Menu

Decoração

Atualizado em 26 de abril de 2011, às 8:00 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Móveis com Madeira de Demolição

B ARCOS salão 1 pr 300x225 Móveis com Madeira de Demolição

Os móveis feitos com madeira de demolição são artigos de luxo tanto pelo seu preço quanto pela elegância que eles dão ao ambiente onde são colocados. Móveis rústicos deixam os cômodos com aspecto calmo, aconchegante e acalentador. A madeira tem o poder de sugar as energias negativas que estão em nosso corpo, deixando-nos calmos e relaxados quando nos escostamos nela. Por isso, muitas pessoas têm optado por esse tipo de mobília em suas casas.

Esses móveis ficaram ao tempo por até 200 anos e foram reaproveitados para a fabricação de nova mobília. Para tanto, tiveram que ser reformados por artistas, que transformaram o material que iria para o lixo em artigos bem acabados e de luxo.

A madeira de demolição também mostra a preocupação de marceneiros com o meio ambiente desde há muito tempo. Utilizando-a, muitas árvores são poupadas do corte e podem continuar a viver e a ajudar a evitar o aquecimento global.

Essa madeira é encontrada em móveis de casarões antigos que não tinham mais utilidade e estavam deixados às traças. Com o trabalho de reconstrução artística dos marceneiros e artesãos, essas peças tornam-se únicas e lindas, prontas para decorar um cômodo de casa moderna.

O acabamento deve ser feito de modo especial, com o uso de vernizes, lixas e ceras próprias para esse tipo de material. Geralmente, o acabamento é feito com cera de carnaúba, que dá a textura aveludada à madeira. O profissional também deve ser especializado para lidar com esse tipo de madeira e não estragá-la.

No entanto, ao escolher decorar o ambiente com móveis rústicos, é preciso verificar se ele combina com os outros móveis do local. Para tanto, o melhor a fazer é contratar um especialista na área.

Para que o móvel de madeira de demolição tenha uma vida mais longa, é necessária uma manutenção constante dele. Uma vez por mês, a superfície da madeira deve ser lixada com lã de aço seca. Depois, com uma estopa seca, passe cera de carnaúba na parte lixada e deixe-a secar por duas horas. Para dar brilho à peça, use uma flanela limpa e seca para lustrá-la. Após uma hora, lustre-a novamente.

Para que o brilho seja sempre intenso, repita essa operação sempre que achar preciso. Se o móvel for instalado em áreas externas, o cuidado deve ser ainda maior. Passe uma demão de Osmocolor, verniz que protege o móvel do sol e da chuva, depois, use os mesmos procedimentos mencionados para manter o brilho e a vivacidade do seu móvel.

A madeira de demolição é mais delicada, portanto, nunca use ceras e óleos industriais para encerar a mobília, ou os seus móveis podem ser danificados.

Para não ser enganado, aprenda a reconhecer um móvel feito de madeira de demolição autêntico: em relação aos móveis convencionais, eles são bem mais pesados, pois foi usada a madeira bruta para a sua construção. Além disso, as madeiras têm buracos de pregos e de parafusos, têm restos de tinta ou frisos de madeira já trabalhada, pois foram utilizados no móvel anterior.

Atualmente, há muitas lojas de móveis que vendem a mobília feita de madeira de demolição. Várias delas fazem os móveis de acordo com o cliente, que escolhe o modelo e o acabamento preferidos. Por isso, eles se tornam peças únicas e personalizadas. Sua casa certamente terá um aspecto mais elegante e aconchegante com esses móveis. Escolha os seus!