Menu

Esportes

Atualizado em 29 de julho de 2012, às 18:12
Você está em: MundoDasTribos > Esportes > Mulheres que marcaram a história das Olimpíadas

Conheça as mulheres que se destacaram nas competições olímpicas ao longo da história, não só pelo número de vitórias, mas também pela garra e superação.
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas ok Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasUma das principais imagens das Olimpíadas de Atlanta-1996. (Foto:Divulgação)

Ao longo dos séculos, as mulheres buscaram espaço em vários setores da sociedade, inclusive no esporte. O barão Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos, era contra a participação feminina no evento, porém as atletas conseguiram driblar todos os preconceitos e provar capacidade em diversas modalidades esportivas, até mesmo aquelas que se diziam exclusivas para homens.

A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos

A evolução das mulheres nas Olimpíadas foi marcada por vários acontecimentos históricos, como a participação das primeiras golfistas e tenistas nos jogos de 1900. Embora os organizadores do evento fossem contra, elas competiram e provaram talento para o esporte.

As feministas estavam lutando bravamente para fortalecer a atuação da mulher nos Jogos Olímpicos e, para acabar a fúria das competidoras, os organizadores criaram um torneio paralelo. O número de atletas do sexo feminino aumentou com o passar do tempo, principalmente depois que o barão desistiu do cargo de presidente de honra do Comitê Olímpico Internacional.

Saiba mais: Fatos que marcaram a história das Olimpíadas

As mulheres continuam superando o preconceito e o machismo de algumas crenças até hoje, em pleno século XXI. As atletas sauditas, por exemplo, participarão das Olimpíadas pela primeira vez na competição que acontecerá neste ano em Londres.

O Brasil também tem feito história nos Jogos Olímpicos com sua delegação feminina. No evento que aconteceu em Sidney, no ano de 2000, 94 mulheres brasileiras participaram das competições e representaram 46% de toda a equipe.

Olimpíadas: mulheres que marcaram história

Maria Lenk

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasMaria Lenk nadou até o fim da sua vida.(Foto:Divulgação)

Tornou-se conhecida como a primeira atleta brasileira a participar de Jogos Olímpicos. Sua estreia no evento aconteceu em 1932 e com apenas 17 anos de idade se tornou um grande nome da natação. Nas Olimpíadas de Los Angeles, Maria Lenk disputou as provas de 100m livre, 100m costas e 200m peito. Embora não tenha ganhado medalhas, sua participação olímpica serviu de exemplo para muitas mulheres.

Charlotte Cooper

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 1 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasCharlotte Cooper, primeira mulher medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos. (Foto:Divulgação)

Charlotte foi à primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro olímpica, competindo em um torneio de tênis. Britânica e muito talentosa, ela se tornou um dos destaques dos Jogos de Paris 1900.

Gabriela Andersen-Scheiss

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 2 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasA corredora Gabriela Andersen-Scheiss lidando com a dor para concluir a prova. (Foto:Divulgação)

A jovem corredora se tornou um exemplo de determinação nos Jogos Olímpicos de 1984, que aconteceram em Los Angeles. Embora tenha sido a 37ª colocada, ela persistiu na prova mesmo desidratada, cambaleando e com cãibra na perna esquerda.

Birgit Fischer

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 3 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasBirgit Fischer, a mulher que mais participou de olimpíadas. (Foto:Divulgação)

Considerada a melhor mulher canoísta de todos os tempos, Birgit Fischer também é recordista em medalhas olímpicas e se tornou um exemplo de longevidade no esporte. Ao longo da sua carreira, ela participou de seis olimpíadas e ganhou 12 medalhas representando a Alemanha (oito de ouro e quatro de prata).

Nadia Comaneci

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 4 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasNadia Comaneci, a primeira nota máxima da ginástica olímpica. (Foto:Divulgação)

A jovem romena foi a primeira ginasta a ganhar nota 10 nas Olimpíadas.

Florence Griffith-Joyner

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 5 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasFlorence Griffith-Joyner, a mulher mais rápida de todos os tempos. (Foto:Divulgação)

Apesar da sua morte precoce, com apenas 38 anos de idade, a atleta americana se tornou um grande nome do atletismo e também ocupa o título de mulher mais rápida do mundo.

Ketleyn Quadros

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 6 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasKetleyn Quadros, 1ª mulher medalhista olímpica brasileira em esportes individuais. (Foto:Divulgação)

A jovem judoca, hoje com 24 anos, se tornou a primeira mulher brasileira a ganhar medalha olímpica em competições individuais, sendo bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Kristin Otto

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 7 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasKristin Otto, a maior medalhista em uma única edição das Olimpíadas. (Foto:Divulgação)

A nadadora alemã foi à primeira mulher a conquistar seis medalhas de ouro em uma única edição dos Jogos Olímpicos.

Larissa Latynina

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 8 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasLarissa Latynina, a melhor ginasta de todos os tempos. (Foto:Divulgação)

Considerada uma das melhores atletas de todos os tempos, a ginasta soviética foi nove vezes campeã olímpica.

Kerri Strug

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 9 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasKerri Strug, um exemplo de garra e superação. (Foto:Divulgação)

Esta ginasta americana se transformou em uma heroína nas Olimpíadas de Atlanta-1996. Ela não foi apenas integrante da equipe de ginástica olímpica que conquistou o Ouro pela primeira vez para os EUA, mas sim foi responsável por emocionar milhares de pessoas ao fazer um salto magnífico mesmo com dores terríveis nas pernas, após torções de terceiro grau.

Nawal El-Moutawakel

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 10 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasA corredora marroquina rompeu preconceitos no mundo islâmico. (Foto:Divulgação)

A corredora marroquina foi a primeira mulher do mundo islâmico a ganhar uma medalha olímpica.

Yelena Isinbayeva

493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 11 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasNinguém no mundo saltou como a russa Yelena Isinbayeva. (Foto:Divulgação)

Com vários recordes mundiais, a saltadora de vara russa foi à primeira mulher na história a saltar mais de 5 metros.

Veja também: Brasil já tem 100 atletas garantidos nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012