Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > NIT INSS Consulta

Aprenda a descobrir o seu NIT e realize consultas a esse número através da internet.
4 5 Votos 4 - Votar

NIT INSS Consulta é um serviço que facilita a vida dos pensionistas e aposentados da Previdência Social. Através desse número de inscrição, é possível obter informações detalhadas sobre os pagamentos e valores acumulados. As consultas pela internet acontecem no ambiente virtual do Dataprev.

47646 NIT INSS Consulta 1 NIT INSS Consulta NIT INSS Consulta (Foto Ilustrativa)

Para acessar o NIT INSS Consulta é preciso acessar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que é responsável por receber as contribuições dos trabalhadores, um dinheiro que permite a aposentadoria e outros benefícios previdenciários quando solicitados. Para ter direito a todas as vantagens do INSS, o contribuinte precisa estar em dia com as parcelas.

Leia mais informações sobre: Inss Dataprev – Consulta Extratos de Pagamentos (Benefícios, Requerimentos)

NIT INSS Consulta

O NIT é o Número de identificação do Trabalhador perante a Previdência Social. Ele poderá ser o número de inscrição no:

I – INSS;

II – Programa de Integração Social – PIS;

III – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP;

IV – Sistema Único de Saúde – SUS.

O NIT permite ao cidadão consultar os valores do PIS/PASEP pela internet. Para fazer consultas online NIT INSS na plataforma Dataprev, primeiro o contribuinte precisa informar na página o número que correspondente a sua inscrição, com base nesse dado a Previdência Social vai gerar as informações. A sistematização é segura e evita as consultas automatizadas.

Como consultar o NIT INSS pela internet?

47646 NIT INSS Consulta 3 NIT INSS Consulta A consulta pode ser realizada facilmente pelo site do Dataprev (Foto Ilustrativa)

Caso o contribuinte tenha esquecido o NIT, é possível tomar conhecimento através do site oficial do Dataprev ou falando com a central de atendimento do INSS pelo telefone 153.

Descubra o número do NIT preenchendo o formulário do Dataprev (Clique aqui) com os dados pessoais que permitem ao sistema verificar a situação cadastral do contribuinte. O procedimento para descobrir o número é rápido e seguro.

Com os números em mãos

Caso você já tenha o número do NIT em mãos, utilize o serviço de consulta online integrada às informações do trabalhador clicando aqui. Nesse sítio, é possível obter detalhes sobre os benefícios, contribuições e remunerações.

47646 NIT INSS Consulta 4 NIT INSS Consulta Página de consulta online integrada às informações do trabalhador. (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Como consultar Pis/Pasep/Nit pela internet

Além do NIT INSS Consulta, vale a pena conhecer os demais serviços do Dataprev e as questões previdenciárias podem ser resolvidas na internet. A Previdência Social inovou para facilitar a vida de todos os contribuintes brasileiros.

Sobre o INSS

Cabe ao INSS fazer a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, trabalhando junto com o Dataprev para o armazenamento de dados dos contribuintes. O sistema recebeu melhorias nos últimos anos, se mostrando capaz de processar os requerimentos com maior agilidade.

A contribuição do INSS varia de acordo com a faixa salarial e alíquota, podendo estar sujeita a ajustes a cada ano. Constituem a galeria de serviços da Previdência Social: aposentadoria (por idade, invalidez, tempo de contribuição), auxílio (doença, acidente, reclusão) e salário (família, maternidade). Os dados são armazenados no sistema de acordo com o cadastro nacional de informações sociais.

47646 NIT INSS Consulta 2 NIT INSS Consulta Utilize outros serviços online do Dataprev (Foto Ilustrativa)

O CNIS contém as informações cadastrais de cada contribuinte, ressaltando os vínculos empregatícios. O cadastramento é uma forma segura de compor o banco de dados Dataprev, diminuindo o número de fraudes e reduzindo uma série de custos.

Leia mais informações sobre: Como fazer para descobrir número Pis Pasep Nit pela internet ?

Você conseguiu utilizar o NIT INSS Consulta? Tem alguma dúvida sobre os serviços online? Deixe um comentário.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL