Carros

Novo Civic 2012 – Fotos, Preços, Novidades


Uma das novidades mais esperadas no meio automotivo brasileiro, o Honda Civic 2012 (http://www4.honda.com.br/hondacivic2012/), foi apresentado oficialmente em São Paulo. A nona geração do carro japonês não traz grandes inovações exteriores em relação à versão anterior, 2011, e deve chegar ao mercado em janeiro do ano que vem.

O novo Civic está mais estável, mais high tech e menos esportivo. E a grande mudança aconteceu nos porta-malas que cresceram bastante e tiveram sua capacidade incrementada em 109 litros, passando dos 340 da versão anterior para 449 na atual.

A potência máxima do motor segue a mesma, 140 cavalos, assim como o torque não saiu dos 17,7 kgfm da versão anterior. Em compensação, o comportamento do motor foi equalizado, gerando ganho de potência com o uso da gasolina e economia na utilização do álcool.

Outra mudança é a diminuição em três centímetros da distância entre-eixos, passando de dois metros e setenta centímetros para dois metros e sessenta e sete centímetros.

O encurtamento no entre-eixos aliado à manutenção da potência do motor objetivam melhorar o comportamento do Civic em curvas e frenagens, proporcionando ao motorista uma experiência mais prazerosa e confortável ao dirigir o carro.

Novidades do Novo Civic 2012

As linhas de design também mudaram pouco em relação à versão anterior. O aspecto futurista do Civic foi mantido com a parte frontal seguindo a linha dos arcos formados pelo capô e pára-choque que dialogam com a grade e conjunto óptico do carro. O suave formato de onda no perfil do Civic também foi mantido para a versão 2012, mas agora com detalhes nas linhas arredondadas e refolhos mais visíveis, embora ainda sejam discretos. A parte traseira é a que sofreu mais modificações em relação ao design e, também, em função do maior porta-malas. A traseira do Civic 2012 perdeu aquele aspecto chapado, está mais arredondada e com as lanternas mais encorpadas.

Por dentro do Novo Civic 2012

Internamente, a diminuição do entre-eixos provocou muitas mudanças. O painel corta-fogo, assim como os bancos dianteiros, foram deslocados para a frente. O freio de mão foi recuado e agora se encontra entre os assentos dianteiros. E o painel principal adentrou ao console, criando uma sensação de cockpit de carro de corrida.

As colunas de direção também foram alteradas e agora estão mais finas, reforçando a idéia de um carro mais prazeroso para se guiar. E segundo a montadora japonesa (http://www.honda.com.br/Paginas/default.aspx), 95% das peças da carroceria e do chassi são novas.

Mas novidade mesmo diz respeito à interação motorista-carro. Como dissemos anteriormente, o novo Honda Civic está altamente high tech, com inovações e recursos tecnológicos que ajudarão muito o motorista na hora de guiar o modelo 2012.

Uma destas novidades é a central de informações I-Mid, responsável por integrar o computador de bordo do carro com o sistema check control e a câmera de ré.

Outra grande inovação que deve ter grandes resultados práticos é a adoção do Motion Adaptive, sistema de indução de movimento aplicado à direção elétrica que auxilia o motorista em situações de derrapagem. Quando o controle de estabilidade detecta que o carro saiu de frente ou de traseira, o sistema Motion Adaptive endurece o volante para o movimento no sentido errado e amacia a direção elétrica no sentido correto para a correção. O Motion Adaptive atua em sincronia com o sistema ESP – que age nos freios ABS – auxiliando na recuperação da trajetória correta.

Três versões chegam ao Mercado brasileiro LXS, LXL e EXS.

O Civic 2012 chega ao mercado brasileiro em três versões. O modelo básico LXS, o intermediário LXL, e o top de luxo EXS.

Mesmo a versão básica é bem equipada de fábrica e contém ar condicionado digital, direção elétrica, keyless, sistema I-Mid com tela de cinco polegadas, banco do motorista com regulagem de altura, freios ABS, volante multifuncional, aibags frontais, câmera de ré, câmbio de cinco marchas nas versões manual e automático, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, cruise control, bancos em veludo, rádio/CD/MP3 com quatro alto-falantes e trio elétrico (travas, vidros e retrovisores).

O modelo intermediário conta com todos os itens do LXS e mais repetidores nos retrovisores, sensor de luminosidade, forração em couro e sistema paddle shift para o caso do câmbio automático.

Já a versão top de linha, o EXS, conta com todos os itens do LXS e do LXL, e ainda incorpora sistema de navegação com tela touch scream de seis polegadas e meia, conexão Bluetooth, faróis de neblina, comando para celular no volante multifuncional, teto solar elétrico, airbags laterais e controle eletrônico de estabilidade com o já citado Motion Adaptive, o sistema de indução de movimento presente apenas na versão EXS que só contará com câmbios automáticos de cinco marchas. O câmbio manual estará presente apenas nos modelos LXS e LXL.

Os preços do Civic 2012 devem variar entre sessenta e sete mil reais, para a versão básica, e oitenta e sete mil reais para o top de linha. A Honda aposta na tecnologia e no bom custo/benefício para retomar a liderança dos sedãs médios no mercado brasileiro, liderança esta que foi perdida há dois anos para o Corolla, da também japonesa Toyota.

Ficha Técnica do Honda Civic 2012

Motor: Flex, dianteiro, transversal, 1.799 cm³, quatro cilindros em linha, comando simples no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Injeção multiponto sequencial.

Transmissão: Câmbio manual ou automático com cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração a partir da versão EXS que só conta com o câmbio automático.

Potência máxima: 139 cv e 140 cv a 6.500 mil rpm.

Torque máximo: 17,5 kgfm e 17,7 kgfm a 4.500 rpm.

Diâmetro e curso: 81 mm X 87,3 mm. Taxa de compressão: 10,6:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson. Traseira independente do tipo multilink. Oferece controle eletrônico de estabilidade na versão EXS.

Pneus: 205/55 R16.

Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.

Carroceria: Sedã em monobloco com quarto portas e cinco lugares. Com 4,52 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,45 m de altura e 2,67 m de distância entre-eixos. Tem airbags frontais de série e laterais na versão EXS.

Peso: 1.286 kg.

Capacidade do porta-malas: 449 litros.

Tanque de combustível: 57 litros.

Galeria de fotos do Novo Civic 2012

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *