Menu

Decoração

Atualizado em 8 de fevereiro de 2013, às 13:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Molde para pintura estêncil: como fazer

O estêncil dá vida e personalidade à parede da casa. Aprenda o passo a passo para fazer o molde vazado.

Em algumas casas, as paredes já caíram na monotonia. O revestimento vertical anda tão sem graça que os moradores adotam medidas para dar um ‘upgrade’ na decoração. Entre os métodos mais utilizados para ilustrar as superfícies, vale ressaltar a aplicação de papel de parede, adesivos e mais recentemente tecidos. Outra forma de decorar é trabalhando com um molde para pintura estêncil.

576444 Molde para pintura estêncil como fazer 2 Molde para pintura estêncil: como fazerMolde vazado foi usado para estampar a parede com uma gaiola. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Decoração de móveis e paredes com stencil

Pintura estêncil para parede

O molde vazado é um recurso usado para estampar as paredes e inovar o visual da casa. Esta peça facilita a pintura e permite criar diferentes desenhos, agregando assim personalidade para cada cômodo.

A técnica que utiliza o molde para pintura se chama estêncil. Ela é muito simples e consiste basicamente em aplicar tintas nas áreas vazadas, formando um desenho na superfície. Além da parede de concreto, o estêncil pode ser usado para estampar outros suportes, como as peças de madeira.

576444 Molde para pintura estêncil como fazer 3 Molde para pintura estêncil: como fazerTrabalhando com molde para pintura estêncil. (Foto:Divulgação)

O molde de estêncil facilita a pintura da parede porque ele garante uniformidade ao trabalho. Ou seja, se o mesmo desenho será aplicado várias vezes em uma superfície, a peça simplifica esta repetição.

Quando bem realizada, a pintura com estêncil transforma a parede em uma verdadeira obra de arte. Se o morador trabalhar com moldes diferentes em uma mesma composição, ele conseguirá colocar a sua criatividade em prática para fazer um acabamento exclusivo.

Molde para pintura estêncil: passo a passo

Materiais:

- Vidro
- Esponja
- Spray reposicionável
- Régua
- Canetas pretas de ponta porosa com várias espessuras
- Lápis
- Fita crepe
- Papel sulfite
- Fotocópia do desenho no acetato
- Estilete
- Palito de sorvete
- Tesoura

Modo de fazer

576444 Molde para pintura estêncil como fazer Molde para pintura estêncil: como fazerPasso a passo para fazer o molde para pintura estêncil. (Foto:Divulgação)

1. Defina um motivo para estampar a parede. Em seguida, passe o desenho para um papel sulfite, usando lápis. Aplique canetas porosas para contornar os traços e marcar bem as linhas, que serão recortadas para criar o molde;

2. É importante preencher com caneta as áreas que serão cortadas, tomando cuidado com os detalhes;

3. Leve o papel sulfite a uma copiadora e solicite uma cópia do desenho em acetato;

4. Aplique spray sobre o acetato para que o molde adquira aderência. Deixe secar por 15 minutos;

5. Depois, coloque o acetato sobre o vidro e comece a cortar cuidadosamente com um estilete. Se o motivo tiver traços retos, uma régua pode ser útil para acertar o recorte;

6. Para aplicar o desenho na parede, fixe o molde sobre a superfície com uma fita crepe e depois passe a tinta acrílica, com pincel, rolo ou mesmo esponja. Os espaços vazados serão preenchidos e a tinta não irá escorrer;

7. Remova o molde com cuidado para não manchar o trabalho.

Veja também: Pintura de móveis antigos: dicas

576444 Molde para pintura estêncil como fazer 1 Molde para pintura estêncil: como fazerAplicando a pintura estêncil. (Foto:Divulgação)

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.