Menu

Saúde

Atualizado em 31 de outubro de 2013, às 16:50 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > O que comer na diabetes gestacional

Esclareça algumas dúvidas sobre o diabetes gestacional e saiba quais os alimento que os portadores desse problema podem ou não comer.

A diabetes é uma desordem endócrina de origem multifatorial, resultado na produção inadequada ou incapacidade da insulina de exercer suas funções e assim diminuir os níveis de glicose no sangue. Esse problema é bastante comum e é capaz de afetar tanto adultos quanto crianças.

 O que comer na diabetes gestacionalA diabetes gestacional é um problema que necessita de acompanhamento regular. (Foto: divulgação)

A diabetes gestacional é um dos principais tipos de diabetes e ocorre quando a mulher desenvolve esse problema de saúde ao longo da gestação. Essa doença chega a atingir até 4% de todas as grávidas, e é motivo de muitas dúvidas. Fique por dentro do assunto e saiba o que comer na diabetes gestacional.

Sintomas da doença

A diabetes gestacional pode ter manifestações clínicas que variam de tipo e intensidade dos sintomas. A doença se desenvolve em grávidas porque seu pâncreas é incapaz de produzir os níveis adequados de insulina natural. Entre os principais sintomas de diabetes gestacional é possível destacar:

  • Ganho excessivo de peso durante a gestação;
  • Inchaço;
  • Polifagia – aumento da vontade de comer;
  • Visão turva;
  • Mudanças constantes no humor;
  • Muito vômito;
  • Poliúria – aumento na frequência das micções.
663181 Chocolate é um alimento que deve ser evitado por quem tem diabetes gestacional. O que comer na diabetes gestacionalChocolate é um alimento que deve ser evitado por quem tem diabetes gestacional. (Foto: divulgação)

O que comer no diabetes gestacional

Depois de seguir os protocolos de investigação para o diagnóstico da doença, e caso os resultados deem positivo para diabetes, é muito recomendado que o médico oriente o paciente quanto a prática de exercícios físicos e a instituição de uma dieta equilibrada.

Confira a lista com os alimentos permitidos e proibidos para quem tem diabetes gestacional:

  • O que pode comer

Quem sofre com esse tipo de problema deve investir nas frutas secas da época, carnes magras (carnes com gordura provocam altos níveis de glicose no sangue), peixes e frango assado (que devem se repetir 2 ou 3 vezes no cardápio da semana), cereais integrais, legumes crus ou apenas cozidos com alho, cebola, alcachofra,.

  • O que não comer

Quem sofre com a diabetes gestacional deve eliminar da alimentação todos os alimentos refinados, como os que contêm farinha e açúcar. Doces refinados, chocolate ao leite, bolos, leite condensado, pudim, frituras e carnes gordas também estão proibidas.

663181 Carne magra e legumes podem ser consumidos sem grandes problemas. O que comer na diabetes gestacionalCarne magra e legumes podem ser consumidos sem grandes problemas. (Foto: divulgação)

A diabetes gestacional é um problema de saúde importantíssimo, que deve ser investigado logo no início do acompanhamento pré-natal e ter os exames repetidos ao final da gravidez. O diagnóstico correto e acompanhamento adequado garantem uma gestação com menores riscos de complicação.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.