Empregos

Mudança de cargo no trabalho traz mais responsabilidades, saiba como não se enrolar

Por Redacao


Toda e qualquer mudança em nossa vida pode trazer alguns benefícios como também males. As mudanças muitas vezes nos pegam de surpresa, o que pode dificultar todo o processo de adaptação para uma nova etapa da vida. Bem sabemos que enfrentar o novo nem sempre é visto com bons olhos. Muitas vezes, gera desgaste, impactos negativos e certa resistência.

No ambiente de trabalho este processo de mudança não é diferente. Nele, alguns pontos podem fazer toda a diferença na hora de assumir uma nova responsabilidade. Geralmente, a alteração de função ocorre quando as coisas estão caminhando bem, não é verdade? Elas sempre surgem quando você está cumprindo metas, está apresentando um bom desempenho ou quem sabe está correspondendo às normas e as expectativas da organização.

Um funcionário que visa o seu crescimento profissional dentro da empresa, deve obrigatoriamente sentir-se e estar preparado para qualquer alteração que possa ser feita nos setores da organização. Para que ele não fique enrolado e sem saber como proceder caso seja promovido, é preciso que esteja bem integrado, é necessário conhecer bem a empresa, suas metas, metodologias de trabalho, visão, valores e objetivos. É claro que um funcionário não irá ter um entendimento em 100% de todas as áreas de atuação da empresa, mas um bom profissional sempre procura estar apto a ingressar em novas funções.

Para que tudo ocorra conforme seus planos, é necessário também que o profissional esteja ciente de suas novas metas e de que as cobranças serão maiores que as anteriores. Para isto, é fundamental ter um bom relacionamento entre os colaboradores. Assumir novas funções requer toda uma habilidade técnica, conceitual e humana. Desta maneira, é possível se sair muito bem na nova colocação.

Já ficou comprovado através de pesquisas que a promoção de um colaborador pode ser vista como ponto positivo até mesmo para quem concorre à mesma vaga (isto se de fato houver um relacionamento saudável no ambiente de trabalho). Fatores como bom comportamento, relacionamento harmonioso e desempenho qualificado são os principais requisitos que levam uma pessoa à mudança de função.

Agora, é preciso considerar também a mudança de função para um cargo não desejado. Caso isto ocorra, calma! É importante que você mantenha o equilíbrio para desempenhar bem a nova função. A rejeição ao novo cargo pode gerar não um problema em si, mas um mal estar entre você e a empresa. Contudo, da mesma forma que se deve estar preparado para uma promoção, um funcionário esclarecido também deve estar apto para o “pior” no sentido de que isto pode ser apenas um teste da empresa para que futuramente o mesmo seja elevado a um cargo de alta confiança.

O mercado de trabalho está bastante aquecido com o crescimento da economia do país. Por isto, as oportunidades que surgem devem ser abraçadas e desempenhadas com responsabilidade. Tomando estes cuidados e ficando sempre atento a estas e outras dicas certamente a promoção proporcionará bem mais benefícios e satisfação que problemas e insatisfações.

Recomendado para você
Empregos

Trabalhe Conosco Editora Ática

Empregos

Emprego de Vigilante em Sorocaba

Empregos

Poupa Tempo SP Empregos

Empregos

Vagas de Estágio Scania, Trabalhar na Scania Fábrica de Caminhões

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *