Menu

Criança

Atualizado em 25 de julho de 2012, às 11:15
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mudar de escola no meio do ano: cuidados

A mudança de escola dos filhos pode se tornar um transtorno. Conheça mais sobre os cuidados que se devem ter durante essa alteração.
492276 A quantidade de alunos na sala %C3%A9 umd oscriteros que devem ser avaliados na hora da mudan%C3%A7a. Mudar de escola no meio do ano: cuidados A quantidade de alunos na sala é um dos critérios que devem ser avaliados na hora da mudança de escola. (Foto: Divulgação)

Há muitos motivos que levam os pais a optarem pela mudança escolar de seus filhos. Isso pode ocorrer por vários motivos, desde a insatisfação com o modelo pedagógico oferecido, até condições financeiras desfavoráveis. Independente do motivo existente, quem mais sofre com a mudança é a criança. Conheça quais são os cuidados que se deve ter ao mudar as crianças de escola no meio do ano.

Saiba como participar da vida escolar de seu filho

Esteja atento a todos os detalhes

Ao escolher um novo colégio para os filhos, os pais devem estar atentos a diversos requisitos. Além disso, é necessário conciliar as expectativas da família, com os valores da escola, assim como a localização e a facilidade ou não de acesso.

Avalie a sintonia do local

É de extrema importância que, ao avalizar a futura escola de seus filhos, a sintonia faça parte do critério de avaliação. Ou seja, os pais devem observar se existe uma boa relação entre os funcionários, incluindo diretor e os progenitores. Essa relação será de grande valia na hora de visar uma boa formação para o seu filho.

492276 Na hora da mudan%C3%A7a %C3%A9 exremamente importante levar em considera%C3%A7%C3%A3o a vontade da crian%C3%A7a. Mudar de escola no meio do ano: cuidados Na hora da mudança, é extremamente importante levar em consideração a vontade da criança. (Foto: Divulgação)

Observe a infraestrutura local

Durante a avaliação do local leve em consideração:

  • Número de professores;
  • Número de crianças por sala;
  • A higiene local;
  • Espaço para lazer;
  • Localização da escola;
  • Material didático, incluindo carga horária escolar e frequência de atividades para a casa.

Leve em consideração a vontade de seu filho

Os pais, ao escolherem a futura escola de seu filho, devem avaliar todos os requisitos anteriormente citados. No entanto, o desejo do seu filho é de grande valia, na hora dessa escolha. Isso porque quem vai estudar na escola é ele. Além disso, a nova escola será um ambiente estranho para o pequeno e nada melhor que ele se sinta bem nela.

Avalie a tecnologia da escola

O ensino exige constante atualização dos professores, por isso, é necessário que a escola disponibilize recursos tecnológicos suficientes. Assim, é muito importante que os pais avaliem a frequência que os recursos são utilizados, assim como o objetivo do seu uso.

492276 S%C3%A3o varios os motivos que levam os pais a mudar os filhos de escola Mudar de escola no meio do ano: cuidados São varios os motivos que levam os pais a mudarem os filhos de escola no meio do ano. (Foto: Divulgação)

São vários os motivos que levam os pais a realizarem uma mudança de escola para seus  filhos. Porém, independente do motivo, ao escolher um novo local para estudarem, os pais devem levar em consideração alguns dos critérios anteriormente descritos. Além disso, uma das considerações mais importantes é considerar a vontade do pequeno. Isso porque ele é a pessoa que mais sentirá a mudança.

Saiba como escolher a melhor escola para seu filho