Menu
Você está em: MundoDasTribos > Novo sistema operacional BlackBerry 10

Na tentativa de recuperar o seu prestígio, a RIM está lançando uma nova versão do seu sistema operacional e uma renovada linha de smartphones. Confira os detalhes.
Por Andre -

O ano de 2013 pode marcar uma grande mudança para a Research In Motion (RIM), empresa canadense responsável pela produção dos telefones BlackBerry, que durante muitos anos, foram sinônimo de qualidade e tecnologia, mas acabaram caindo no esquecimento.

O novo sistema operacional BlackBerry 10 é a aposta da marca para retomar o caminho do sucesso (Foto: Divulgação)

É que está sendo apresentado o novo sistema operacional BlackBerry 10, que de acordo com a companhia, chega para fazer frente ao iOS e ao Android, que vêm abocanhando as maiores fatias do mercado de smartphones nos últimos anos, em todo o mundo.

A nova versão do sistema operacional BlackBerry é, conforme especialistas, a última cartada da RIM para retomar um lugar de destaque entre as fabricantes de smartphones, já que em 2012 a empresa detinha apenas 4,6% do mercado, ficando bem distante das cinco maiores companhias do setor, que são a Samsung, Apple, Huawei, Sony e ZTE.

Veja as dicas: Como escolher o sistema operacional do smartphone

Principais novidades do sistema operacional BlackBerry 10

O sistema operacional permitirá o uso simultâneo de até 8 aplicativos e permitirá acessar sites em HTML 5 (Foto: Divulgação)

A empresa ainda mantém segredo sobre o sistema operacional BlackBerry 10, que será mostrado ao público durante o SuperBowl 2013, final do campeonato de futebol americano, que é o evento de maior audiência televisiva dos Estados Unidos, marcado para o dia 3 de fevereiro.

Porém, alguns detalhes já vazaram na imprensa especializada, dando conta de que essa nova versão terá um grande diferencial em relação aos concorrentes, que é a possibilidade de usar oito aplicativos ao mesmo tempo, algo que nem mesmo o iPhone 5 oferece.

Uma nova loja de aplicativos também faz parte do BlackBerry 10, disponibilizando filmes e músicas (Foto: Divulgação)

Além disso, o navegador da plataforma será baseado em HTML 5, tecnologia que permite bastante interatividade entre o internauta e o site visitado. Outra novidade diz respeito à reprodução de conteúdos em Flash, recurso que não acompanha os dispositivos da Apple.

Já a loja de aplicativos do BlackBerry 10 incluirá novos apps e um amplo catálogo de músicas, jogos e filmes para download e um aplicativo desenvolvido em parceria com a Visa, que permitirá usar o smartphone para pagamentos móveis.

O que vem por aí: Novidades de smartphones para 2013

Nova linha de smartphones BlackBerry

A BlackBerry vai lançar também uma nova linha de smartphones, que já rodam a versão atualizada do sistema operacional (Foto: Divulgação)

Juntamente com o sistema operacional BlackBerry 10, a RIM vai lançar uma nova linha de smartphones, os modelos BlackBerry Z10 e BlackBerry X10, equipados com a novidade e trazendo recursos como suporte a Wi-Fi e 4G, Bluetooth 4.0, câmera de alta resolução, tela Full HD e o tradicional teclado QWERTY da marca (em um dos modelos).

Fontes: Exame, Hoje em Dia e TechTudo


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL