Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Nota Fiscal Bahia: NF-e Baiana SEFAZ BA

A NF-e Bahia é um documento eletrônico emitido para acabar com a sonegação de impostos.

A Nota Fiscal Bahia, também conhecida como NF-e Baiana, é projeto que se consolidou no estado da Bahia. A iniciativa não tem tantas vantagens como o programa paulista, mas promete tornar a compra e venda de mercadorias muito mais segura nas cidades baianas.

A Bahia agora conta com o sistema de nota fiscal eletrônica. (Foto Ilustrativa)

A Bahia agora conta com o sistema de nota fiscal eletrônica. (Foto Ilustrativa)

A tecnologia de nota fiscal eletrônica já existe há alguns anos, com o objetivo de simplificar a vida de estabelecimentos e clientes. O documento, que antes era emitido na forma de um papel, agora simplesmente é computadorizado, ou seja, possui uma versão digital.

A nota fiscal eletrônica demorou para ser implantada de vez na Bahia, enquanto que em outros estados o documento digital já vale há bastante tempo. O projeto decolou mesmo a partir de março de 2015.

Tudo sobre a nota fiscal Bahia

A partir de março de 2015, os consumidores baianos começaram a contar com a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Dessa forma, a tradicional nota física (em papel) deixou de ser gerada pelos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

As empresas tiveram até dezembro de 2015 para se adaptar ao novo sistema de emissão de notas.

Como funciona a NF-e Baiana SEFAZ BA?

O sistema facilita o armazenamento de documentos fiscais. (Foto Ilustrativa)

O sistema facilita o armazenamento de documentos fiscais. (Foto Ilustrativa)

A nota fiscal eletrônica, que já está em vigor em todo o estado da Bahia, não tem a mesma proposta da Nota Fiscal Salvador. O sistema não devolve parte dos impostos pagos pelo cidadão, mas sim oferece mais praticidade e segurança no armazenamento de dados fiscais.

Quais são as vantagens da NF-e BA?

Após adquirir um produto ou contratar um serviço, o consumidor deve solicitar a nota fiscal eletrônica. Dessa forma, ele receberá o documento digital através do e-mail, algo que facilita o armazenamento em meio eletrônico. Assim é possível guardar o comprovante no computador, tablet ou smartphone.

As vantagens da NF-e BA também se estendem para os empresários. A nova tecnologia reduz consideravelmente o gasto com a emissão de papel. Vale lembrar que o equipamento que emite cupom fiscal custa de R$ 2 mil a R$4 mil reais.

Os consumidores não recebem recompensa. (Foto Ilustrativa)

Os consumidores não recebem recompensa em dinheiro. (Foto Ilustrativa)

A Secretaria da Fazenda da Bahia não tem como trabalhar em cima de uma política de recompensas, por isso criou campanhas educativas para estimular a nota fiscal eletrônica na Bahia. O objetivo é alertar os males causados pela sonegação e o quanto o tributo pago é importante para a manutenção do estado.

Se você ainda tem dúvidas sobre a Nota Fiscal da Bahia, então acesse o site oficial da SEFAZ-BA e veja mais informações. O contribuinte também pode utilizar os serviços online para consultas e cadastro.

 


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL