo? – Essas dúvidas tomam conta da cabeça dos estudantes de todo o Brasil. O Programa Universidade para Todos representa uma ótima oportunidade para ingressar no ensino superior gratuito, mas é importante se enquadrar nos pré-requisitos para se tornar um bolsista.

812 O Que é e Como Funciona o ProUni Como Conseguir Bolsa de Estudo 5 O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo O Que é e Como Funciona o ProUni Como Conseguir Bolsa de Estudo. (Foto: Divulgação)

Fazer um curso superior tem se tornado critério fundamental na vida de quem deseja ter sucesso profissional e se destacar no mercado de trabalho. A maioria dos jovens, no entanto, não consegue vencer a concorrência dos vestibulares de instituições públicas e nem pagar as mensalidades de instituições privadas. Pensando em ampliar as oportunidades educacionais dos brasileiros, o Ministério da Educação criou o Prouni.

Saiba mais: Inscrições Prouni 2015

O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo

Leia os tópicos abaixo e saiba o que é e como funciona o ProUni/ como conseguir bolsa de estudo.

O que é o Prouni?

O Prouni foi instituído pelo Governo Federal em 2004, como uma forma de ampliar o acesso ao ensino superior em todo o país. Desde o início, o programa tem o propósito de distribuir bolsas de estudo em universidades privadas, oferecendo assim a possibilidade do estudante cursar a faculdade com custo zero.

812 O Que é e Como Funciona o ProUni Como Conseguir Bolsa de Estudo 7 O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo O Prouni distribui bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. (Foto: Divulgação)

Para se tornar um bolsista do Prouni, o estudante precisa se enquadrar nos pré-requisitos do programa, como ter renda per capita familiar de até três salários mínimos federais. Também é obrigatório que os candidatos tenham concluído o ensino médio na rede pública e tirado mais de 450 pontos na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Veja também: Conheça as novas regras para Fies e ProUni

Como funciona o Prouni?

O ProUni é um programa do Governo federal que oferece bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas. E as instituições que participam do programa tem isenção de alguns tributos.

812 O Que é e Como Funciona o ProUni Como Conseguir Bolsa de Estudo 8 O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo Existem dois tipos de bolsa: parcial e integral. (Foto: Divulgação)

Existem dois tipos de bolsas de estudo Prouni: a integral e a parcial. No primeiro caso, o estudante ganha uma bolsa completa (100%), ou seja, ele não tem qualquer gasto com as mensalidades do seu curso. Já no segundo caso, o desconto oferecido é de 50%.

A bolsa integral do Prouni é uma exclusividade de quem tem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. No caso da bolsa parcial, a tolerância é de até três salários mínimos. Essa questão da renda precisa ser comprovada através de documentos no ato da matrícula.

Como conseguir bolsa de estudo Prouni?

812 O Que é e Como Funciona o ProUni Como Conseguir Bolsa de Estudo 6 O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo A cada ano, o Prouni lança novas oportunidades. (Foto: Divulgação)

Para conseguir uma bolsa do Prouni é muito simples, basta ficar de olho no cronograma do programa através do siteprouni.mec.gov.br. No momento, a iniciativa está recebendo inscrições para as suas vagas remanescentes do primeiro semestre de 2015. Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de maio.

Leia mais: Processo seletivo de 2015 Prouni

Gostou da matéria O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo? Tem alguma dúvida a respeito da participação nesse programa? Deixe um comentário.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL