Menu

Mulher

Atualizado em 25 de julho de 2012, às 7:46
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mulheres que trabalham por muito tempo seguido engordam mais

De acordo com estudo australiano, quanto mais horas uma mulher passa trabalhando, maior é o risco dela engordar.
491733 Mulheres que trabalham por muito tempo seguido engordam mais Mulheres que trabalham por muito tempo seguido engordam maisMulheres, atenção: trabalhar demais engorda. (Foto:Divulgação)

Vários problemas são associados a uma jornada excessiva e exaustiva de trabalho, como o estresse e as doenças cardíacas. Recentemente uma pesquisa comprovou que trabalhar demais intensifica o ganho de peso em mulheres com mais de 40 anos.

Saiba mais: Estresse no trabalho eleva em até 70% possibilidade de problemas cardiovasculares para mulheres

Trabalhar demais engorda, comprova pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Universidade Monash, em Melbourne, na Austrália, revelou que as mulheres que passam muito tempo trabalhando possuem mais chances de ganhar peso. Esta condição também aumenta o risco de desenvolver determinadas doenças associadas a obesidade e ao sedentarismo. Os resultados do estudo foram divulgados no periódico International Journal of Obesity.

Para chegar à conclusão de que uma carga horária pesada de trabalho causa excesso de peso, os autores do trabalho avaliaram 9.276 mulheres, com idade entre 40 e 50 anos. Todas estavam inscritas no Estudo Longitudinal Australiano sobre Saúde da Mulher e foram acompanhadas durante o período de dois anos.

491733 Mulheres que trabalham por muito tempo seguido engordam mais 1 Mulheres que trabalham por muito tempo seguido engordam maisA pesquisa avaliou 9.276 mulheres, com idade entre 40 e 50 anos. (Foto:Divulgação)

De acordo com os dados, 55% das participantes engordaram, sendo que a média de ganho de peso foi de 1,5%. A balança pesou principalmente entre as mulheres com jornada de trabalho igual ou superior a 35 horas por semana.

Segundo os pesquisadores australianos, o fato da mulher estar empregada já se revela um dos principais fatores de risco para ela se tornar obesa, sobretudo levando em consideração a faixa-etária de 40 a 50 anos. Quando a jornada de trabalho chega a 49 horas semanais, ela tem maiores chances de adquirir hábitos que fazem mal a saúde, como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso.

A carga horária excessiva da ocupação profissional também aumenta o risco de um estilo de vida sedentário, afinal, a mulher trabalhadora não tem tempo ou disposição para praticar exercícios físicos. Ela também pode renunciar a um cardápio alimentar saudável devido à falta de tempo, optando por consumir comidas rápidas, que engordam e que possuem quantidades insuficientes de nutrientes.

491733 Mulheres que trabalham por muito tempo seguido engordam mais 2 Mulheres que trabalham por muito tempo seguido engordam maisNovas políticas precisam ser adotadas para reduzir a carga horária no emprego e incentivar a prática de atividades físicas. (Foto:Divulgação)

De acordo com Nicole Au, coordenadora da pesquisa, o estudo desenvolvido na universidade australiana serve de alerta para as empresas que submetem suas funcionárias a uma jornada de trabalho excessivo. As constatações da pesquisa poderão embasar novas políticas para reduzir a carga horária no emprego e incentivar a prática de atividades físicas. As medidas serão capazes de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres com mais de 40 anos de idade.

Os males do excesso de peso

Quando se trata de excesso de peso, o quesito ‘estética’ não é o único problema. As mulheres que passam muito tempo trabalhando e não possuem tempo de se exercitar ou comer direito ficam a mercê do sedentarismo, um mal que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

Entre as principais doenças que estão associadas ao excesso de peso, vale ressaltar a hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto e a síndrome metabólica.

Veja também: Ficar sentado muito tempo traz riscos à saúde