Museu da Língua Portuguesa 2011

PUBLICIDADE

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado no dia 21 de março de 2006 na cidade de São Paulo, e desde essa data até os dias de hoje, já recebeu mais de 1.600.000 de visitantes, sendo assim considerado um dos museus mais visitados da América do Sul. O projeto da obra teve um investimento alto, e contou com uma equipe de criação e pesquisa composta por mais de trinta profissionais qualificados. O Museu da Língua Portuguesa surgiu no intuito da valorização e difusão do nosso idioma, iniciativa da unidade da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo administrada, por força de um contrato de gestão, pela Organização Social de Cultura “Amigos da Casa das Rosas da Língua e Literatura – POIESIS, por isso apresenta uma forma diferenciada das demais do mundo, exclusiva, com tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Apesar de ser um ambiente de conhecimento e lazer, o museu vem com seus principais objetivos como forma de crescer ainda mais a valorização de nossa língua, seriam eles: Mostrar nossa língua como elemento fundamental e fundador de nossa cultura; valorizar a língua a partir de suas origens, histórias e influências sofridas; aproximar o cidadão de sua língua de nascença, e mostrar que ele é o agente fundador da própria; Valorizar nossa cultura brasileira; Favorecer intercâmbio em diversos países de Língua Portuguesa; Oferecer cursos, palestras entre outros incentivos sobre a Língua Portuguesa e por fim, realizar exposições temporárias sobre temas relacionados à nossa língua e suas áreas de influência.

 

PUBLICIDADE

Além de ser um espaço expositivo, comum de todo museu, o outro diferencial deste são as ações desenvolvidas como forma de aproximação e interação do público. A primeira delas são as apresentações de contadores de histórias e pequenos espetáculos teatrais e musicais gratuitas de finais de semana para o público infanto-juvenil. Outra ação são os cursos gratuitos que o museu oferece como “ciclos de leitura”, “oficina de escrita” e “cursos de capacitação para contadores de histórias” realizadas por coordenadores profissionais exclusivos do museu. E por último, palestras e seminários fecham a grade semanal de ações realizadas pelo museu, também gratuitos, esta como as outras duas ações possuem programação atualizada no site, onde você poderá se informar sobre dias e horas certos.

 Este maravilhoso projeto conta com o apoio e patrocínio de várias empresas e entidades, além da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, está na lista: IBM, Petrobrás, TV Globo, Empresa Brasileira de Correios, Instituto Vivo, BNDES, Votorantim, Eletropaulo, Fundação Calouste Gulbenkian, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Fundação Roberto Marinho que vem investindo deste o projeto do museu, em 2002.

 

O site oficial  do museu é completo de informações e notícias atualizadas acerca da programação do espaço. Com toda essa bela estrutura é de se esperar que o público se sinta atraído a visitar um espaço tão valorizador acerca de nossa língua, que até anos atrás sofreu várias mudanças. Obter cultura é o direito e por que não obrigação de cada cidadão? Nascemos e aprendemos com ela de costume, simplesmente porque nosso pais e familiares nos ensinaram, mas é mais interessante valorizar lugares como o Museu de Língua Portuguesa que com toda sua tecnologia nos faz interagir completamente com o ambiente e o que está sendo proposto para nós lá: O relacionamento e aproximação da verdadeira história de nossa Língua Portuguesa.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.