Menu

Beleza

Atualizado em 26 de fevereiro de 2013, às 8:29
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mitos e verdades sobre celulite

A celulite é um problema que incomoda grande parte das mulheres. Conheça alguns mitos e verdades sobre a celulite.

Um dos maiores vilões das mulheres é de longe a celulite. Toda mulher deseja ter uma pele lisinha, livre dos indesejados “furinhos”. No entanto, segundo especialistas, toda a mulher tem ou terá celulite em algum momento da vida. Porém, para ajudar a entender como esse indesejado problema aparece e como ajudar a eliminá-lo, conheça abaixo alguns mitos e verdades sobre a celulite.

Saiba como o ácido hialurônico combate a celulite.

585717 A celulite é um problema que incomoda as mulheres de maneira geral. Foto divulgação Mitos e verdades sobre celuliteA celulite é um problema que incomoda as mulheres de maneira geral. (Foto: divulgação)

Os mitos e as verdades sobre a celulite

  • O refrigerante ou a água com gás colabora com o aparecimento da celulite – Mito

Na verdade, a ingestão de alimentos calóricos, incluindo os refrigerantes e os doces, favorecem o ganho de peso e, assim o acúmulo de gorduras. Como consequência desse excesso de gorduras, a mulher passam a se tornar mais propensa ao aparecimento de celulite.

  •  O uso frequente de roupas apertadas causa celulite – Mito

Algumas roupas são muito justas e podem prejudicar o retorno venoso. Caso esse problema persista, a mulher pode apresentar inchaço nas pernas. No entanto, esse fato não interfere, nem desencadeia a celulite.

  •  A ingestão de bebidas alcoólica agrava a celulite – Verdade

Na maioria das vezes, as bebidas alcoólicas possuem altos níveis de calorias, assim favorecem o ganho de peso e o acúmulo de gorduras. Como resultado, a mulher se torna mais propensa ao desenvolvimento ou agravamento da celulite.

  •  O hábito de fumar desencadeia ou agrava a celulite – Mito

O cigarro provoca alterações na microcirculação, assim como na oxigenação dos tecidos. Como consequência, a pessoa pode apresentar diversos problemas de saúde, em especial, os pulmonares. No entanto, o cigarro em nada interfere no agravamento ou desencadeamento da celulite.

585717 As roupas apretadas não colaboram com o aparecimento da celulite. Foto divulgação Mitos e verdades sobre celuliteAs roupas apertadas não colaboram com o aparecimento da celulite. (Foto: divulgação)
  •  A gravidade da celulite piora com o avançar da idade – Verdade

Em geral, a celulite tem início na puberdade e sua gravidade piora com o avançar da idade. Isso se deve a associação de fatores como o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal, o ganho de peso, entre outros. No entanto, sua piora se torna mais intensa, por volta dos 30 ou 40 anos, quando a flacidez da pele é mais intensificada.

  •  O consumo de gelatina reduz a celulite – Mito

Até o momento, não existe nenhum trabalho que demonstre que o consumo diário de gelatina colabora com a redução da celulite. No entanto, as versões light e diet reduzem sua incidência, por impedir o ganho de peso e, posterior, acúmulo de gorduras.

  •  Uma alimentação balanceada ajuda a reduzir a celulite – Verdade

Como foi mencionado anteriormente, o excesso de ingestão de gorduras e carboidratos na dieta, ocasiona um aumento de peso, acúmulo de gorduras localizadas e, consequentemente, agrava o quadro da celulite. Dessa forma, uma dieta balanceada, com pouca ingestão calórica, ajuda a melhorar a celulite.

585717 O uso de anticoncepcional pode favorecer o desenvolviemnto da celulite. Foto divulgação Mitos e verdades sobre celuliteO uso de anticoncepcional pode favorecer o desenvolvimento da celulite. (Foto: divulgação)

A celulite é um problema que afeta a grande parte das mulheres. Após conhecer alguns mitos e verdades sobre ela, basta adotar um estilo de vida saudável e se ver livre do problema.

Conheça as frutas que ajudam a evitar a celulite.