Serviços

Ministério do Trabalho SP: Telefone, Endereços

Por Isah

Ministério do Trabalho SP: Telefone, Endereços – O Ministério do Trabalho SP, também conhecido como Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/SP) tem como objetivo atuar em defesa dos direitos trabalhistas, colocando em prática as leis para beneficiar os trabalhadores brasileiros. Para que aconteça a prestação de serviço, estão espalhados pelo território paulista os postos de atendimento.

Ministério do Trabalho
O Ministério do Trabalho pode te ajudar a ter sucesso com o seu processo trabalhista (Foto: Divulgação)

Ministério do Trabalho SP: Telefone, Endereços

A DRT-SP (Delegacia Regional do Trabalho no Estado de São Paulo) é responsável por atender as reclamações e solicitações dos trabalhadores paulistas, atendendo cada caso isoladamente para conseguir encontrar soluções plausíveis. É através das agências regionais que se torna possível solicitar seguro desemprego, emitir a primeira via da carteira de trabalho, termo de rescisão, entre outros serviços.

O Ministério do Trabalho mantém suas agências regionais distribuídas no estado, dando cobertura para a capital, interior e região metropolitana. Caso você queira entrar em contato para esclarecer dúvidas sobre os serviços e também fazer uma pesquisa de agências do trabalho mais próximas de você, ligue para o telefone 0800-28-50-101 (Alô Trabalho).

Direitos trabalhistas
Fique de olho em seus direitos trabalhistas (Foto: Divulgação)

Confira abaixo a lista de agências do Ministério do Trabalho, informações como endereço e serviços:

Posto de Atendimento ao Trabalhador da DRT-SP – Voltado para Seguro Desemprego e Abono Salarial

Endereço: Rua Martins Fontes, 109, térreo, Centro.
Telefone: (11) 3150-8172
Atendimento: De segunda à sexta, das 8h00 às 16h00.
Documentos: Guias Seguro Desemprego/Comunicado de Dispensa (SD/CD), fornecidos pela empresa, sendo que a via de cor verde é referente ao seguro e a marrom à dispensa; Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) homologado (exemplo: se o trabalhador fez a homologação no Posto de Atendimento do Trabalhador da DRT-SP, receberá duas vias: uma ficará com ele e a outra com a empresa); todas as CTPS que tiver (antigas e novas); comprovante de saque ou extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);  RG; CPF; Cartão Cidadão ou Cartão PIS/PASEP.
Responsável pelo setor: Leila Nahas

Posto de Atendimento ao Trabalhador da SRTE-SP – Emissão da Carteira de Trabalho e Previdêncioa Social

Endereço: Rua Martins Fontes, 109, térreo, Centro.
Telefone: (11) 3258-8411
Atendimento: de segunda à sexta, das 8h00 às 16h00.
Documentos: RG, que pode ser substituído pela Carteira de Reservista, certidões de Nascimento ou Casamento e uma foto 3×4. O documento apresentado deve, necessariamente, ser original.
Responsáveis pelo setor: Maria Cristina, Leila e Vera.

Caso você precise emitir a 2ª via dos documentos, basta você ir ao local onde você emitiu pela primera vez seus documentos, acompanhado dos documentos apresentados na primeira vez. Caso você tenha sido vítima de furto, você não precisa apresentar Boletim de Ocorrência.

Certidão de Infrações Trabalhistas

Emissão: Seção de Multas e Recursos (SEMUR)
Telefones: (11) 3150-8124 / 8125 / 8126
Horário de atendimento: 9:00 horas às 16:00 horas.

Documentos necessários para a solicitação da certidão:

  • Requerimento em 2 (duas) vias com os dados da Empresa (CNPJ, endereço, etc.);
  • A finalidade e a razão da certidão;
  • Cópia do Contrato Social e da última alteração;
  • Dar entrada no protocolo (térreo);
  • Retirar a certidão no 4 andar (SEMUR), sendo que, a pessoa autorizada deverá portar a procuração da Empresa solicitante;
  • Prazo para a entrega de até 15 dias, sem a cobrança de taxas.

Ministério do Trabalho SP Telefone, Endereços 123
Ministério do Trabalho SP Telefone, Endereços (Foto: Divulgação)

Setor de Homologação

Horário de Atendimento: 8 às 16h.

