Menu

Serviços

Atualizado em 5 de julho de 2012, às 11:20 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Normas de trânsito para ciclistas

Você, ciclista, respeite as normas de trânsito para andar com segurança e tranquilidade pela cidade.
480242 Normas de trânsito para ciclistas 1 Normas de trânsito para ciclistasMuita gente tem trocado os carros pelas bicicletas nas grandes cidades. (Foto: Divulgação)

A cada ano, aumenta o número de bicicletas nas grandes avenidas das cidades. Isso acontece porque muita gente aderiu andar sobre duas rodas para chegar mais rápido ao trabalho e também para se exercitar. Entretanto, não é pela falta de motor que não existam regras para as bicicletas. Sendo assim, para andar de modo seguro nas cidades, conheça as normas de trânsito para ciclistas.

E se a sua bicicleta precisa de reparos, leia: Peças para Bicicletas – Onde Comprar.

Onde Andar

De acordo com os artigos 58 e 59 do Código de Trânsito Brasileiro, os ciclistas devem rodar somente nas bordas das pistas, tendo preferência sobre os veículos automotores. No entanto, se houver ciclovia ou ciclofaixa, estas precisarão ser usadas, mesmo na contramão. Se houver sinalização, as bicicletas também podem transitar pelas calçadas.

Os ciclistas não devem andar em vias de trânsito rápido ou em rodovias, a não ser que haja acostamento ou faixas de rolamento próprias.

480242 Normas de trânsito para ciclistas 2 Normas de trânsito para ciclistasNas ciclovias, os ciclistas também podem andar na contramão. (Foto: Divulgação)

Velocidade

Os limites máximos a serem alcançados pelos ciclistas são os mesmos estabelecidos para outros veículos.

Normas Básicas

As normas básicas de trânsito para ciclistas são: não circular em calçadas a não ser que haja sinalização, não conduzir a bicicleta de modo agressivo, não estacionar a bicicleta na ciclovia ou ciclofaixa, guardar uma distância lateral de um metro e meio ao passar ou ultrapassar outra bicicleta e reduzir a velocidade a fim de promover a segurança do trânsito ao ultrapassar outro ciclista.

Normas de Segurança do Ciclista

E para manter a sua segurança, há normas para garanti-la: não fazer malabarismo nas ruas e avenidas, não se equilibrar sobre uma roda só e não circular sem as mãos no guidão, a não ser para indicar manobras.

Normas para Cargas

Mesmo com pouco espaço, alguns ciclistas carregam cargas em suas bicicletas. Por isso, as normas são claras: não transportar cargas incompatíveis com as suas especificações, não transportar passageiros fora da garupa ou de assento especial e não transportar crianças que não tenham condições de cuidar de sua própria segurança.

Equipamentos Obrigatórios

Para a sua segurança no trânsito, há equipamentos obrigatórios para os ciclistas. São eles: freios, espelho retrovisor do lado esquerdo, campainha, retro-refletores na dianteira (brancos ou amarelos), na traseira (vermelho), nas laterais e nos pedais (qualquer cor).

Bicicletas para a Prática de Esportes

Já no caso das bicicletas esportivas, as normas são diferentes, não precisando de espelho retrovisor nem de campainha. Além disso, quando em competições permitidas pelas autoridades de trânsito, os atletas de mountin bike, down Hill, free style, competição olímpica e pan-americana, competição em avenida, estada e velódromo não precisam respeitar a velocidade e a condução agressiva.

480242 Normas de trânsito para ciclistas 3 Normas de trânsito para ciclistasEm competições, as normas podem ser quebradas. (Foto: Divulgação)

Você que trocou o carro pela bicicleta na hora de trabalhar ou de ir a algum lugar da sua cidade, seja consciente, respeitando as normas de trânsito para ciclistas. Assim, você evita acidentes e tem uma caminhada segura e tranquila.

Mas se você prefere andar em trilhas, leia: Bicicleta para Trilha – Preços, Modelos.