Novas regras para crianças no carnaval 2016

PUBLICIDADE

Confira as novas regras para crianças no carnaval 2016. A 1º Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro determinou novas regras para garantir a segurança de menores de idade nos desfiles das escolas de samba da capital fluminense.

Novas regras para crianças no carnaval 2016. (Foto Ilustrativa)
Novas regras para crianças no carnaval 2016. (Foto Ilustrativa)

As novas exigências para a permanência de crianças no evento foram definidas em acordo com advogados, assistentes sociais e representantes das escolas de samba. O objetivo é que todos os menores se mantenham seguros durante os desfiles, ainda que não estejam participando de nenhuma ala, carro alegórico ou escola mirim.

Leia também: Carnaval 2016 no Brasil, datas e atrações

PUBLICIDADE

Novas regras para crianças no carnaval 2016

Veja quais são as novas regras para crianças no carnaval 2016:

Pulseira de identificação

Nenhum menor de 14 anos poderá permanecer no local sem que esteja identificado com uma pulseira ou crachá com o nome da criança, nome completo dos pais e telefone dos responsáveis.

Participação de crianças nos desfiles adultos e mirins

Para participar dos desfiles realizados para adultos na Marquês de Sapucaí, é preciso que a criança tenha no mínimo oito anos de idade. Já para os desfiles realizados por escolas de samba mirins, a idade é livre já que é um evento direcionado apenas para o público infantil, é preciso apenas autorização dos responsáveis.

Novas regras foram determinadas para garantir a segurança das crianças. (Foto Ilustrativa)
Novas regras foram determinadas para garantir a segurança das crianças. (Foto Ilustrativa)

Classificação de idade nos carros alegóricos

Só será permitida a permanência de crianças maiores de 12 anos nos carros alegóricos. A medida também serve para os responsáveis pela movimentação dos carros, não será aceita a participação de adolescentes na condução de carros alegóricos.

PUBLICIDADE

Idade permitida para assistir aos desfiles

O desfile de escolas mirins é de classificação livre, portanto, todos podem assistir. Já nos desfiles realizados para adultos a entrada de menores de 5 anos de idade não será permitida, além disso, menores de 14 anos só poderão entrar no evento acompanhados pelos pais ou outros responsáveis.

Veja também: Carnaval 2016 em Olinda

PUBLICIDADE

Horário de desfile das escolas mirins

As escolas mirins do Rio de Janeiro realizavam os desfiles das 16h00 até as 00h00, mas por conta do horário de verão, o sol forte no início do evento prejudicava a diversão das crianças na avenida e comprometia também a saúde das mesmas, devido ao calor intenso. Para melhorar as condições de desfile para as crianças, este ano, a apresentação mirim terá início às 18h00 e será encerrada às 02h00.

Autorização prévia

A criança só poderá participar do desfile com a autorização do responsável. (Foto Ilustrativa)
A criança só poderá participar do desfile com a autorização do responsável. (Foto Ilustrativa)

Todas as escolas devem solicitar alvará para que as crianças possam participar do evento, os responsáveis pela organização dos desfiles podem requerer o documento até as 18h00 do dia 05/02, na sexta-feira. A mesma regra vale para modificar o nome de crianças participantes nos desfiles, já que o número de imprevistos e desistências é grande, os responsáveis pelos menores e os organizadores poderão realizar a mudança até as 17h00 deste mesmo dia.

Leia mais: Carnaval 2016, data dos principais desfiles

PUBLICIDADE

As novas regras para crianças no carnaval 2016 auxiliam na segurança das crianças e dos adolescentes que participam deste grande evento. Ainda assim, oriente seu filho a se manter perto dos responsáveis ou a não se distanciar dos demais participantes do desfile. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre carnaval.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.