Menu

Decoração

Atualizado em 22 de março de 2013, às 9:16 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Montar escritório em casa: dicas

Veja algumas dicas simples, porém muito úteis, para montar o seu escritório em casa.

Atualmente, o trabalho e casa tem se tornado cada vez mais comum. Os casos em que a profissão pode ser exercida no lar são muitos. Empresas estão investindo neste tipo de facilidade para seus funcionários, acreditando que o ambiente tranquilo e a não necessidade de passar pelo trânsito e outros obstáculos comuns no trajeto até o trabalho contribuem, fortemente, para um melhoramento na qualidade do trabalho efetuado. Também existem muitos casos de pessoas que decidem começar seu próprio negócio em casa, o que torna necessário montar um escritório para tal. Mas não é só isso. É muito comum, também, reservar uma área do lar para atividades que requerem silêncio e privacidade, como os estudos, por exemplo. Em suma, montar um escritório em casa requer alguns cuidados, para que o ambiente de trabalho ou de estudo seja aproveitado, da melhor forma possível.

597860 Montar escritório em casa dicas.1 Montar escritório em casa: dicasUma pequena área da casa pode ser usada para o home office (Foto: Divulgação)

Invista no conforto

A primeira dica para montar escritório em casa é considerar o conforto do local de trabalho. É claro que por conforto não se deve entender apenas um ambiente amplo e luxuosamente decorado. Os móveis a serem usados devem ser confortáveis a quem irá permanecer por longas horas no local. O mais importante dentre eles é, sem dúvida, a cadeira para escritório. É aconselhável que sela seja ergonômica, ou seja, que ela ofereça a possibilidade de fazer regulagens diversas, para que se encaixe perfeitamente ao corpo e, portanto, às necessidades de quem a está usando. Longas horas, sentado em um móvel duro, podem acarretar problemas de coluna e, é claro, cansaço prematuro.

597860 Montar escritório em casa dicas.2 Montar escritório em casa: dicasUm escritório montado na varanda do apartamento (Foto: Divulgação)

A iluminação do home office também deve ser cuidadosamente pensada. O ambiente deve ser bem iluminado, com lâmpadas brancas, de preferência. Para melhorar o local, a dica é investir em pinturas das paredes ou dos objetos, na cor branca. Cores escuras podem deixar o ambiente pesado e influir no humor de quem irá trabalhar nele, tornando menos eficiente o desempenho das funções. Veja como exemplo a imagem acima, em que o morador aproveitou um cantinho da varanda do apartamento, montando o escritório num local onde se aproveita a luz natural.

Invista na organização

597860 Montar escritório em casa dicas.3 Montar escritório em casa: dicasCadeiras devem ser confortáveis (Foto: Divulgação)

A última dica para montar um escritório é investir, de forma bem planejada, na sua organização. Um ambiente bagunçado atrapalha o desempenho de qualquer pessoa. Aposte em muitas prateleiras e caixas organizadoras, além de gavetas. Para finalizar, não abra mão de encontrar um local que fique separado do restante da casa, caso ela seja ocupada por outras pessoas.

Veja dicas para montar na sala: Home office na sala: como montar

Confira algumas sugestões de móveis: Móveis para home office: dicas

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.