Mitos e verdades sobre flatulência

PUBLICIDADE

Os chamados flatos ou flatulência são gases produzidos pelo ar no intestino que são expelidos pelo ânus. Eles são formados a medida que os alimentos são digeridos e geralmente são fétidos. Saiba mais sobre o assunto e confira alguns mitos e verdades sobre flatulência.

As flatulências são fétidas. (Foto: divulgação)

O que é flatulência

O ar inalado ou gases gerados pelo sistema digestivo podem ser eliminados através da boca pelo arroto ou pelo ânus pela flatulência. A maioria desses gases é produzida no intestino através dos carboidratos que não são quebrados aos passar pelo estômago. Já que o intestino não é capaz de digerir esses carboidratos, as bactérias presentes no intestino fermentam o mesmo, produzindo gases e eliminando-os.

Nos casos de fatores genéticos ou adoção de hábitos alimentares saudáveis, ricos em fibras e carboidratos a produção de flatulência pode ser maior. Entretanto, a maioria das pessoas produzem quantidades normais. Segundo pesquisas, um adulto pode eliminar gases cerca de vinte vezes ao dia.

PUBLICIDADE
As flatulências são condições normais do nosso corpo. (Foto divulgação)

Veja também alimentos que causam gases 

Mitos e verdades sobre flatulência

1.  Algumas pessoas nunca soltam flatos.

Mito. Todas as pessoas produzem gases e soltam flatulências. Algumas pessoas podem soltar flatos até algumas horas depois de mortas.

2. Os homens soltam mais flatulências que as mulheres.

Mito. As mulheres soltam flatos tanto quantos os homens. Porém, as mulheres sentem mais vergonha disso e geralmente reprimem a vontade ou soltam escondido.

3. O feijão estimula a produção de flatulências.

PUBLICIDADE

Verdade. O feijão contém açucares que o nosso corpo não consegue digerir. Quando entram em contato com o intestino, as bactérias fermentam gerando muitos gases. Além do feijão, o milho, pimenta, repolho e leite produzem grandes quantidades de flatos.

4. A flatulência é um arroto que saiu pelo lugar errado.

Mito. O arroto é produzido no estômago e possui composição química diferente do que a flatulência. Os flatos possuem menor quantidade de ar atmosférico e mais gases gerados pelas bactérias.

5. Não faz mal segurar os flatos.

Verdade. Segundo especialistas, a flatulência que não é liberada também não é absorvida. Ele somente volta para o intestino e sai novamente. A única coisa que pode acontecer é gerar certo desconforto pela prisão dos gases.

Alguns alimentos favorecem para a formação de flatos. (Foto: divulgação)

Veja também flatulência e eructação, o que são 

A flatulência é uma condição normal de todos os seres humanos, portanto todas as pessoas soltam flatos. Alguns alimentos produzem mais gases e assim os indivíduos liberam mais flatulências. Aposte no consumo de alimentos mais leves, pois geram menor quantidade de gases.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.