Search

O que acontece quando se engasga?

Durante uma situação de engasgo é muito comum notarmos o incômodo, o desespero, a angústia, tanto do engasgado, quanto...
Google plus

Durante uma situação de engasgo é muito comum notarmos o incômodo, o desespero, a angústia, tanto do engasgado, quanto de quem está por perto. A sensação de que não há como respirar, passar por momentos em que a tosse se torna sufocante, isso é uma situação desesperadora.

Logo a seguir você encontrará informações para entender o que acontece com uma pessoa quando ela engasga e até mesmo poder ajudá-la.

O engasgo ocorre quando a traquéia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto. A epiglote, uma espécie de porta da laringe, se movimenta de acordo com a necessidade.

A epiglote fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém quando engolimos algo seja líquido, ou sólido a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos pelo canal errado.

Quando a epiglote falha por qualquer motivo inclusive e ingestão muito rápida dos alimentos, o alimento ou o líquido é extraviado e segue pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões.

Quando isso ocorre, o organismo libera jatos de ar para expelir tal alimento.  Dessa forma surge o engasgo para abrir a passagem através do jato de ar disparado pelas terminações nervosas da laringe.

Visto desse ponto de vista, apesar do sufoco dessa situação o engasgo aparece para aliviar o problema, desobstruindo o caminho do ar. Mas esse simples acidente de percurso ao bloquear a passagem do ar, pode provocar desmaios e até a morte.

Caso as providências mais conhecidas popularmente como tapa nas costas o levantamento dos braços e um pouco de água não resolver, é necessário recorrer aos especialistas, ou seja, chamar uma ambulância ou até mesmo a polícia.

Portanto, é necessário que haja cuidado nos horários de alimentação. Seria interessante seguir os conselhos e exemplos dos asiáticos buscando uma alimentação saudável, realizando as refeições com calma, com tranqüilidade, saboreando cada alimento. Dessa forma a probabilidade do engasgo é bem menor.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. Rodrigo
    Publicado em 26/02/2010 às 6:22 PM [+]

    Meu pai se engasga com facilidade na hora que esta comendo , e fica muito mal por alguns minutos , as vezes ate uma hora , que pode ser isso ?

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top