Mutirão para cirurgia de catarata 2012

PUBLICIDADE

As pessoas que estão procurando uma oportunidade para fazer a cirurgia de catarata devem contar com o Mutirão organizado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo beneficiar vários brasileiros que sofrem da doença ocular, tornando possível a realização de cirurgias de forma mais prática, rápida e segura.

O Ministério da Saúde está investindo em um mutirão de cirurgias de catarata. (Foto:Divulgação)

Cirurgias gratuitas de catarata através do mutirão

O mutirão para cirurgia de catarata 2012 teve início na última sexta-feira (24). A ação está acontecendo primeiramente em municípios de extrema pobreza, como Serrinha (BA), Montes Claros (MG), Pombal (PB) e Rio Branco (AC). Até o final do mutirão, o Ministério da Saúde espera 2.110 cirurgias.

Embora o SUS (Sistema Único de Saúde) ofereça o procedimento cirúrgico gratuitamente, o mutirão pretende acabar com as filas de espera e ampliar o atendimento às pessoas que buscam uma cura para a catarata.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Cirurgia de Catarata pelo SUS

Para que a iniciativa fosse possível nos municípios selecionados, o Ministério da Saúde apostou em um investimento de R$ 650 milhões. Em comparação com a verba empregada em 2011 para a mesma ação, o crescimento foi de 86%. Do valor empregado, R$ 230 milhões são destinados à realização de cirurgias.

A verba empregada no mutirão é de 86% a mais, em comparação a 2011. (Foto:Divulgação)

O SUS realizou 216 mil cirurgias gratuitas de catarata até junho de 2012. Com o mutirão, estimasse que 432 mil novos procedimentos cirúrgicos serão realizados em todo país para acabar com as filas do Sistema Único de Saúde.

O mutirão de cirurgia de catarata continua crescendo com o passar dos anos. Em 2011, foram realizadas 426.567 intervenções cirúrgicas, um aumento de 22% em comparação a 2010, quando foram feitas 348.386.

PUBLICIDADE

Os portadores de catarata serão submetidos a uma triagem através do mutirão, passando por vários exames para depois realizar a cirurgia. Em casos de problemas no pós-cirúrgico, haverá encaminhamento do paciente para o serviço de saúde pública.

O Ministério da Saúde também está cedendo recursos para outros procedimentos, como tratamento de varizes, cirurgias ortopédicas e atendimento nas áreas de urologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.

PUBLICIDADE

Saiba mais sobre a catarata

A cirurgia tem como objetivo eliminar a opacidade do cristalino. (Foto:Divulgação)

A catarata é uma lesão ocular que afeta a visão lentamente, afinal, o cristalino (lente natural dos olhos) torna-se opaco e não permeável à luz. Com os raios luminosos não chegando adequadamente à retina, os portadores da doença são incapazes de enxergar direito. Normalmente a opacidade dos olhos acontece depois dos 60 anos de idade, causando sensibilidade à claridade, visão dupla e perda da intensidade das cores.

A cirurgia de catarata é um procedimento simples, que foi aprimorado ao longo dos anos. Antigamente o paciente ficava internado por alguns dias em um quarto escuro de hospital, mas agora ele já pode voltar para casa tranquilamente após a operação. A recuperação leva em torno de duas semanas.

Veja também: Cirurgias gratuitas de catarata 2012: inscrições

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.