Menu

Turismo

Atualizado em 25 de julho de 2011, às 14:50 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Museu Biológico Instituto Butantan

Museu Biologico Instituto Butantan Museu Biológico Instituto Butantan

Um dos lugares de mais importância medicinal, e até mesmo turística do Estado de São Paulo, sem dúvida é o Instituto Butantan. Em média 93% das vacinas produzidas no Brasil vieram daqui, entre elas a vacina contra a difteria, contra tétano, coqueluche, hepatite B e influenza sazonal e H1N1. Aqui desenvolve-se um trabalho sério e voltado à saúde.

Na verdade, o Instituto Butantan realiza diversas funções. Além da produção de vacinas e soros para usos específicos, ele também realiza missões científicas dentro e fora do Brasil através da Organização Mundial e Panamericana de Saúde, da Unicef e da ONU. Está sempre disposto a oferecer ajuda no combate contra surtos epidêmicos.

O Instituto também oferece cursos e estágios para aperfeiçoamento aos técnicos do Butantan ou para demais instituições. Além de tudo isso, possui também uma grande e rica área verde, com cerca de 80 hectares, recebendo mais de 300 mil pessoas por ano apenas. A sua principal meta é a seguinte: ”Desenvolver pesquisas e produtos que contribuam para o acesso a saúde, compartilhando conhecimento com a sociedade”.

Dentro da área de visitas e turismo do local, existem muitas atrações como o parque, o Museu Biológico, o Museu de Microbiologia, o Museu Histórico, o Museu Emílio Ribas e o Serpentário. O primeiro a ser inaugurado foi o Museu Biológico, sendo o mais visitado. Trata-se de uma exposição viva e por isso chama até mesmo a atenção internacional, ocasionalmente. Sua coleção de animais teve início no começo do século XX e apresenta cobras, aranhas, iguanas e escorpiões. A cada ano que se passa, o acervo fica maior com as novas descobertas.

Museu Biologico Instituto Butantan2 Museu Biológico Instituto Butantan

Há pouco tempo, o Museu Biológico ganhou um berçário para as serpentes com o principal intuito de desmistificá-las, além de proorcionar interação com o público. Escolas costumam frequentemente organizar passeios para o Instituto Butantan, em especial no Museu Biológico, com a intenção de mostrar outras vidas para as crianças, ao vivo e em cores.

Para estes passeios, também é possível visitar a oficina de animais perigosos. Aqui, todas as informações sobre tais animais são divulgadas, não só para os estudantes, mas também para os visitantes internacionais. Dessa forma, aqueles que participam ficam incentivados a pensar e refletir sobre o nível do perigo que um animal pode representar de acordo com o que lhe foi passado na oficina.

Museu Biologico Instituto Butantan1 Museu Biológico Instituto Butantan

Na verdade, a verdadeira intenção é acabar com as crenças antigas sem grandes fundamentos em relação a alguns animais, buscando assim uma melhor relação homem-animal. Nesta oficina são usados serpentes e insetos vivos e toda a explicação detalhada sobre o animal é dada.

O Museu Biológico é um lugar que vale a pena visitar com a família. Não é preciso ser nenhum especialista em animais ou vacinas para se ter algum interesse ou se situar em meio a tanta informação. É sempre uma ótima experiência, além de todo o ensinamento que é dado para uma harmonia entre o homem e os supostos animais “perigosos”. E isso é só uma parte do Instituto Butantan, tem muito mais para descobrir. Visite o site oficial, e saiba mais sobre o que ele oferece.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.