Menu

Comportamento

Atualizado em 26 de julho de 2012, às 9:57 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Muito tempo exposto a TV e ao computador à noite eleva risco de depressão

Assistir TV a noite ou passar a madrugada na frente do computador são fatores de risco para a depressão, diz pesquisa.
492497 Muito tempo exposto a TV e ao computador à noite eleva risco de depressão 2 Muito tempo exposto a TV e ao computador à noite eleva risco de depressãoTV a noite aumenta o risco de desenvolver depressão. (Foto:Divulgação)

O excesso de televisão e de computador é algo comum em pleno século XXI, afinal, a geração tecnologia gosta de dedicar boa parte do tempo a este tipo de entretenimento, especialmente as crianças e os jovens.

Sabe-se que passar horas vendo TV ou navegando pela internet são hábitos de uma vida sedentária, afinal, o indivíduo adota uma alimentação hipercalórica e faz poucos exercícios físicos. Recentemente foi constatado que a exposição à luz artificial de aparelhos como televisor e notebook durante a noite pode elevar as chances de depressão.

Veja outra pesquisa: Passar menos tempo sentado ajuda a viver mais, diz estudo

TV e computador durante a noite fazem mal para a saúde mental

Uma pesquisa realizada pelo Centro Médico da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que passar muito tempo diante da televisão ou do computador à noite aumenta as chances do indivíduo sofrer com depressão. Os resultados do estudo foram publicados no periódico Molecular Psychiatry na última terça-feira (24).

Para chegar à conclusão de que excesso de TV ou computador compromete a saúde mental, os pesquisadores norte-americanos realizaram testes com hamsters, que viram expostos a uma forte luz artificial em uma sala escura. O efeito da TV durante o período da noite foi simulado por quatro semanas seguidas.

492497 Muito tempo exposto a TV e ao computador à noite eleva risco de depressão Muito tempo exposto a TV e ao computador à noite eleva risco de depressãoA luz artificial do computador também afeta a saúde mental. (Foto:Divulgação)

Depois de submeter os animais ao experimento, os pesquisadores analisaram as alterações cerebrais e comportamentais. Em seguida, foi feita uma comparação com outros hamsters que permaneceram em uma sala escura, mas sem a luz que representava a televisão ligada durante a noite.

De acordo com o estudo, o excesso de luz artificial da televisão ou do computador não causa apenas mudanças comportamentais, mas também afeta a região do hipocampo do cérebro com alterações físicas, parecidas com as mudanças cerebrais desencadeadas em virtude da depressão.

Os pesquisadores também observaram que, os hamsters que ficaram expostos à luz artificial, se mostraram menos ativos em comparação aos outros animais. Eles não tinham tanto interesse em beber água com açúcar, por exemplo.

492497 Muito tempo exposto a TV e ao computador à noite eleva risco de depressão 3 Muito tempo exposto a TV e ao computador à noite eleva risco de depressãoPesquisa incentiva mudanças nos hábitos de vida. (Foto:Divulgação)

O estudo desenvolvido nos Estados Unidos serve de alerta para as pessoas, que costumam passar a madrugada toda usando o computador ou assistindo televisão. A descoberta de que a luz artificial eleva o risco de depressão pode impulsionar mudanças de hábito, ou seja, incentivar os indivíduos a reduzir o tempo de exposição para não sofrer com os efeitos nocivos.

Saiba mais: Trabalhar demasiadamente pode dobrar chance de depressão

Sinais da depressão

A depressão é um distúrbio afetivo que compromete a mente, o corpo e as relações sociais do indivíduo. Entre os principais sintomas da doença, estão: angústia, irritabilidade, ansiedade, pessimismo, falta de concentração, ansiedade, tristeza excessiva, fadiga e perda de interesse.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.