Novas Regras para o Financiamento Estudantil (Fies)

PUBLICIDADE

Foram criadas novas regras para o Financiamento Estudantil (Fies) e uma delas que já foi anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) é que os estudantes poderão ser fiadores entre si. A criação de fiadores solidários vai funcionar como uma cooperativa de crédito e começa a ter validade no segundo semestre de 2008.Através dos fiadores solidários, que são os alunos que assinarão os contratos de empréstimo entre amigos, haverá mais possibilidade reduzir as dificuldades e os entraves na concessão de financiamento.

Novas Regras para o Financiamento Estudantil (Fies)

Essas novas regras fará com que o Fies fica articulado ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições particulares a estudantes de baixa renda. Com isso, se um estudante conseguir, por exemplo, uma bolsa parcial do ProUni de 50%, ele poderá financiar os outros 50% da mensalidade através do Fies. Ao articular os dois programas, de acordo com MEC, serve de incentivo as instituições a oferecer mais bolsas do que as exigidas pela lei do ProUni.

Outra mudança é em relação ao prazo de pagamento do Fies que foi estendido passando a ser corresponde a duas vezes o período de conclusão da graduação, ou seja, cursos de cinco anos, poderão ser pagos em dez, por exemplo. Em relação a taxa de juros do financiamento, esta foi reduzida, sendo maior a redução em carreiras consideradas prioritárias como por exemplo, as licenciaturas, pedagogia, normal superior e cursos de tecnologia.

PUBLICIDADE

Veja outras mudanças abaixo:

  • Teto da Renda Familiar

A nova renda limite será de 2,5 salários mínimos, diferentes de antes que era uma renda bruta de 20 salários mínimos. A justificativa da mudança é que o programa visa beneficiar famílias de baixa renda. Essa nova medida enquadra 90% das famílias brasileiras no novo modelo.

  • Cursos de Três Áreas com Prioridades

Para as áreas de engenharia, formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior) e saúde são prioridades. Os cursos são estratégicos para o desenvolvimento do país.

  • Cursos com Notas Altas Terão Prioridades

Os cursos com notas de 5 a 4 no Sistema de Avaliação da Educação Superior serão os de prioridade. Esses terão o financiamento do Sinaes.

  • As Três Regiões com Prioridade

Os alunos matriculados na região do Norte, Norteste e Centro Oeste (com excessão do Distrito Federal). Essa medida visa diminuir a desigualdade regionais.

  • Notas Mínimas para o ENEM

Os alunos que prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio precisarão de 450 pontos e a redação não poderá ser zerada. A medida visa aumentar no nível dos formados.

PUBLICIDADE
  • Universidades com Descontos para FIES

Estudantes que participam do FIES terão 5% de desconto nas univerisdades participantes.

Leia também:

5 Comentários

  • como devo proceder caso expire o prazo para comparecer ao banco.

  • gostaria de saber como me inscrever no fies,já que sou estudante em uma facudade particular,e estou encontrando dificuldades para continuar pagando as mensalidades.

  • Curso o 1º período de Enfermagem e gostaria de saber como faço para conseguir o financiamento do Fies e em que momento isso pode ser feito?

  • sou estudante de direito curso o 7 periodo em uma faculdade particular como eu faço pra mim inscrever no fies

  • Olá, queria muito fazer o vestibular no meio do ano, mas se eu passar como vou fazer para pagar sendo que o prouni é depois do enem? Então pensei posso tentar Fies e se eu conseguir bolsa do Prouni, posso cancelar?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.