Menu

Bichos

Atualizado em 10 de junho de 2013, às 11:47
Você está em: MundoDasTribos > Mordida de cachorro: o que fazer

As mordidas de cachorro podem causar grandes lesões e ainda transmitir a raiva. Veja o que fazer em casos de mordidas.

Mesmo sendo muito fofo e o mais bonzinho dos filhotes, quando provocado o cachorro pode morder. A maioria das pessoas é mordida pelo próprio cão ou o de algum desconhecido. É preciso ter alguns cuidados após a mordida. Veja o que fazer em caso de mordida de cachorro.

631101 As mordidas de cachorros devem ser tratadas com cuidado. Foto divulgação Mordida de cachorro: o que fazer As mordidas de cachorro devem ser tratadas com cuidado. (Foto: divulgação)

Mordida de cachorro

A mordida de cachorro é um acidente doméstico muito comum, porém exige atenção especial e pode evoluir para quadros mais graves, como uma infecção no local afetado ou o desenvolvimento da doença raiva. A mordida pode acontecer de várias formas, por isso é preciso ter alguns cuidados durante o banho do cachorro, em brincadeiras e até mesmo nas provocações.

As situações de grande risco após a mordida são caracterizadas por lesões com perda de pele, massa muscular ou outras regiões do corpo, precisando de encaminhamento imediato ao hospital ou auxilio de profissionais capacitados. Nos casos mais simples, algumas medidas podem ser tomadas antes de chegar ao médico.

O que fazer em caso de mordida de cachorro

1. Lave bem o local da mordida com água e sabão, mas não esfregue e nem use esponjas ou panos. Isso evita a entrada de agentes externos infecciosos. Caso ocorra grande perda de tecido, o mais indicado é procurar o médico;

2. Se o cachorro for de um conhecido, pergunte a ele sobre as vacinas do animal e exija uma cópia da carteira de vacinação;

3. Se for um animal de rua, é preciso entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses para fazer exames. A necessidade de aplicação da vacina antirrábica vai depender do tipo de ferimento e da incidência de raiva na região que o animal foi encontrado.

631101 As crianças são umas das principais acometidas pelas mordidas de cachorros. Foto divulgação Mordida de cachorro: o que fazer As crianças são umas das principais acometidas pelas mordidas de cachorros. (Foto : divulgação)

Cuidado com a raiva

A raiva é uma doença infecciosa, provocada por um vírus que se manifesta no sistema nervoso de animais de sangue quente. A transmissão ocorre pela saliva do animal contaminado em contato com alguma lesão.

Dentre os sintomas apresentados pelo cão hospedeiro ou pelo homem infectado está o aumento da agressividade. A doença pode ficar incuba de três semanas a dois anos. Além disso, podem surgir sinais de espasmos musculares, violência e possível desenvolvimento de hidrofobia.

631101 É preciso tomar cuidado durante o banho do cachorro já que ele pode morder em forma de defesa. Foto divulgação Mordida de cachorro: o que fazer É preciso tomar cuidado durante o banho do cachorro, já que ele pode morder em forma de defesa. (Foto: divulgação)

As mordidas de cachorros são muito comuns, porém devem ser cuidadas para prevenir problemas como a raiva. Para evitar mordidas de cães é necessário ter alguns cuidados na hora lidar com o bichinho ou até mesmo ao passar perto dele. As provocações podem levar aos acidentes. Além disso, ao receber uma mordida o médico deverá ser consultado imediatamente.