Menu

Curiosidades

Atualizado em 8 de abril de 2012, às 13:05 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Nutricosméticos: Mitos e verdades

Os nutricosméticos são suplementos alimentares compostos, que ajudam na beleza da pele, do cabelo e das unhas. Conheça alguns mitos e verdades sobre esse produto.
423401 alimento funcional 2 Nutricosméticos: Mitos e verdadesOs nutricosméticos trazem vários benefícios para a saúde.

Os nutricosméticos são produtos que atuam melhorando a parte estética do organismo. São suplementos alimentares que possuem vitaminas, minerais, aminoácidos, compostos bioativos e alguns extratos de plantas, isolados ou combinados. Esses suplementos ajudam a manter a beleza da pele, do cabelo, unhas e facilitam o emagrecimento. Conheça alguns mitos e verdades sobre os nutricosméticos.

Funções dos Nutricosméticos

Eles possuem inúmeras funções. Por exemplo, as vitaminas E, C e os compostos bioativos atuam como antioxidantes combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Já as vitaminas do complexo B e coenzimas são substâncias que levam a desintoxicação das células.

Alguns tipos de extratos de plantas atuam no emagrecimento e outros na prevenção e no tratamento de problemas na pele, como as manchas. Os aminoácidos são substratos que ajudam na produção de colágeno na pele. Já os ácidos graxos, que são constituintes da membrana das células, preservam a integridade dessas membranas e combatem o envelhecimento precoce.

423401 nutricosmético pilulas1 Nutricosméticos: Mitos e verdadesOs produtos são comercializados na forma de pílulas, bebidas e também outros alimentos.

Mitos e verdades sobre os nutricosméticos

1.    É necessário ter uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis para utilizar os nutricosméticos.

Verdade: para obter o efeito que se deseja, é necessário consumi-lo juntamente com uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis. Não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos e ter cuidados com o bom funcionamento do intestino, são medidas importantes para que o produto exerça as funções específicas esperadas.

2.    Esse produto consegue emagrecer, sem ajuda de outras medidas.

Mito: o produto funciona como um complemento. Por exemplo, a pílula antigordura acelera o metabolismo e dessa forma diminui as medidas. Porém, para perder peso é necessário associá-la a alimentação balanceada e atividades físicas regulares.

3.    A indicação médica é fundamental.

Verdade: os nutricosméticos são considerados, pela Agencia Nacional de Vigilancia Sanitária, suplementos nutricionais. Podem ser utilizados por mulheres acima de 18 anos. As farmácias não exigem receita para a compra, porém você deve procurar um dermatologista ou um nutricionista para orientá-lo corretamente.

4.    O uso de outras pílulas diferentes é proibido:

Mito: o uso desses produtos para cuidar da pele e outro tipo de pílula para o cabelo não é contra indicado. Porém, para isso é necessária a indicação do médico.

423401 pills Nutricosméticos: Mitos e verdadesInicialmente eram apenas comercializados na forma de pílulas.

Os nutricosméticos quando lançados, foram comercializados somente em cápsulas. Hoje já podem ser encontrados em forma de bebidas e comidas. Quando consumidos juntamente com uma alimentação balanceada e atividade física ajudam no emagrecimento. Além disso, são ótimos para deixar a pele saudável, as unhas e os cabelos bonitos, sem exigir grandes sacrifícios.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.