Menu

Saúde

Atualizado em 28 de agosto de 2012, às 7:59 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mutirão para cirurgia de catarata 2012

O Ministério da Saúde está promovendo um mutirão em todo o país com o objetivo de realizar cirurgias gratuitas de catarata e acabar com as extensas filas do SUS.

As pessoas que estão procurando uma oportunidade para fazer a cirurgia de catarata devem contar com o Mutirão organizado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo beneficiar vários brasileiros que sofrem da doença ocular, tornando possível a realização de cirurgias de forma mais prática, rápida e segura.

507216 Mutirão para cirurgia de catarata 2012 Mutirão para cirurgia de catarata 2012O Ministério da Saúde está investindo em um mutirão de cirurgias de catarata. (Foto:Divulgação)

Cirurgias gratuitas de catarata através do mutirão

O mutirão para cirurgia de catarata 2012 teve início na última sexta-feira (24). A ação está acontecendo primeiramente em municípios de extrema pobreza, como Serrinha (BA), Montes Claros (MG), Pombal (PB) e Rio Branco (AC). Até o final do mutirão, o Ministério da Saúde espera 2.110 cirurgias.

Embora o SUS (Sistema Único de Saúde) ofereça o procedimento cirúrgico gratuitamente, o mutirão pretende acabar com as filas de espera e ampliar o atendimento às pessoas que buscam uma cura para a catarata.

Saiba mais: Cirurgia de Catarata pelo SUS

Para que a iniciativa fosse possível nos municípios selecionados, o Ministério da Saúde apostou em um investimento de R$ 650 milhões. Em comparação com a verba empregada em 2011 para a mesma ação, o crescimento foi de 86%. Do valor empregado, R$ 230 milhões são destinados à realização de cirurgias.

507216 Mutirão para cirurgia de catarata 2012 1 Mutirão para cirurgia de catarata 2012A verba empregada no mutirão é de 86% a mais, em comparação a 2011. (Foto:Divulgação)

O SUS realizou 216 mil cirurgias gratuitas de catarata até junho de 2012. Com o mutirão, estimasse que 432 mil novos procedimentos cirúrgicos serão realizados em todo país para acabar com as filas do Sistema Único de Saúde.

O mutirão de cirurgia de catarata continua crescendo com o passar dos anos. Em 2011, foram realizadas 426.567 intervenções cirúrgicas, um aumento de 22% em comparação a 2010, quando foram feitas 348.386.

Os portadores de catarata serão submetidos a uma triagem através do mutirão, passando por vários exames para depois realizar a cirurgia. Em casos de problemas no pós-cirúrgico, haverá encaminhamento do paciente para o serviço de saúde pública.

O Ministério da Saúde também está cedendo recursos para outros procedimentos, como tratamento de varizes, cirurgias ortopédicas e atendimento nas áreas de urologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.

Saiba mais sobre a catarata

507216 Mutirão para cirurgia de catarata 2012 2 Mutirão para cirurgia de catarata 2012A cirurgia tem como objetivo eliminar a opacidade do cristalino. (Foto:Divulgação)

A catarata é uma lesão ocular que afeta a visão lentamente, afinal, o cristalino (lente natural dos olhos) torna-se opaco e não permeável à luz. Com os raios luminosos não chegando adequadamente à retina, os portadores da doença são incapazes de enxergar direito. Normalmente a opacidade dos olhos acontece depois dos 60 anos de idade, causando sensibilidade à claridade, visão dupla e perda da intensidade das cores.

A cirurgia de catarata é um procedimento simples, que foi aprimorado ao longo dos anos. Antigamente o paciente ficava internado por alguns dias em um quarto escuro de hospital, mas agora ele já pode voltar para casa tranquilamente após a operação. A recuperação leva em torno de duas semanas.

Veja também: Cirurgias gratuitas de catarata 2012: inscrições

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.