Menu

Criança

Atualizado em 30 de julho de 2012, às 8:36 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mochila escolar: peso correto

A mochila escolar pode estar acima de peso adequado para seu filho. Conheça o peso correto das mochilas e as consequências de carregar excesso de material.

Um assunto que sempre é polêmica é o peso das mochilas escolares das crianças. Agora, nas volta às aulas, esse tema voltou à tona. No intuito de orientar os pais, separamos algumas informações sobre o peso correto da mochila escolar.

494572 O peso excessivo das mochilas escolares pode trazer consequ%C3%AAncias a sa%C3%BAde das crian%C3%A7as. Mochila escolar: peso correto A dor nas costas é uma das manifestações atribuídas ao peso excessivo das mochilas.

Conheça quais são as lesões causadas pelas mochilas escolares

Conheça mais sobre as consequências do excesso de peso nas mochilas

Muitas escolas abusam dos materiais que os pequenos devem levar em suas mochilas. Associado a isso, muitas vezes os pais não conseguem reconhecer que isso é muito prejudicial à saúde dos pequenos. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS), há tempos vem orientando os tutores e/ou responsáveis sobre os problemas que o excesso de peso pode trazer à vida das crianças. Entre todas elas, podemos citar a dor nas costas, assim como a má postura. Vale ressaltar que não apenas o excesso de peso pode afetar as crianças, mas também a forma inadequada e o modelo das mochilas também podem ser responsáveis por essas graves consequências.

Aprenda qual o peso ideal que as mochilas escolares devem ter

É preciso ter cuidados especiais com o peso das mochilas escolares das crianças. Conheça abaixo qual o valor ideal que um aluno deve carregar em suas bolsas.

  • A mochila deve conter cerca de 10% do peso da criança – segundo especialistas, para que o peso das mochilas escolares não tragam prejuízo a saúde dos pequenos, o peso deve corresponder a apenas 10% do peso total da criança. Acima desse valor, ela se torna prejudicial.
494572 O peso excessivo das mochilas escolares pode trazer consequ%C3%AAncias a sa%C3%BAde das crian%C3%A7as. 1. Mochila escolar: peso correto O peso excessivo das mochilas escolares pode trazer consequências a saúde das crianças.

O modo de carregar a mochila pode colaborar com a má postura

Além do peso excessivo das mochilas, o modo em que a criança as carrega também pode contribuir com a manifestação de alguns problemas de saúde. Assim, é de extrema importância que os pais corrijam os filhos que carregam a mochila em apenas um ombro. Essa atitude pode contribuir com o aparecimento de escoliose, ou seja, “coluna torta”.

Conheça mais sobre as campanhas nacionais

O peso das mochilas escolares é um assunto polêmico. Para se ter uma ideia, nesse ano, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em associação com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, realizaram campanhas no intuito de conscientizar a população, em especial os pais quanto a esse grave problema. Além disso, eles trazem algumas opções como substituir as mochilas convencionais, pelas de rodinhas.

494572 Os pais precisam analisar o peso que os filhos carregam em suas mochilas escolares. Mochila escolar: peso correto Os pais precisam analisar o peso que os filhos carregam em suas mochilas escolares.

O peso excessivo das mochilas escolares se tornou polêmico. Assim, é de extrema importância que os pais fiquem atentos, de modo a evitar futuras consequências à saúde dos pequenos.

Conheça mais sobre a lei das mochilas escolares

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.