Menu

Saúde

Atualizado em 2 de abril de 2015, às 16:50 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > O que comer na diabetes gestacional

Esclareça algumas dúvidas sobre o diabetes gestacional e saiba quais os alimento que os portadores desse problema podem ou não comer.

A diabetes é uma desordem endócrina de origem multifatorial, resultado na produção inadequada ou incapacidade da insulina de exercer suas funções e assim diminuir os níveis de glicose no sangue. Esse problema é bastante comum e é capaz de afetar tanto adultos quanto crianças e quem tem a doença deve sermpre cuidar da aliemntação, principalmente a gestante e saber o que comer na diabetes gestacional.

 O que comer na diabetes gestacionalA diabetes gestacional é um problema que necessita de acompanhamento regular. (Foto: divulgação)

O que comer na diabetes gestacional

A diabetes gestacional é um dos principais tipos de diabetes e ocorre quando a mulher desenvolve esse problema de saúde ao longo da gestação. Essa doença chega a atingir até 4% de todas as grávidas, e é motivo de muitas dúvidas. Fique por dentro do assunto e saiba o que comer na diabetes gestacional.

Sintomas da doença

A diabetes gestacional pode ter manifestações clínicas que variam de tipo e intensidade dos sintomas. A doença se desenvolve em grávidas porque seu pâncreas é incapaz de produzir os níveis adequados de insulina natural. Entre os principais sintomas de diabetes gestacional é possível destacar:

  • Ganho excessivo de peso durante a gestação;
  • Inchaço;
  • Polifagia – aumento da vontade de comer;
  • Visão turva;
  • Mudanças constantes no humor;
  • Muito vômito;
  • Poliúria – aumento na frequência das micções.
663181 Chocolate é um alimento que deve ser evitado por quem tem diabetes gestacional. O que comer na diabetes gestacionalChocolate é um alimento que deve ser evitado por quem tem diabetes gestacional. (Foto: divulgação)

O que comer no diabetes gestacional

Depois de seguir os protocolos de investigação para o diagnóstico da doença, e caso os resultados deem positivo para diabetes, é muito recomendado que o médico oriente o paciente quanto a prática de exercícios físicos e a instituição de uma dieta equilibrada.

Confira a lista com os alimentos permitidos e proibidos para quem tem diabetes gestacional:

  • O que pode comer

Quem sofre com esse tipo de problema deve investir nas frutas secas da época, carnes magras (carnes com gordura provocam altos níveis de glicose no sangue), peixes e frango assado (que devem se repetir 2 ou 3 vezes no cardápio da semana), cereais integrais, legumes crus ou apenas cozidos com alho, cebola, alcachofra,.

  • O que não comer

Quem sofre com a diabetes gestacional deve eliminar da alimentação todos os alimentos refinados, como os que contêm farinha e açúcar. Doces refinados, chocolate ao leite, bolos, leite condensado, pudim, frituras e carnes gordas também estão proibidas.

663181 Carne magra e legumes podem ser consumidos sem grandes problemas. O que comer na diabetes gestacionalCarne magra e legumes podem ser consumidos sem grandes problemas. (Foto: divulgação)

A diabetes gestacional é um problema de saúde importantíssimo, que deve ser investigado logo no início do acompanhamento pré-natal e ter os exames repetidos ao final da gravidez. O diagnóstico correto e acompanhamento adequado garantem uma gestação com menores riscos de complicação.

Fatores de Risco da Doença

A doença ainda não há motivos específicos para adquirir a diabete gestacional, mas algumas mulheres tem tendência maior para desenvolver a doença. Veja abaixo uma lista de fatores de riscos para as mulheres:

  • Idade superior a 25 anos
  • Histórico familiar de diabetes
  • Diabetes gestacional anterior
  • Bebês de gestações anteriores que nasceram com mais de 4 kg
  • Gestações anteriores com bebê natimorto inexplicável
  • Tolerância à glicose diminuída ou glicemia de jejum alterada (níveis de açúcar no sangue altos, mas não o suficiente para ser diabetes)
  • Aumento do líquido amniótico (uma condição chamada de polidrâmnio)
  • Excesso de peso antes da gravidez
  • Ganho excessivo de peso na gravidez
  • Raças negra, hispânica, indígena ou asiática.

Cuidados na gestação

O cuidado na gestação deve ser feito durante todo o tempo da gestação, alimentação é de suma importância para o bom desenvolvimento da criança pois os nutrientes ingeridos pela mãe serão utilizados pelo feto e auxiliarão no seu desenvolvimento. Mulheres que estão dentro do quadro de risco em questão do desenvolvimento da doença, devem estar mais atentas para que ocorra nenhum problema maior.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.