Cursos

Mussarela ou Muçarela: Qual é a forma correta?

Por Redacao

 

 

Qual a grafia correta? “Mussarela” ou Muçarela? Realmente isso é uma duvida muito comum no Brasil. Mas, antes de começarmos a explicar a forma correta, vamos entender a origem da palavra.

A “mussarela” (em italiano mozzarella) que é uma variedade de queijo de origem italiana (comuna de Aversa), assim como o queijo prato, diferencia-se de outros queijos por ser um queijo filado.

Embora a origem da palavra seja italiana, conforme o local onde é fabricado, tem nomenclatura diferenciada. No Brasil, por exemplo, mesmo sendo popularmente grafado como mussarela, você vai encontrar nos dicionários como “muçarela” (Houaiss, Michaelis) ou “mozarela”. Existe, entretanto, divergências entre os acadêmicos e os dicionaristas acerca da sua correta grafia em língua portuguesa.

Nos Estados Unidos da América este queijo é conhecido simplesmente como pizza cheese.

Originalmente era produzido apenas a partir de leite de búfala, mas atualmente, por ser muito utilizado na culinária mundial, também é produzido a partir do leite de vaca.

No Brasil, onde este queijo é muito consumido, a sua técnica de fabricação é diferenciada, o que acarreta variações em sua composição. Por ser geralmente fabricado com leite cru, isso o impede de ser padronizado no país.

Na Itália, escreve-se “mozzarella“, com dois “z”. É por isso que os principais dicionários (Aurélio e Houaiss) e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), ambos prescreve a grafia “muçarela“, com “ç”.

Portando por mais estranho que isso pareça para você a forma “errada” segundo os dicionários mencionados, é justamente a que a maioria das pessoas estão acostumadas a escrever: “mussarela”.

Como explicar isso? Não é difícil, em algum momento ao espalhar essa iguaria da Italia no Brasil afora, alguém possivelmente não conhecia a regra de que o duplo “z” italiano vira “ç” quando traduzido para português e acabaram escrevendo “mussarela” (com “SS”).
E assim foi crescendo, os que não sabiam da regra com certeza também passaram a escreger “mussarela”, e assim foi popularizada a grafia com dois “ss”.

No Dicionário da Academia Brasileira de Letras, que é a autoridade oficial para o português do Brasil, constam as formas mozarela, muçarela e muzarela.

Bom sendo assim, depois de tantas comparações, pode afirmar que a grafia correta é muçarela, ou seja, você pode sim escrever desse modo, mas hoje em dia como isso é pouco conhecido, se você escrever “muçarela” (forma correta) você poderá encontrar pessoas que talvez critique ou mesmo achem que você está errado. Mas, cabe a você decidir a forma que irá escrever, pois certamente para a grande maioria, o errado é ele, apesar de a ortografia oficial dizer o contrário.

Diante da situação, o que fazer?

Ignorar a regra e escrever “mussarela” conforme a maioria? Ou acatar a prescrição da norma e escrever “muçarela”?

Se você optar por escrever da forma correta, uma dica que podemos lhe dar é a seguinte, coloque uma pequena observação no rodapé sobre fonte correta da escrita.

Ex: “Promoção Muçarela:  R$ 8,99 Kg.
(Muçarela – grafia correta. Fonte Aurélio)

OBS: Colocar menor no rodapé.

Uma coisa é certa, se todos começarem a usar a grafia de forma correta, com certeza chegará o dia onde, pelo menos a maioria conhecerão a forma correta de escrever.

E uma grande verdade para todos, é que uma Pizza, tortas ou pratos com muita muçarela realmente é um delirio em nosso paladar, afinal quem não gosta de uma boa muçarela derretida seja no pão ou em pratos especiais!


Recomendado para você
Comentários
  1. Pizzaria La Carmelita Centro RJ disse:

    Estamos postando em nossa fanpage, excelente artigo. Vamos mudar até nosso cardápio. rs

    abraços,

    La Carmelita

  2. jaci disse:

    agora eu aprendi como se pede uma pizza de muçarela..

  3. Rita De Cássia disse:

    Meu futuro sogro tem uma fábrica de MUÇARELA ,irei comentar com ele,pois o rótulo traz MUSSARELA.

  4. Miguel disse:

    Obrigado, por dirimir minha dúvida, agora sei a grafia correta. Vamos pssar para adiante.
    Abçs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *