Menu

Saúde

Atualizado em 19 de julho de 2013, às 8:30 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mitos e verdades sobre verrugas

As verrugas são transmitidas pelo contato com o vírus HPV. Saiba mais sobre o assunto e confira alguns mitos e verdades sobre verrugas.

A verruga é um problema de pele comum e gera muitos incômodos. Apesar de surgir a vontade de retirar, isso não deve ser feito, pois aumentam as chances dela se espalhar pelo corpo. Esse problema é causado por um vírus que pode facilmente migrar para outra parte formando uma nova verruga. Saiba mais sobre o assunto e confira os mitos e verdades sobre verrugas.

643429 As verrugas são causadas pelo HPV. Foto divulgação Mitos e verdades sobre verrugas As verrugas são causadas pelo HPV. (Foto: divulgação)

Verrugas

O HPV é o vírus causador das verrugas, conhecido por ser sexualmente transmissível, mas isso não quer dizer que as verrugas sejam transmitidas pelo ato sexual. Qualquer contato com a pele pode ser o suficiente para transmitir o vírus.

É muito comum uma pessoa apresentar mais de uma verruga ao mesmo tempo, normalmente se localizando uma perto da outra. A melhor maneira de evitar que elas se espalhem é não cutucar a verruga, já que o sangramento faz com que o vírus se dissemine. Para eliminar o problema, o médico deve ser consultado, a fim de estabelecer um tratamento efetivo para eliminar de vez todas as verrugas que estejam incomodando.

Geralmente, o HPV é curado sem a necessidade de tratamento, sendo eliminado de forma natural do corpo. Os subtipos mais agressivos provocam lesões e podem levar ao câncer, principalmente na região do colo do útero e do pênis. Para evitar esse tipo de transmissão, a melhor prevenção é através do uso da camisinha. É preciso saber como acabar com as verrugas corretamente para que o vírus não seja transmitido.

643429 As verrugas podem aparecer em várias partes do corpo. Foto divulgação Mitos e verdades sobre verrugas As verrugas podem aparecer em várias partes do corpo. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre as verrugas

1. Nem tudo o que parece verruga realmente é.

Verdade. As pequenas bolinhas que se formam no pescoço e ficam penduradas são pólipos, sinais que normalmente são benignos. Já as chamadas “verrugas de bruxa” são conhecidas como nevos, que também são benignas.

2. As verrugas podem ser transmitidas por animais, como sapos.

Mito. As verrugas são causadas em humanos por vírus que afetam somente essa espécie, o chamado HPV. Por isso, não podem ser transmitidas por animais, muito menos pelos sapos que não possuem verrugas, mas sim glândulas.

3. As verrugas são todas iguais.

Mito. As verrugas são pequenas tumorações de pele, ásperas e amareladas. O tamanho de cada uma pode variar de 1 mm até mais de 1 cm, formando grandes massas. São mais comuns na infância e podem acometer qualquer região do corpo. Entretanto, aparecem com maior frequência no dorso das mãos e dos pés.

4. As verrugas costumam ser assintomáticas.

Verdade. Com exceção das verrugas plantares, que doem ao caminhar e podem sangrar, e as anogenitais, que provocam coceiras, essas tumorações costumam não apresentam sintomas.

643429 As verrugas desaparecem com o passar do tempo. Foto divulgação Mitos e verdades sobre verrugas As verrugas desaparecem com o passar do tempo. (Foto: divulgação)

As verrugas são problemas muito comuns de pele, causados pelo vírus HPV. Esse problema pode se espalhar com facilidade quando se tenta remover as tumorações em casa. O tratamento caseiro para verrugas deve ser feito cuidadosamente e sobre orientação médica.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.