Menu

Moda

Atualizado em 28 de fevereiro de 2012, às 20:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Moda: Como combinar cores sem errar

Confira algumas dicas imperdíveis para ousar no visual e apostar num look colorido e cheio de personalidade, deixando de lado o pretinho básico.

Combinar os estilos e cores das roupas nem sempre é uma tarefa fácil e qualquer deslize pode resultar em visuais mega coloridos ou ultra antiquados, capazes de comprometer qualquer tentativa de passar uma boa impressão.

401396 1 Moda: Como combinar cores sem errarDiferentes looks combinando cores opostas e adjacentes

Existem algumas dicas excelentes para descomplicar o desafio de saber o que combina com o quê e apostar em looks coloridos e de muito bom gosto, sem medo de fazer feio. Confira:

Cores em diferentes nuances

É importante que a modo de se vestir traduza a personalidade da pessoa, portanto, quem não curte um estilo de roupa com mistura de cores variadas ou nas situações em que o ambiente de trabalho exija um visual mais sério e sóbrio, a dica é optar pela combinação da mesma cor, porém em nuances diferentes ou em tom sobre tom. Por exemplo, uma camisete azul claro com uma jeans escuro fica belíssimo, além de ser um clássico.

Usando o disco cromático

Um truque muito simples para saber a melhor forma de lidar com as cores é utilizar o disco cromático para auxiliar na escolha das melhores nuances. Ele consiste num mostruário onde as cores primárias (amarelo, vermelho e azul) estão organizadas em lados opostos, sendo interligadas por uma variação de tons intermediários, dispostos de maneira a formar um círculo. Vale ressaltar que o termo “cores quentes” é usado para se referir aos tons que transmitem uma ideia de calor (como no caso do vermelho e laranja), enquanto que o termo “cores frias” diz respeito aos tons que transmitem uma sensação de frio (como no caso do azul e verde). As cores chamadas de neutras são o cinza, branco e preto.

401396 Discro cromático Moda: Como combinar cores sem errarO disco cromático ajuda na escolha das cores

Há duas maneiras de usar o disco. Quem gosta de cores fortes e adora um visual mais colorido pode verificar quais são as cores opostas (como no caso do vermelho e verde, ou violeta e amarelo) e utilizar as duas juntas para compor o look. Para dar uma equilibrada no resultado final, é melhor evitar o uso de mais acessórios coloridos e optar pelos de cor neutra.

A outra maneira, preferida por quem curte algo mais discreto, é usar as cores adjacentes, ou seja, as que ficam ao lado uma da outra, como o amarelo e o laranja, vermelho e violeta, azul e violeta, vermelho e laranja (a combinação do momento!). Por serem semelhantes, essa combinação passa uma ideia de uniformidade.

Para completar o visual

Para o look ficar perfeito, além de combinar as peças de estilos semelhantes, é fundamental saber escolher bem os tons das cores, que podem ser claros ou escuros, se apresentando desde mais vivos aos em tom pastel (mais apagados).

401396 3 Moda: Como combinar cores sem errarAcessórios e sapatos de cores neutras equilibram o look

Algumas dicas são evitar compor visuais totalmente de cores escuras, para ser usado de dia (podem deixar a aparência muito pesada) e tomar bastante cuidado com a mistura de duas cores muito vivas no mesmo look.

A ideia atual da moda é combinar as diferentes cores, estampas e texturas, e para quem tinha medo de acabar pagando mico, ficou mais fácil do que nunca ousar e deixar de lado o pretinho básico.