Mudança de cargo no trabalho traz mais responsabilidades, saiba como não se enrolar

PUBLICIDADE


Toda e qualquer mudança em nossa vida pode trazer alguns benefícios como também males. As mudanças muitas vezes nos pegam de surpresa, o que pode dificultar todo o processo de adaptação para uma nova etapa da vida. Bem sabemos que enfrentar o novo nem sempre é visto com bons olhos. Muitas vezes, gera desgaste, impactos negativos e certa resistência.

No ambiente de trabalho este processo de mudança não é diferente. Nele, alguns pontos podem fazer toda a diferença na hora de assumir uma nova responsabilidade. Geralmente, a alteração de função ocorre quando as coisas estão caminhando bem, não é verdade? Elas sempre surgem quando você está cumprindo metas, está apresentando um bom desempenho ou quem sabe está correspondendo às normas e as expectativas da organização.

Um funcionário que visa o seu crescimento profissional dentro da empresa, deve obrigatoriamente sentir-se e estar preparado para qualquer alteração que possa ser feita nos setores da organização. Para que ele não fique enrolado e sem saber como proceder caso seja promovido, é preciso que esteja bem integrado, é necessário conhecer bem a empresa, suas metas, metodologias de trabalho, visão, valores e objetivos. É claro que um funcionário não irá ter um entendimento em 100% de todas as áreas de atuação da empresa, mas um bom profissional sempre procura estar apto a ingressar em novas funções.

PUBLICIDADE

Para que tudo ocorra conforme seus planos, é necessário também que o profissional esteja ciente de suas novas metas e de que as cobranças serão maiores que as anteriores. Para isto, é fundamental ter um bom relacionamento entre os colaboradores. Assumir novas funções requer toda uma habilidade técnica, conceitual e humana. Desta maneira, é possível se sair muito bem na nova colocação.

Já ficou comprovado através de pesquisas que a promoção de um colaborador pode ser vista como ponto positivo até mesmo para quem concorre à mesma vaga (isto se de fato houver um relacionamento saudável no ambiente de trabalho). Fatores como bom comportamento, relacionamento harmonioso e desempenho qualificado são os principais requisitos que levam uma pessoa à mudança de função.

Agora, é preciso considerar também a mudança de função para um cargo não desejado. Caso isto ocorra, calma! É importante que você mantenha o equilíbrio para desempenhar bem a nova função. A rejeição ao novo cargo pode gerar não um problema em si, mas um mal estar entre você e a empresa. Contudo, da mesma forma que se deve estar preparado para uma promoção, um funcionário esclarecido também deve estar apto para o “pior” no sentido de que isto pode ser apenas um teste da empresa para que futuramente o mesmo seja elevado a um cargo de alta confiança.

O mercado de trabalho está bastante aquecido com o crescimento da economia do país. Por isto, as oportunidades que surgem devem ser abraçadas e desempenhadas com responsabilidade. Tomando estes cuidados e ficando sempre atento a estas e outras dicas certamente a promoção proporcionará bem mais benefícios e satisfação que problemas e insatisfações.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.