Mulheres na pós-menopausa perdem mais peso evitando fritura e sobremesa

PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada por Bethany Gibbs e Karen Chapman-Novakofski revelou que as mulheres na pós-menopausa perdem mais peso evitando fritura e sobremesa. Os autores do trabalho também concluíram que uma alimentação saudável faz toda a diferença para conseguir emagrecer durantes este período. Os resultados completos do estudo americano foram publicados no periódico Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics do mês de setembro.

Eliminar frituras e sobremesas é uma forma de emagrecer na pós-menopausa. (Foto:Divulgação)

Evitar doces e alimentos fritos ajuda a emagrecer na pós-menopausa

Para chegar à conclusão de que evitar doces e frituras contribui com a perda de peso na pós-menopausa, a pesquisa acompanhou 508 mulheres, todas com mais de 50 anos de idade e com sobrepeso. As participantes estavam inscritas em um programa de emagrecimento e já tinham passado pela menopausa.

As mulheres realizaram uma dieta diferente durante quatro meses, ou seja, diminuíram o consumo de sobremesas, bebidas açucaradas e alimentos fritos. No período de pesquisa, elas procuraram não frequentar tanto os restaurantes e consumiram mais peixes. Para garantir a manutenção do peso, as participantes do estudo passaram a comer mais frutas e vegetais, mas diminuíram a quantidade de carnes e queijos.

PUBLICIDADE
Incluir vegetais e frutas também é uma estratégia da dieta. (Foto:Divulgação)

Segundo os autores da pesquisa, a reeducação alimentar proporcionou bons resultados para as mulheres, permitindo emagrecer e manter o peso a longo prazo. O hábito de comer mais vegetais e frutas e diminuir as sobremesas e frituras foi decisivo para que todas fossem beneficiadas com a perda de peso.

Saiba mais: Alimentação correta é grande aliada contra sintomas da menopausa

A pós-menopausa aumenta as chances de ganhar peso

Para Bethany Gibbs, pesquisadora da Universidade de Pittsburgh e coordenadora do estudo, uma alimentação equilibrada é essencial para as mulheres que enfrentam a pós-menopausa, pois neste período é bastante complicado conseguir emagrecer.

As dificuldades para perder peso resultam das alterações que acontecem no corpo e são capazes de diminuir o ritmo do metabolismo. Por não conseguir emagrecer, muitas vezes a mulher se sente desmotivada e não segue em frente com a dieta.

Durante a pós-menopausa, a mulher tem mais facilidade para engordar. (Foto:Divulgação)

Os pesquisadores acreditam que a descoberta feita pelo novo estudo pode contribuir com os tratamentos contra obesidade na pós-menopausa. O cardápio oferece tudo que o organismo necessita e funciona ainda como uma estratégia para manter o peso ideal.

O período que segue após a última menstruação, chamado de pós-menopausa, é caracterizado pelo agravamento dos sintomas, causados pela redução do nível de estrogênio. Além de apresentar dificuldades para emagrecer, a mulher que passa por este período também sofre com depressão, insônia, calorões, redução da libido, ansiedade e palpitações.

PUBLICIDADE

Veja também: Menopausa: dicas, conselhos

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.