Principal Atividade: Homologação de rescisões contratuais – com agendamento prévio

Instruções para Homologação

Marcação / Capital:

Verificar pelo CEP da empresa o local:

  • Centro – CEP 01… – Rua Martins Fontes, 119 – Telefone: 3258-8411/ 3150-8200
  • Zona Norte – CEP 02… – Av. General. Ataliba Leonel, 2764 – Santana-SP – Telefone: 6973-8927
  • Zona Leste – CEP 03…e de 08 a 08400 – Rua Padre Estevão Pernet, 615/619 – Telefone: 2294.5839
  • Zona Sul – CEP 04144-000 – Rua  Carneiro da Cunha, 354 – Saúde – Telefone: 5589-1295 ou 5589-1296
  • Zona Oeste – CEP 05… – Rua Afonso Sardinha, 201 – Lapa – Telefone: 3832-4922
  • Osasco – CEP 06… RUA Narciso Sturlini, 124- Fone 3681-1247/ 3683-7555
  • Guarulhos – CEP 07 …e de 08500 a 08700 – Av. Maués, 23/31 –Bom Clima – Fone 2441-1268/ 2468-3346
  • Santo André – CEP 08 … Av. Dom Pedro II, 1403 –Campestre – Fone: 4438-5177 / 4438-5165
  • São Bernardo do Campo – CEP 09… Rua Nilton Monteiro de Andrade, 83 – Vila Duzzi – Fone 4123-2040
Exija os seus direitos trabalhistas (Foto: Divulgação)
Exija os seus direitos trabalhistas (Foto: Divulgação)

Como entrar com um processo trabalhista passo a passo

É sempre muito difícil tomar a decisão de processar uma empresa e muita gente tem dúvidas sobre como fazer isso, quando se tem direito de levar uma entidade à justiça e o risco que se corre fazendo isso no tribunal trabalhista.

Algumas situações específicas e até comuns levam os funcionários a entrar na justiça contra a empresa e acredite, as demandas mais comuns são por danos morais, honorários, horas extras e o não recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Toda a forma de trabalho é regulamentada, e todo profissional se encaixa num sindicato de acordo com sua função. Cada entidade dessa possui o que se chama de convenção coletiva e tudo o que estiver dentro daquele documento deve ser seguido, pois o mesmo é elaborado de acordo com as leis trabalhistas.

De acordo com os advogados da área trabalhista, a CLT desatualizada dá muitas brechas para que empresários burlem a legislação e se apoiem na falta de clareza de alguns pontos dentro do documento.

O primeiro passo, independentemente do caso, é você procurar um advogado de confiança. O ideal é sempre pegar um profissional indicado por amigos ou familiares, afinal conhecendo o trabalho da pessoa fica bem mais fácil de saber se podemos ou não confiar.

Segundo passo é agendar com o advogado para que vocês possam conversar sobre o possível processo. É importante confiar no advogado e conter todos os detalhes possíveis, isso faz toda diferença e pode te dar causa ganha ou perdida. Numa primeira conversa ele já consegue avaliar seu caso, mas as vezes pedirá alguns dias para analisar melhor.

Neste meio tempo, não estranhe se ele pedir documentos para analisar o caso, isso ajuda e muito ele criar um estratégia de defesa e organizar as provas, sendo elas fundamentais na hora de processar.

Sem advogado também é possível entrar com uma ação na justiça. Procure a Vara de Trabalho mais perto da sua casa e vá lá munidos dos seguintes documentos:

Carteiro de Trabalho

Número do Pis

RG

Aviso prévio, carta dispensa ou pedido de demissão

Comprovante de endereço

Recibos de pagamento de salário

Folha de rescisão de contrato

Folha de Fundo de Garantia

Dissídio coletivo da categoria de trabalho

Nome e CNPJ da empresa e outros documentos.

Para encontrar a Vara de Trabalho mais próxima da sua casa, você pode acessar o tst.jus.br/justica-do-trabalho e lá fazer a busca. Leve esses documentos citados acima e confira quais os outros necessários.

Neste caso, você pode nomear um advogado a qualquer momento. Vale lembrar que nesta primeira instância você não precisa do especialista, porém se a causa for maior, é preciso um advogado para instâncias superiores.

