Menu

Saúde

Atualizado em 14 de março de 2009, às 1:38 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > O que é a Doença do Lúpus?

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória de causa desconhecida.

lupus O que é a Doença do Lúpus?

A doença se desencadeia conforme os agentes externos desconhecidos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta) entram em contato com o sistema imune da pessoa que está com diversos genes erroneamente induzindo a produção de anticorpos. Estes anticorpos são dirigidos contra constituintes normais (os auto-anticorpos) provocando lesões nos tecidos e alterações nas suas células sanguíneas.

É uma doença “comum” nos consultórios de reumatologia. Conforme os anos passam o avanço médico em métodos diagnósticos melhorou muito a frequência dos prognósticos da doença.

A LES atinge principalmente as mulheres em idade produtiva, entre 20 e 40 anos. Ela pode ser bastante benigna ou extremamente grave e fatal.

lupus3 O que é a Doença do Lúpus?

Quem sofre dessa doença se queixa muito de mal-estar, febre, fadiga, emagrecimento e falta de apetite, esses sintomas podem ter alterações semanais ou mensais. Os pacientes que sofrem a mais tempo do LES podem sentir dores articular ou muscular leve e apresentando manchas vermelhas na pele que podem se passar por urticária.

O diagnóstico do LES é feito através da associação de dados clínicos e laboratoriais.

lupus2 O que é a Doença do Lúpus?

O médico precisa estar atento aos sinais que lhes passam despercebido. Mulher em fase de reprodução (as crianças e mulheres depois da menopausa também tem lúpus) com dor articular, sensação de estar doente, queda de cabelo, urticárias de repetição, exames antigos com alterações como glóbulos brancos baixos, alterações na urina, anemia não explicada podem ser um sinal da doença.

A pesquisa dos anticorpos é utilizada para diagnóstico e alguns deles para acompanhamento da doença.

O tratamento da doença não é um esquema pronto para ser executado e as características de cada paciente ditarão o que deve ser feito, tornando assim o tratamento artesanal.

Os medicamentos usados na maioria dos tratamentos podem causar efeitos colaterais importantes, por isso devem ser manejados por profissionais experientes.

Os pacientes precisam conhecer os sintomas da doença para que as complicações, que são raras, mas que podem ocorrer.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.