Mitos e verdades sobre laqueadura

PUBLICIDADE

A laqueadura é um método muito usado por mulheres que já possuem filhos e desejam não ter mais. O fato é que essa técnica gera muitas dúvidas que deixam as mulheres confusas sobre seus benefícios. Pensando em esclarecer essas questões, selecionamos alguns mitos e verdades sobre a laqueadura. Confira.

A laqueadura deve ser feita quando a familia tiver certeza de que não quer mais ter filhos. (Foto: divulgação)

O que é laqueadura

A laqueadura é um método contraceptivo feito em mulheres que não desejam mais ter filhos. Trata-se de um procedimento cirúrgico onde é feita a ligadura das trompas, pelas quais passam os óvulos que saem do ovário e vão para o útero. A técnica consiste no corte das trompas e amarração de suas extremidades ou bloqueio através da cauterização, clips ou anéis.

A laqueadura consiste no desligamento das trompas. (Foto: divulgação)

Veja também laqueadura, como reverter 

PUBLICIDADE

Mitos e verdades sobre a laqueadura

1. Após a laqueadura a mulher não menstrua mais.

Mito. Na mulher com as trompas ligadas, a ovulação e menstruação acontecem normalmente. Porém, com a mudança de caminho não existe mais a possibilidade de fecundação, pois os óvulos não chegam mais no útero. Entretanto, a menstruação continua ocorrendo normalmente.

2. Com a laqueadura não é necessário mais usar pílula anticoncepcional.

Verdade. Após esse procedimento, não é necessário mais tomar pílula, pois o risco de gravidez diminui para 1%. Porém, o uso de preservativos para evitar doenças sexualmente transmissíveis é sempre indicado.

3. É possível reverter a laqueadura.

Verdade. Dependendo da técnica que foi utilizada e dos danos causados nas trompas é possível, porém os resultados nem sempre são eficazes. Por isso a mulher deve procurar todas as opções de métodos contraceptivos como pílula, injeção, DIU ou outras opções indicadas pelo médico antes de pensar em realizar a cirurgia.

PUBLICIDADE

4. A laqueadura não é um procedimento seguro.

Mito. A laqueadura é um procedimento muito seguro e pode ser feito de várias formas, sendo necessária internação e uso de anestesia geral ou local. Atualmente, existem em torno de dez técnicas para laqueadura.

5. As mulheres de qualquer idade podem fazer a laqueadura.

Mito. No Brasil, existe a lei 9.263 que regulamenta a cirurgia de laqueadura. Segundo ela, as mulheres só devem ser submetidas à laqueadura se tiverem mais de 25 anos ou dois filhos. Além disso, é necessário fazer um acompanhamento com assistente social para que a decisão seja tomada com segurança.

É necessário consultar o médico para avaliar e explicar melhor sobre a laqueadura. (Foto: divulgação)

Veja também cirurgia de vasectomia, preço 

A laqueadura é um procedimento muito eficaz para mulheres que já tiveram filhos e não desejam mais ter. Porém, essa decisão deve ser tomada com muita certeza para que a mulher não se arrependa depois. Procure consultar o médico para maiores orientações sobre o procedimento.

Leia também:

2 Comentários

  • ola gostaria de saber se apos a laqeadura a mulher perde o deejo sexual e engorda?

  • Gostaria de saber quanto fica uma vasectomia muito obrigado…..

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.