Alguns especialistas alertas que o trabalhador não conhece afundo seus direitos e nem o procedimento para dar entrada no processo, tendo inclusive encargos sobre algumas situações e tarefas. Portanto, um advogado é sempre indicado para te ajudar em pontos importantes e criar uma defesa consistente, que vá além das provas.

Ao ser contratado, procure sempre tirar suas dúvidas sobre o contrato de trabalho, o que está estabelecido e procure na convenção coletiva da categoria o que realmente vale, quais são seus direitos e saiba se o empresário está ou não abusando.

Combinado não sai cara para ninguém. Do contrário, os abusos precisam ser levados ao tribunal para que possamos eliminar injustiças por falta de honestidade e caráter. Fique atento aos seus direitos e busque sempre por conhecimentos e respostas, sendo o advogado um grande profissional capaz de te orientar em vários setores da sua vida e não só trabalhista.

Recomendado para você

Serviços

Catálogo Hermes Online

Serviços

Como Resgatar o Saldo do FGTS – Passo a Passo

Serviços

Consultar Cadin – www.fazenda.sp.gov.br/cadin_estadual

Serviços

Detran BA – Multas, IPVA, RENAVAM

Comentários

174 respostas para “Ministério do Trabalho SP: Telefone, Endereços”

  1. Karla disse:

    Bom Dia Francisco tudo bom, neste artigo você vai encontrar alguns contatos do Ministério do Trabalho, entrando em contato e explicando seu caso eles podem dar uma solução imediata para seu problema.

    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  2. Karla disse:

    Bom Dia Thaciane tudo bom, neste artigo você vai encontrar alguns contatos do Ministério do Trabalho, entrando em contato para obter mas informações necessarias que possam te ajudar.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  3. Karla disse:

    Bom Dia Luana tudo bom, neste artigo você vai encontrar alguns contatos do Ministério do Trabalho, entrando em contato e explicando seu caso eles podem dar uma solução imediata para seu problema.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  4. Karla disse:

    Bom Dia Maria tudo bom, neste artigo você vai encontrar alguns contatos do Ministério do Trabalho, entrando em contato e explicando seu caso eles podem dar uma solução imediata para seu problema.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  5. luana cristina disse:

    boa tarde fui dar entrada no meu seguro desemprego ele foi bloqueado tenho q agendar uma data para ir ao ministerio do trabalho mais não tem vaga disponivel preciso de ajuda pois não posso aguarda ate fevereiro do ano q vem
    preciso de um retorno

  6. maria cristina leite pierro disse:

    Boa tarde, como extraviei minha carteira de trabalho, preciso confirmar para fins de aposentadoria o meu período trabalhado no Banco Nacional S/A, em liquidação.
    CPF 782427701 15

  7. rubens pinheiro de moraes disse:

    bom dia ministério do trabalho gostaria de saber com obter as copias das rais desde1972 a 2016.
    atenciosamenteb

  8. Thaciane disse:

    ola voces podem tirar a minha duvida,liguei na caixa economica me disseram q nao tenho direito ao pis devido a empresa que trabalho nao mandou a numeraçao do raz para o ministerio do trabalho.Quero saber qual as documentaçao nescessaria pra levar ate o ministerio ou o que devo fazer com isso…grata.Thaciane

  9. francisco disse:

    oi, sou de sbc e nao estou conseguindo agendar meu seguro desemprego aqui. como faco pra agendar em sp? pois pelos tel informados não estou conseguindo atendimento.

  10. REGINA COMITE disse:

    BOM DIA
    NENHUM DESTES FONES ATENDEM
    E O 0800 É INATIVO

  11. sandralima disse:

    estava trabalhando em consultorio odontologico onde meu patrao nao me pediu o exame admissional onde ele percebeu que eu tinha um problema visual devido a isso procurei um oftalmo onde descobri que tinha um grau de deficiencia so que foi quando ele ja tinha me mandado embora no mes do aviso e agora nao sei o que faze se tenho alguma estabilidade ou nao

  12. OLAVINA PEREIRA DOS SANTOS disse:

    Boa tarde,não estou conseguindo fazer agendamento sobre seguro desemprego no site,os tfns do site e o 158 nao atendem.

