Musculação reduz risco de diabetes tipo 2

PUBLICIDADE

O diabetes tipo 2 é uma doença que está diretamente associada ao excesso de peso. Desta forma, os indivíduos que praticam exercícios físicos regularmente conseguem deixar o corpo mais saudável e, em consequência, não se tornam diabéticos.

A musculação é uma aliada contra o diabetes tipo 2. (Foto:Divulgação)

De acordo com um estudo recente, o diabetes tipo 2 não é combatido apenas com exercícios aeróbicos, como correr, nadar e caminhar, mas também pode ser prevenido através de treino com pesos.

Saiba mais: Caminhada pode colaborar para evitar diabetes tipo 2

PUBLICIDADE

Fazer musculação é uma forma de prevenir diabetes tipo 2

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que os exercícios de musculação são capazes de reduzir os riscos de diabetes do tipo 2, independente das atividades aeróbicas. Os resultados deste trabalho foram divulgados no periódico Archives of Internal Medicine recentemente.

Para chegar à conclusão de que a musculação reduz as chances de diabetes tipo 2, os pesquisadores acompanharam 32 mil homens ao longo de 18 anos. Durante este período, a pesquisa procurou analisar características como frequência de atividade física, vícios (tabagismo e alcoolismo), hábitos alimentares, sedentarismo e casos de diabetes na família.

O fortalecimento muscular pode substituir atividades aeróbicas na prevenção. (Foto:Divulgação)

Dos participantes da pesquisa norte-americana, 2.278 apresentaram o diagnóstico da Diabetes tipo 2. Entretanto, os autores do trabalho descobriram que a prática de musculação durante 150 minutos por semana é capaz de reduzir em até 34% o risco de desenvolver a doença crônica, em comparação com as pessoas que não praticam qualquer exercício físico. Os benefícios foram constatados também nos treinos com menor intensidade.

Quando as atividades que envolvem fortalecimento muscular são combinadas aos exercícios aeróbicos, as chances de desenvolver diabetes tipo 2 cai em até 60%. Com estas constatações, o estudo descobriu que exercitar-se regularmente é uma forma eficaz de prevenir distúrbio metabólico caracterizado pelo elevado nível de glicose no sangue.

Para Andres Grontved, coordenador desta pesquisa pioneira, nenhum outro trabalho científico desenvolvido até hoje foi capaz de constatar os efeitos da musculação sobre a ameaça de diabetes tipo 2. Ele afirma que a descoberta dos benefícios desta atividade pode ser uma alternativa para quem não gosta ou não consegue praticar exercícios aeróbicos e deseja se prevenir ao máximo contra a doença crônica.

A combinação de exercícios aeróbicos e musculação reduz as chances de diabetes em 60%. (Foto:Divulgação)

Dicas para prevenir diabetes tipo 2

Além de praticar exercícios físicos, existem outras formas de prevenir diabetes tipo 2. Veja a seguir alguns cuidados para evitar a doença:

PUBLICIDADE

– Tome café da manhã diariamente, afinal, uma pesquisa divulgada na reunião da American Diabetes Association comprovou que pular a primeira refeição do dia aumenta as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

– Faça exames de sangue e urina regularmente, pois assim é possível diagnosticar os níveis elevados de glicose no sangue e se submeter a tratamento o quanto antes.

– Reduza a quantidade de alimentos com alto índice glicêmico na alimentação, como pães, chocolates e frituras.

– Busque meios de ter a sensação de saciedade para comer menos nas refeições.

– Controle os níveis de estresse.

– Evite os vícios, como tabagismo e alcoolismo.

– Inclua maçãs na dieta, pois um estudo revelou que ingerir de 2 a 5 unidades da fruta por semana reduz as chances de diabetes tipo 2 em 23%.

Veja também: Café descafeínado combate diabetes tipo 2

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.