Search

Nota Fiscal Minas Gerais: NF Eletrônica Mineira

Google plus

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Nota Fiscal eletrônica – NF-e é um novo modelo de documento fiscal: modelo 55; de existência apenas digital cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital, que foi criado para substituir a nota fiscal modelos 1/1-A. A NF-e foi instituída pelo Ajuste SINIEF 07/2005. Os Protocolos ICMS 10/2007 e o 42/09 estabelecem a obrigatoriedade de utilização da NF-e a diversos setores da economia.

A Nota Fiscal Eletrônica tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico para a substituição da sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel que atualmente acoberta as operações com mercadorias entre empresas (modelos 1 e 1-A), reduzindo custos, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

Benefícios

O Projeto NF-e instituirá mudanças significativas no processo de emissão e gestão das informações fiscais, trazendo grandes benefícios para os contribuintes, para a sociedade e para as administrações tributárias:
Benefícios para o Contribuinte Vendedor (Emissor da NF-e)
Redução de custos de impressão;
Redução de custos de aquisição de papel;
Redução de custos de envio do documento fiscal;
Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais;
Simplificação de obrigações acessórias, como dispensa de AIDF;
Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira;
Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com clientes (B2B);

O conceito adotado trata a Nota Fiscal Eletrônica como um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação serviços, ocorrida entre as partes, e cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emissor (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pela Fazenda, do documento eletrônico, antes da ocorrência da

A emissão do documento eletrônico começou a ser efetuada nas cidades paulistas em outubro de 2007, um projeto recente que já demonstra resultados positivos para a economia de São Paulo. As pessoas cadastradas na Nota Fiscal Paulista contam com descontos na hora de pagar os impostos e 30% do ICMS é devolvido ao consumidor. Os estabelecimentos cadastrados também contam com vantagens, como a redução do tempo de armazenagem dos documentos fiscais.

As empresas paulistas que efetuam uma venda para consumidores de Minas Gerais, podem oferecer a emissão de nota fiscal eletrônica e através disso a pessoa que reside em Minas Gerais também tem liberdade para usufruir do benefício (tendo ela cadastro). As chances de o programa ser lançado em Minas Gerais aumentaram depois que Alagoas inovou com a “Nota Fiscal Alagoana”.

A Nota Fiscal Eletrônica em Minas Gerais, seguindo os moldes do programa paulista, promete inovar a economia em todos os sentidos. Os consumidores que futuramente efetuarem o cadastro da nota fiscal mineira serão beneficiados com um acúmulo de pontos que depois resultarão em crédito para o pagamento do IPVA.

Enquanto o documento eletrônico não é lançado em Minas Gerais, é importante que os mineiros conheçam o funcionamento da nota fiscal, o seu sistema de consultas online e o uso dos pontos acumulados. O NF-e já existe no estado, mas o objetivo é criar um programa personalizado que regule a circulação de mercadorias no território mineiro.

A NF-e de caráter nacional passou a ser obrigatória em Minas Gerais, mas os estabelecimentos ainda estão em estágio de adaptação. Com essa nova medida, o Cupom Fiscal eletrônico vai diminuir o gasto com impressão e melhorar o processo de transação comercial. Encontre outras informações acessando o site da Secretaria de Estado da Fazenda MG.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top