  13. osnir silva dos santos disse:

    bõa tarde na sexta feira passada precisei falta para resolver assuntos particular e na segunda tive que ir ao medico por causa de uma alergia e quando voltei hoje simplísmentes falou que não precisava mim trocar o que devo fazer ja venho pedindo para mim manda embora há tempo mas ele fala que tenho que pedir a conta sendo que não tem a minima condição de trabalho o que devo fazer.

  14. Luana Morais, São Paulo disse:

    Por gentiliza

    Tenho duvidas referente o que tem direito o empregado quando pede demissão com mais de um ano e não teve direito a férias? Quanto tempo a empresa tem para fazer a homologação e acertar tudo?

  15. Rosangela dos Santos disse:

    fui ao banco em dezembro 2014 e fui informada pelo bancário que tinha direito ao pis, porem não havia nada,o que devo faze?
    .

  16. zenaide disse:

    ñ estou conseguindo agendar consulta pra regularizar meu seguro desemprego oq poderei fazer

  17. valdomiro antonio leite disse:

    por gentileza trabalhei em uma empresa ela fali-o eu preciso do ppp dela para revisão da aposentadoria gostaria de saber onde posso conseguir no ministério do trabalho ou na junta comercial obrigado

  18. CELIA disse:

    MEU SEGURO DESENPREGO ESTA BLOQUEADO NÃO CONSIGO AGENDA NADA PELO SAITE SAA POR FAVOR

  19. cleusa ferreira Ribeiro disse:

    gostaria de saber se pega a carteita de trabalho na hora e a 2 via ,porque estou precisando ainda hoje?

  20. nelson alves da silva disse:

    sai da empresa q trabalhava mais ñ recebi as parcelas q seriam de 1200..so recebi 680 ai eu recori ja fais um ano e tres meses até agora ñ sei no q deu ma ajude

  21. Karla disse:

    Boa Noite Analia tudo bom, você pode conversar com ele , em assinar sua carteira , 2 meses foi suficiente para estagio de trabalho, tente entrar em acordo com seu empregador , caso isso não aconteça
    você pode ter informações de como agir , você pode entrar em contato para esclarecer dúvidas sobre os serviços, ligue para o telefone 0800-28-50-101
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  22. analia disse:

    trabalho numa casa de salgados a 2 meses e ate agora eles nao falam em registrar o que eu faço?

  23. Jose Carlos de Araujo disse:

    Sr.ou Sra. Responsável pela ouvidoria

    Estou com uma dúvida, e gostaria muito que o MTE ( ministério do trabalho e emprego ) me esclareça por favor .
    Eu trabalhei em empresa anteriores cumprindo uma carga horária semanal pagando o dia do sábado , e no mês que havia feriado no sábado a empresa , naquela semana anterior ao sábado ( feriado ) de segunda a sexta a empresa liberava uma hora mais cedo decorrente do sábado pra não pagar como hora extra . as vezes pagava-se em folga e outras vezes em dinheiro .

    Porém minha pergunta é a seguinte :
    Trabalho hoje em uma empresa cumprindo a carga horaria pagando-se o dia do sábado
    de segunda á sexta feira das 08:00hs as 18:00 com 01 hora para almoço e 15 min para café manha e 15min cafe a tarde
    ( horario este estabelecido pelo sindicato da categoria ).
    Durante o ano que passou 2013 houve 05 feriados que cairão justo no sábado , e desde o primeiro reclamamos com o patrão referente a este direito , porem ele disse que nós ( funcionários ) não temos direto segundo ele a contabilidade que presta serviço pra ele o informou que funcionário não tem este direito , e a contabilidade dele disse mais ainda que ficaria elas por elas porque quando tem feriado na semana decretado pelo governo ele patrão perde então se sabado ja pago em horas sendo feriado ele não paga ficando elas por elas !!!!!

    Esta certo isso ?

    por favor peço encarecidamente que me esclareçam essa duvida

    Obrigado

    José Carlos De Araujo

  24. pedro fortes disse:

    Qual o telefone para o disk denuncia sobre trabalho ilegal, analogo ao escravo, junto à superitendencia do trabalho em são paulo, por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *