Menu

Saúde

Atualizado em 10 de fevereiro de 2013, às 9:39 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mitos e verdades sobre sexo oral

Apesar de ser visto com mais naturalidade pela sociedade moderna, o sexo oral continua sendo tabu para muitas pessoas. Confira mitos e verdades sobre essa prática.

O tema “sexo” ainda é considerado tabu por muitas pessoas, seja devido a fatores religiosos, familiares ou culturais. Mesmo com todo avanço das pesquisas em saúde e a maior facilidade de acesso à informação, assuntos como o sexo oral continuam sendo cercados de preceitos equivocados que prejudicam a saúde física e sexual de vários casais. Esclareça algumas dúvidas conhecendo os mitos e verdades sobre o sexo oral.

Conheça mitos e verdades sobre o sexo anal.

 Mitos e verdades sobre sexo oralO sexo oral ainda é considerado tabu por muitas pessoas.

O tabu do sexo oral

Há não muito tempo o sexo oral era um dos assuntos considerados tabus do relacionamento matrimonial, pois em tempos passados nem todas as carícias eram permitidas com a esposa, e menos ainda com a namorada. Geralmente quem se submetia a tais práticas era considera imoral e perdia seu valor como esposa. Por isso essa modalidade de sexo era o grande desejo proibido de vários homens, que encontravam no sexo extraconjugal, geralmente com prostitutas, a única oportunidade de realiza-lo.

A mudança do comportamento sexual

Atualmente a história não é mais a mesma e essa prática tem se tornado comum na vida de muitos casais, sejam eles oficialmente casados ou não. Essa mudança de comportamento é totalmente compreensível, uma vez que a maior facilidade de acesso à informação e a evolução das pesquisas em saúde levantaram questões importantes, mostrando que muito do que se acreditava não passava de equívoco.

Outro fator importantíssimo foi a constatação de que a boca e o anus, assim como os órgãos genitais, são dotados de inúmeras terminações nervosas, podendo se unir em estímulos para proporcionar uma sensação mais intensa e muito especial de prazer.

Confira alguns mitos e verdades sobre a masturbação.

578340 Houve uma mudança de comportamento sexual na sociedade moderna. Mitos e verdades sobre sexo oralHouve uma mudança de comportamento sexual na sociedade moderna.

Mitos e verdades sobre o sexo oral

  • O sexo oral é anti-higiênico

Mito. Desde que a pessoa mantenha hábitos saudáveis, como lavar bem a região genital com água e sabão antes da relação, é possível eliminar todo esmegma e urina, tornando a prática super higiênica e livre de microrganismos causadores de doenças ou mau odor.

  • O sexo oral não engravida

Verdade. A prática exclusiva de sexo oral é incapaz de causar uma gravidez, desde que não haja manipulação dos órgãos sexuais de ambos os parceiros com troca de fluídos corporais entre eles. Os genitais não apresentam nenhum tipo de ligação direta com o aparelho gastrintestinal e por isso é impossível engravidar.

  • Sexo oral pode viciar

Mito. Nenhuma prática sexual é capaz de causar vícios, mas pode ocorrer do prazer obtido ser tão intenso que a pessoa passa a desejar repetir a dose. Isso não pode ser considerado vício, pois é uma atitude natural do ser humano.

  • A transmissão de HIV pelo sexo oral é menor

Verdade. A cavidade oral conta com proteção conta o vírus HIV, como enzimas presentes na saliva. Infelizmente é preciso lembrar que o mesmo não ocorre com outras doenças sexualmente transmissíveis, como a herpes, sífilis, HPV e gonorreia, transmitidas pelo simples contato da mucosa oral com o genital da pessoa doente, ou vice-versa.

Saiba mitos e verdades sobre o orgasmo.

578340 Apesar de ser menor a chance de transmição do HIV outras DSTs podem ser facilmente transmitidas. Mitos e verdades sobre sexo oralApesar de ser menor achane de transmissão do HIV, outras DSTs são facilmente transmitidas.

Apesar de ser visto com mais naturalidade pela sociedade moderna, o sexo oral continua sendo tabu para muitas pessoas. Esclarecer algumas dúvidas a respeito do assunto é a melhor maneira de desmistifica-lo e entende-lo melhor.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.