Menu

Decoração

Atualizado em 2 de janeiro de 2012, às 20:30
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Móveis para quartos de criança

Os móveis do quarto infantil precisam aproveitar o espaço, facilitar a organização e quem sabe, contribuir com as brincadeiras da criança.
368747 Móveis para quartos de criança Móveis para quartos de criançaQuarto de menino decorado.

Por volta dos dois anos de idade o berço não parece à acomodação mais confortável para a criança. Assim, é necessário fazer algumas modificações no quarto, a começar pelo uso de uma nova mobília no ambiente. A identidade da criança deve ser valorizada na distribuição dos novos móveis dentro do quarto infantil.

As mamães ficam em dúvida na hora de fazer as mudanças no dormitório, mas o fato é que a criança se encontra em crescimento e cada nova fase da vida requer a adaptação do quarto. Primeiro o berço é substituído pela cama, depois sai de cena a poltrona de amamentação para a entrada de uma estante para armazenar brinquedos. Quando os pequenos entram em idade escolar, é necessário criar um canto exclusivo para estudos. Enfim, são várias adaptações ao longo da infância.

Cada quarto infantil possui uma proposta diferente de decoração e isto será decisivo para a escolha dos móveis. Levar em conta o tamanho do cômodo também é um critério importante para determinar a mobília sem tornar o ambiente apertado. Uma dica interessante e funcional para decorar dormitório infantil é dividi-lo em áreas.

Como escolher móveis para quarto de criança?

368747 Móveis para quartos de criança 2 Móveis para quartos de criançaQuarto infantil com móveis divertidos.

1. Estude as dimensões do quarto para não comprar uma mobília grande ou pequena demais. Avalie também a qualidade das peças antes de adquiri-las, afinal, esta característica será determinante para a segurança da criança.  

2. Caso a intenção seja fazer economia com a compra de móveis, prefira logo uma cama grande para substituir o berço e evite as versões tematizadas, como por exemplo, a cama da Barbie ou de qualquer outro personagem infantil. O item mobiliário comum é versátil e pode decorar o quarto do filho até a adolescência.

3. Quartos infantis com pouco espaço necessitam de uma decoração inteligente, por isso vale investir nas peças multifuncionais, embutidas ou compactas. Um mobiliário na cor branca também consegue aproveitar melhor as dimensões do cômodo. No dormitório pequeno, se aproprie dos móveis básicos, como cama, cômoda e estante de brinquedos.

368747 Móveis para quartos de criança 1 Móveis para quartos de criançaPara economizar, use móveis básicos e inove na escolha dos acessórios.

4. Os móveis para o quarto da criança também podem atender a uma proposta lúdica, como é o caso da cama com escorregador ou das estantes coloridas. É interessante que o ambiente não seja apenas um lugar para a criança dormir, mas que também favoreça a diversão e a brincadeira junto com os amiguinhos.

5. Não é recomendado comprar móveis temáticos, afinal, a criança pode enjoar com facilidade e o investimento dos pais no quarto infantil será em vão. Ao invés da mobília reproduzir um tema, faça isso com a roupa de cama usada no cômodo.

Aproveite as dicas e escolha os móveis adequados para o quarto da criança.