Menu

Bem Estar

Atualizado em 21 de novembro de 2014, às 16:15 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Nobuck, como limpar

O Mundo das Tribos decidiu compartilhar algumas dicas de como limpar nobuck. Conheça formas simples para realizar esta limpeza.

Existem diversos tipos de couro e cada um tem suas particularidades. Os sintéticos, embora tenham durabilidade menor, acabam oferecendo certa facilidade quanto aos cuidados, principalmente no que diz respeito à limpeza. Já os couros legítimos duram muito mais tempo, mas exigem técnicas de limpeza e armazenamento específicos. Como estes couros são naturais, possuem algumas caraterísticas próprias da pele do animal de onde eles vêm. Por isso, água e outras substâncias geralmente mancham ou estragam de outras formas estes materiais, com muita facilidade. Os tipos de couro mais delicados são a camurça e o nobuck. São materiais que estão super em alta, tanto em calçados, quanto em bolsas, carteiras, cintos e até móveis. Para limpar nobuck, são necessários alguns cuidados.

497599 Nobuck como limpar.1 Nobuck, como limparCalçado em nobuck azul (Foto: Divulgação)

Os artigos em nobuck, tal como os de camurça, são bastante suscetíveis a riscos ou manchas, especialmente os sapatos. Atualmente, este tipo de couro tem feito muito sucesso entre as mulheres, que estão usando bastantes calçados e bolsas em nobuck. Muitas vezes, quando aparece uma sujeirinha, não se sabe bem como retirá-la, deste tipo de couro. Pensando nisso, o Mundo das Tribos decidiu compartilhar algumas dicas de como limpar nobuck. Assim, se alguma emergência exigir tal limpeza, será possível fazê-la, de forma correta, evitando que o nobuck se estrague ainda mais.

Limpeza de nobuck com borracha e escova

497599 Nobuck como limpar.2 Nobuck, como limparCalçado em nobuck branco (Foto: Divulgação)

Se o produto for fabricado em nobuck branco ou bege clarinho, uma boa forma de limpá-lo é usando uma simples borracha branca. É aquela conhecida borrachinha escolar. Para limpar o nobuck, deve-se esfregar esta borracha, no couro, da mesma forma usada para apagar coisas, no papel. É bem simples e ajuda muito na conservação do artigo. No entanto, se o material for nobuck escuro, a borracha não é indicada, pois deixa marcas brancas no couro.

Quando as manchas no nobuck escuro são provenientes de lama, o mais indicado é o seguinte: esperar que o nobuck seque, naturalmente, à sombra (couros nunca devem secar ao sol). Em seguida, com uma escova de cerdas firmes (pode ser até mesmo uma escova de dente), deve-se esfregar o couro, retirando a lama seca.

Limpar nobuck com condicionador de cabelos

497599 Nobuck como limpar.3 Nobuck, como limparSofá em nobuck preto (Foto: Divulgação)

Veja como usar couro na decoração: Couro na decoração: ideias, fotos

Esta é uma forma de limpar o nobuck e, ao mesmo tempo, hidratá-lo. Deve-se misturar um pouco de condicionador branco e água. A pasta não pode ficar muito úmida. Em seguida, aplicar em toda a superfície do material. Deixar agir durante alguns minutos e, então, retirar o hidratante com um pano úmido. Este pano deve ser molhado e fortemente torcido. Após a primeira retirada do condicionador, se for necessário, deve-se lavar o pano e repetir a operação, até que todo o creme tenha sido retirado. Após, basta deixar o nobuck secar, à sombra.

497599 Nobuck como limpar.4 Nobuck, como limparBolsa em nobuck marrom (Foto: Divulgação)

Estas são algumas das formas caseiras de limpar nobuck. Existem, no entanto, produtos específicos de limpeza, para cada tipo de couro, como impermeabilizantes de nobuck e camurça ou sprays que tiram manchas. Basta procurar em lojas de calçados e, facilmente, pode-se encontrar tais limpadores de couro.

Saiba como cuidar de camurça: Sapatos de camurça: como cuidar

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.