Mitos e verdades sobre leite materno

PUBLICIDADE

O leite materno é a principal fonte de nutrição para um recém-nascido. A amamentação materna é essencial até o sexto mês de vida, sem necessitar de complementação alimentar. Saiba mais sobre o assunto e confira alguns mitos e verdades sobre o leite materno.

Não existe leite fraco. (Foto: divulgação)

Aleitamento materno

Não basta ser somente mãe, é preciso amamentar. Atualmente sabemos que essa é uma das melhores atitudes para a saúde do bebê. O leite materno é produzido sobre medida para a criança. Ele contém todos os nutriente e anticorpos que previnem as otites, pneumonias, diarreias e outras infecções comuns.

Porém, é normal que surjam muitas dúvidas sobre o assunto, afinal existem muitos mitos rodando sobre o aleitamento materno e sobre os benefícios do mesmo. Veja alguns mitos e verdades sobre o leite materno.

PUBLICIDADE
O leite materno é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre o leite materno

1. Cerveja aumenta a produção de leite materno.

Mito. A descida do leite depende de três fatores, ou seja, que a mãe hidrate bem, que o corpo seja descansado e que o bebê sugue o peito. Até mesmo as mães adotivas, que não engravidam são capazes de amamentar nessas condições.

2. O leite materno pode ser congelado.

Verdade. O leite materno pode ser guardado em casa e também doado. Ao extraí-lo, é necessário seguir algumas orientações. A mãe deve prender os cabelos, lavar as mãos e enxugar toalhas.

PUBLICIDADE

3. Estresse faz o leite secar.

Mito. Secar não, mas pode atrapalhar a descida. Isso porque a vazão do líquido depende da liberação do hormônio da ocitocina. Em casos de estresse e cansaço, a produção dessa substância é bloqueada.

4. Alguns leites são mais fracos.

Mito. A qualidade é sempre a mesma e todas as mulheres são capazes de produzir leite suficiente e adequado para o seu filho. Mesmo mães desnutridas ou que necessitam de uma dieta.

5. Seios pequenos produzem menos leite.

PUBLICIDADE

Mito.O que proporciona forma ao seio é a quantidade de tecido adiposo, a gordura. Isso não tem a ver com a glândula mamário, que produz o leite materno.

Muitos mitos e verdades são criados sobre o aleitamento materno. (Foto: divulgação)

O leite materno é essencial para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Muitos mitos e verdades sobre os benefícios do leite materno são criados, porém ele é melhor alimento para o bebê até o sexto mês de vida. O estresse prejudica a produção de leite, já que interfere na liberação de hormônios.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.