Muito tempo exposto a TV e ao computador à noite eleva risco de depressão

PUBLICIDADE
TV a noite aumenta o risco de desenvolver depressão. (Foto:Divulgação)

O excesso de televisão e de computador é algo comum em pleno século XXI, afinal, a geração tecnologia gosta de dedicar boa parte do tempo a este tipo de entretenimento, especialmente as crianças e os jovens.

Sabe-se que passar horas vendo TV ou navegando pela internet são hábitos de uma vida sedentária, afinal, o indivíduo adota uma alimentação hipercalórica e faz poucos exercícios físicos. Recentemente foi constatado que a exposição à luz artificial de aparelhos como televisor e notebook durante a noite pode elevar as chances de depressão.

Veja outra pesquisa: Passar menos tempo sentado ajuda a viver mais, diz estudo

PUBLICIDADE

TV e computador durante a noite fazem mal para a saúde mental

Uma pesquisa realizada pelo Centro Médico da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que passar muito tempo diante da televisão ou do computador à noite aumenta as chances do indivíduo sofrer com depressão. Os resultados do estudo foram publicados no periódico Molecular Psychiatry na última terça-feira (24).

Para chegar à conclusão de que excesso de TV ou computador compromete a saúde mental, os pesquisadores norte-americanos realizaram testes com hamsters, que viram expostos a uma forte luz artificial em uma sala escura. O efeito da TV durante o período da noite foi simulado por quatro semanas seguidas.

A luz artificial do computador também afeta a saúde mental. (Foto:Divulgação)

Depois de submeter os animais ao experimento, os pesquisadores analisaram as alterações cerebrais e comportamentais. Em seguida, foi feita uma comparação com outros hamsters que permaneceram em uma sala escura, mas sem a luz que representava a televisão ligada durante a noite.

De acordo com o estudo, o excesso de luz artificial da televisão ou do computador não causa apenas mudanças comportamentais, mas também afeta a região do hipocampo do cérebro com alterações físicas, parecidas com as mudanças cerebrais desencadeadas em virtude da depressão.

Os pesquisadores também observaram que, os hamsters que ficaram expostos à luz artificial, se mostraram menos ativos em comparação aos outros animais. Eles não tinham tanto interesse em beber água com açúcar, por exemplo.

Pesquisa incentiva mudanças nos hábitos de vida. (Foto:Divulgação)

O estudo desenvolvido nos Estados Unidos serve de alerta para as pessoas, que costumam passar a madrugada toda usando o computador ou assistindo televisão. A descoberta de que a luz artificial eleva o risco de depressão pode impulsionar mudanças de hábito, ou seja, incentivar os indivíduos a reduzir o tempo de exposição para não sofrer com os efeitos nocivos.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Trabalhar demasiadamente pode dobrar chance de depressão

Sinais da depressão

A depressão é um distúrbio afetivo que compromete a mente, o corpo e as relações sociais do indivíduo. Entre os principais sintomas da doença, estão: angústia, irritabilidade, ansiedade, pessimismo, falta de concentração, ansiedade, tristeza excessiva, fadiga e perda de interesse.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.